UNIFACS participa da cerimônia de outorga do Selo da Diversidade Étnico-racial

A Universidade Salvador participou no dia 14/12, da cerimônia de outorga do Selo da Diversidade pela Prefeitura de Salvador, realizada área de convenções do Hotel São Salvador. A entrega do selo foi realizada pela Secretária Municipal da Reparação, Sra. Ivete Sacramento, e contou com a presença da Magnífica Reitora da UNIFACS, Profa. Marcia Barros; da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária, Profa. Carolina Spínola, além da Coordenadora de Extensão Comunitária, Profª Patrícia Pastori.

Também estiveram presentes membros do Comitê Gestor da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz da UNIFACS, além dos representantes da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRAS; Grupo Gay da Bahia – GGB; Site Dois Terços; Grupo Quimbanda Dudu – Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Cidadania de Afrodescendentes; Universidade da Paz – UNIPAZ; Famílias Pela Diversidade; entre outros representantes de empresas como o Carrefour e a Dow, que apresentaram as ações realizadas em prol da diversidade em suas organizações.

DSC_0798

Na ocasião a Coordenadora de Extensão Comunitária, Patrícia Pastori, apresentou as ações de diversidade desenvolvidas pela UNIFACS durante o ano de 2017, além de anunciar o lançamento de um curso profissionalizante na área de diversidade para as empresas credenciadas com o selo, que estará disponível em 2018.

Segundo a Secretária de Municipal de Reparação, Sra. Ivete Sacramento, o selo é gratuito e para conquista-lo a Instituição precisa se inscrever e passar por uma avaliação. O selo existe desde 2005 na gestão do Prefeito ACM Neto e se tornou um programa estratégico de governo que a Secretaria de Reparação, que tem a missão de cumprir metas aumentando a cada ano o número de empresas certificadas. Essas empresas precisam cumprir um programa de trabalho para que a cada ano o selo seja renovado. Um comitê faz essa avaliação anualmente.

“Para a Prefeitura, como política pública, agregar a UNIFACS nesse projeto de promoção da igualdade e atenção da diversidade na forma da empregabilidade, é de suma importância e agrega uma maior qualidade a esse selo. Para nós o selo da diversidade assume um novo caráter de atrair a academia para essa proposição. Ter esse selo é manter um compromisso de fazer que toda a diversidade proposta por uma universidade seja voltada para os direitos humanos. O principal compromisso desse programa é promover um trabalho voltado para a diversidade com ênfase na população negra e LGBT de forma que haja condições de empregabilidade no mercado”, explica a Secretária.

DSC_0759

Igor França