Alunos da UNIFACS vencem o Desafio Sertão Inovador e vão participar do maior evento de Inovação do país

2 / Junho / 2022

Estudantes ficaram em primeiro lugar no desafio

Participando do projeto Desafio Sertão Inovador, um concurso de propostas de negócios inovadoras voltado para estudantes de instituições de ensino superior de Feira de Santana e região, um grupo de alunos da UNIFACS conquistou o primeiro lugar com a Feira de Pequeno Agricultor de Mandioca (FPAM), um projeto que possibilita o crescimento e visibilidade ao mandiocultor de maneira digital e presencial.

Formado por alunos dos cursos de Contabilidade e Administração da UNIFACS, a equipe garantiu uma viagem para a Missão Startup Summit, maior evento de inovação do país, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto em Florianópolis, Santa Catarina. Após o evento, os alunos participarão de uma missão técnica em Salvador, onde farão um tour pelos espaços tecnológicos da cidade em setembro.

“A UNIFACS faz parte de uma rede chamada Educação Empreendedora junto com outras instituições de ensino superior. E juntas, idealizaram esse Desafio, tendo o Sebrae e IEL também como coidealizadores desse projeto. O nosso papel como instituição de ensino é fomentar o empreendedorismo e a inovação nos estudantes. Agora que os alunos ganharam, eles continuarão com mentoria do Sebrae na possibilidade de participação em editais”, ressaltou a professora Leidiene Queiroz, coordenadora do projeto de extensão comunitária Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI).

O objetivo do projeto é incentivar os alunos a participarem de ações empreendedoras que, de acordo com o gerente dos Campi da UNIFACS em Feira de Santana, Elder Maranhão, é o caminho para o sucesso na formação acadêmica.

“O intuito é fomentar nos jovens o empreendedorismo e a inovação. Fazer com que haja mais engajamento dos nossos alunos nas ações promovidas pela sociedade, transformando assim suas vidas. A UNIFACS sempre tem buscado apoiar as ações voltadas ao empreendedorismo e inovação promovida pelos parceiros e por seus professores por entender que este é o caminho de sucesso na formação dos nossos estudantes”, afirmou Elder.

Segundo a aluna do 6º semestre do curso de Administração da UNIFACS, Beatriz Barreto, membro da equipe vencedora, ganhar o concurso fez com que toda equipe se tornasse mais confiante para encarar novos desafios.

“A vitória no desafio nos mostrou que somos capazes, que através de um trabalho em equipe e pessoas engajadas, tudo é possível. Nos deu confiança para enfrentarmos outros desafios, e também nos ensinou muito mais sobre o empreendedorismo. Em termos de projeto, o nosso próximo passo será o desenvolvimento da ideia através de mentorias”, destacou Beatriz. A Rede de Educação Empreendedora é um coletivo de instituições de ensino superior, localizadas nos municípios de abrangência da Unidade Regional do Sebrae em Feira de Santana e tem como objetivo trabalhar de forma colegiada, com vistas à implementação de ações em Educação Empreendedora tanto intramuros, quanto extramuros das instituições.