Agência de notícias Avera e Escola de Dados promovem curso sobre jornalismo de dados na UNIFACS

Agência de notícias Avera e Escola de Dados promovem curso sobre jornalismo de dados na UNIFACS

Com a crescente demanda por informação, precisão e transparência, saber lidar com dados digitais se tornou essencial para quem deseja incidir de forma qualificada no debate público. Mas por onde começar?

No curso, serão apresentadas as principais técnicas e ferramentas empregadas no fluxo do trabalho com dados. Os participantes vão aprender, partindo de exemplos reais e com uma dinâmica “mão na massa”, a usar diferentes métodos e ferramentas web para trabalhar com bases de dados e extrair delas análises relevantes e boas histórias. As aulas incluem muitos exercícios monitorados, de modo que, ao final delas, os alunos estarão totalmente preparados para planejar e executar seus próprios projetos baseados em dados.

As aulas serão realizadas nos dias 20 a 22 de setembro, no Campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (UNIFACS), e será ministrado pelo jornalista Juan Torres, gerente da Escola de Dados.

As atividades são voltadas para jornalistas, cientistas sociais, estudantes e pesquisadores dessas áreas, membros de organizações da sociedade civil e demais interessados na construção de narrativas baseadas em dados.

Para participar das aulas, o investimento é de R$ 450. Alunos da Unifacs e grupos de cinco pessoas ou mais têm desconto de 10%, que pode ser solicitado via e-mail de contato (contato@escoladedados.org). As vagas são limitadas.

A Escola de Dados disponibilizará certificado de conclusão para quem cumprir a carga horária de 20h do curso, que conta com apoio da Avera Agência de Notícias, projeto de extensão do curso de Jornalismo da UNIFACS.

Juan Torres é editor de Inovação no jornal Correio (BA), gerente da Escola de Dados e diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). Especializado em jornalismo de dados, já atuou em diversas redações, no Brasil, Espanha e Estados Unidos, e teve trabalhos reconhecidos em prêmios como Data Journalism Awards, Esso, Petrobras, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, newsawards, INMA Global Media, Latam Digital Media e Kurt Schork.

Confira a agenda do curso:

Quinta, 20/9 – 18h às 22h
Sexta, 21/9 – 14h às 22h
Sábado, 22/9 – 9h às 17h

Confira detalhadamente o conteúdo de cada um dos cinco módulos do curso:
https://escoladedados.org/cursos/#essenciais-01

Clique aqui para comprar o curso, via PagSeguro, e garantir sua vaga:
https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/sender-identification.jhtml?t=2ad48b46dc60f877935eb143533c38278f850673f535e9ea&e=true


ane.milena