UNIFACS realiza o IX Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento

A UNIFACS realiza no dia 29/11, no auditório da Pós-graduação, no bairro do Stiep, em Salvador, o IX Workshop Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento, que esse ano traz como tema “Rio São Francisco 2030: água e uso sustentável”.

O evento se insere num contexto mais amplo de discussão sobre a problemática da água no mundo, a desigual distribuição dos recursos hídricos, o problema da escassez hídrica, a qualidade da água, a gestão integrada, dentre outros. Tendo como proponente inicial o Projeto Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento, elaborado em Convênio entre a UNIFACS, o Albright College (EUA) e o Programa Companheiros das Américas – Comitê Bahia/ Pennsylvania, igualmente uma pareceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com o Worldwatch Institute no Brasil (WWI) para uma troca de conhecimentos acadêmicos entre várias instituições.

O evento contará com palestras, mesas redondas, exposição de fotos e exibição de documentários. Para participar é necessário se inscrever no local doando 1kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

08:00h – Inscrições (entrega de crachás)

08:30h – Abertura

09:00h – Palestra: Práticas sustentáveis na cultura irrigada da uva – Sr. Carlos Antônio Borges Cohim (FIEB/ACB) – Moderador: Prof. Adary Oliveira (Associação Comercial da Bahia)

10:00h – Oficina: As perdas de água na rede urbana de Salvador – Antônio Raimundo Chagas Magalhães (Doutorando do PPDRU/ Embasa)

11:00h – Apresentação de pôsteres

12:00h – Intervalo para almoço

13:00h – Exibição de documentário sobre o rio São Francisco (situação atual da represa de Sobradinho)

14:00h – Mesa redonda: The impact of climate change on the São Francisco river’s hydroelectric production – Dr. Eduardo Athayde (WWI) / Prof. Dr. Pieter de Jong / Prof. Dr. Felipe Barroco

15:00h – Coffee break

15:30h – Palestra: O empoderamento feminino em comunidades indígenas do rio São Francisco. Profa. Drª. Gisele Chagas (Mauricio de Nassau) – Moderadora: Prof.ª Drª. Lúcia Marisy Oliveira (UNIVASF)

16:30h – Palestra: Qualidade da água e novas tecnologias de tratamento de águas superficiais. Prof. Dr. Ícaro Moreira (UNIFACS) – Moderador: Prof. Dr. Edvaldo Boaventura (UNIFACS)