Entrega do Prêmio Alan Mulally Liderança em Engenharia, da Ford

Uma das 10 universidades selecionadas em todo o mundo para participar do Prêmio Alan Mulally Leadership in Engineering promovido pela Ford, a UNIFACS sediou, no dia 16 de maio, a cerimônia de entrega da premiação. O aluno Wesley Victor Melo Bomfim foi o vencedor. Ele receberá uma bolsa no valor de US$ 10 mil para custear seus estudos. Durante o evento, que aconteceu no Campus Rio Vermelho, os dez alunos finalistas, estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção, Mecatrônica e de Computação, receberam certificado de participação. “Eu esperava ganhar esse prêmio, sou muito otimista. Eu sou de uma família muito humilde, minha renda familiar nunca foi alta. Somos só eu e minha mãe e ela não tem condições de bancar meus estudos, então sempre tive que correr atrás da minha educação”, disse ele.

Wesley Victor Melo Bomfim foi o vencedor.

Os estudantes que concorreram ao prêmio cumpriram critérios de avaliação como ter média global 7,5 ou maior, inglês fluente e realizar trabalhos voluntários, ações de liderança acadêmica ou comunitária. “É uma oportunidade para os estudantes se envolverem com a indústria automotiva e terem a oportunidade de praticarem a liderança como diferencial na formação em engenharia. Os critérios de avaliação são elevados e o aluno busca aprimorar sua formação, o idioma e se envolver em projetos de extensão comunitária. Isso traz benefícios acadêmicos, para a própria comunidade, e também para a indústria, que terá contato com estudantes mais preparados para enfrentar os desafios técnicos, de gestão e do dia a dia profissional”, explica o professor Rafael Araújo, Diretor da Escola de Arquitetura, Engenharia e TI da UNIFACS. O Brasil é o único país, fora dos Estados Unidos, a participar das edições de 2015, 2016 e 2017. A UNIFACS é finalista pela segunda vez.

Equipe Ford e estudantes que concorreram ao Prêmio.

Através desse programa de bolsas, a Ford apoia jovens de destacado desempenho acadêmico e que têm perfil de liderança, em que o selecionado além de poder contar com a bolsa para custear seus estudos, terá mais um diferencial no seu currículo. O programa é mundial e tem como meta a doação de US$ 1 milhão em bolsas de estudo, durante dez anos, abrangendo dez universidades ao redor do mundo. O financiamento do prêmio é composto por US$ 500 mil da Ford e US$ 500 mil do Ford Fund, braço filantrópico da empresa. Alan Mulally é um ex-CEO da Ford responsável pelo desenvolvimento do conhecido plano “One Ford”, que acelerou a implantação de plataformas globais de veículos da marca e estabeleceu as bases para o seu crescimento sustentável.

Os representantes da Ford, que estiveram presentes na entrega do prêmio foram: Maurício Cangussu, Paulo Oliveira, Roberta Souza, Ruth Oliveira e Tayna Santos. Vencedor da bolsa em 2015, o estudante Miguel Gustavo Silva Fonseca, também esteve presente.

Equipe Ford, que participou do evento.

Yuri Girardi