Nota de Pesar

Nota de Pesar

É com profundo pesar que a UNIFACS lamenta a morte do Prof. Antônio Saja, na noite da última segunda-feira (11). Formado em filosofia, Saja, que também era mestre em Artes Visuais e doutor em Letras e Linguística, lecionou no curso de Comunicaçõ tanto na graduação quanto na pós-graduação da Universidade, onde também foi membro do Conselho da Editora UNIFACS, no final da década de 1990.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU – e do Comitê do Stricto Sensu, Profa. Carolina Spinola a morte do professor foi uma grande perda. “Saja era uma pessoa iluminada, que veio nesta vida sob a forma de Professor. Desconheço quem tenha convivido com ele e não tenha sido impactado pela sua terna sabedoria. Figura de uma força moral inabalável. O tipo de pessoa que precisamos nos dias de hoje. Uma grande perda para a Bahia. Fica a alegria e a honra de ter partilhado de sua existência”, lamentou a professora que também foi colega de Saja no curso de Turismo.

O Chanceler da UNIFACS, Prof. Manoel Barros, lembra o que era a sala de aula para prof. Antônio Saja. “Com a morte do prof. Saja desaparece um grande professor. Sua figura magra não mostrava o quanto seu espírito era forte. Este espírito foi que o tornou um grande professor, desses que reconhecia que a sala de aula era, antes de tudo, um lugar de aprendizado, tanto do aluno como do professor. A aula, para ele, era parte de um projeto conjunto entre professor e aluno, cabendo ao primeiro orientar o aluno na busca do conhecimento. Saja era dos verdadeiros professores, aqueles que buscam que os seus alunos venham a se tornar melhor do que eles”.

O sepultamento do Prof. Saja será nesta terça-feira, às 16h, no cemitério do Campo Santo, localizado no bairro da Federação. A UNIFACS se solidariza com familiares e amigos por esta perda.


maira.cortes