UNIFACS é a primeira Universidade a receber o Selo da Diversidade pela Prefeitura de Salvador

A Universidade Salvador, recebeu no dia 17/04/17, o Selo da Diversidade pela Prefeitura de Salvador, em cerimônia realizada no auditório do Campus Tancredo Neves (CTN), durante o I Seminário da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz, promovido pela instituição.

A entrega do Selo foi realizada pela Secretária Municipal da Reparação, Sra. Ivete Sacramento, e contou com a presença do Chanceler da UNIFACS, Prof. Manoel de Barros; a Magnífica Reitora da UNIFACS, Profa. Marcia Barros; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária, Profa. Carolina Spínola. Também estiveram presentes membros do Comitê Gestor da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz da UNIFACS, além dos representantes da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRAS; Grupo Gay da Bahia – GGB; Site Dois Terços; Grupo Quimbanda Dudu – Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Cidadania de Afrodescendentes; Universidade da Paz – UNIPAZ; Famílias Pela Diversidade; Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Para o Prof. Dr. José Menezes, membro do Comitê Gestor da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz da UNIFACS, trazer o estudante para discutir a Diversidade na Universidade requer pensar no propósito da instituição para a compreensão da natureza e da vida humana.

“A Universidade é aquela que rompe fronteiras de cara, ela é fundada pensando nas diferenças. Só posso pensar em fazer ciência se eu aceito conviver com o que é diferente, seja lá o quer que seja esse diferente. Hoje com o mundo libertário, não mais tanto nesse início de século XXI, com uma agenda se impondo e fazendo a marcha a ré a tantas conquistas civilizacionais que fizemos, a pauta de um espaço para a diversidade é um imperativo. É como se estivéssemos, do ponto de vista sociocultural, que reforçar essa bandeira e é agora que precisamos lutar” comentou o Professor Menezes.

17973666_1076311255817415_3111097276311166673_o

Para a Profa. Claudia Gomes, membro externo do Comitê Gestor da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz da UNIFACS, a capital baiana vem dando cada vez mais reconhecimento ao tema e promoção de políticas públicas voltadas para a diversidade.

“No caso da Prefeitura de Salvador, ela já vem dando valor a esse tema, com a assinatura do Plano de direitos humanos e diversidade LGBT e vem sendo feito um planejamento estratégico para colocar em prática esse plano. É muito importante trazer essas pessoas para refletir essas diferenças e que as diferenças não excluem ninguém, muito pelo contrário, é possível conviver e ganhar com a diversidade de pensamentos e valores. É muito importante para a UNIFACS abrir esse espaço para que todos possam convergir nesse pensamento tão importante. O que precisamos é manter e trabalhar para o desenvolvimento das pessoas e dando valor a isso”

Segundo a Secretária de Municipal de Reparação, Sra. Ivete Sacramento, o selo é gratuito e para conquista-lo a Instituição precisa se inscrever e passar por uma avaliação. O selo existe desde 2005 na gestão do Prefeito ACM Neto e se tornou um programa estratégico de governo que a Secretaria de Reparação, que tem a missão de cumprir metas aumentando a cada ano o número de empresas certificadas. Essas empresas precisam cumprir um programa de trabalho para que a cada ano o selo seja renovado. Um comitê faz essa avaliação anualmente.

“Para a Prefeitura, como política pública, agregar a UNIFACS nesse projeto de promoção da igualdade e atenção da diversidade na forma da empregabilidade, é de suma importância e agrega uma maior qualidade a esse selo. Para nós o selo da diversidade assume um novo caráter de atrair a academia para essa proposição. Ter esse selo é manter um compromisso de fazer que toda a diversidade proposta por uma universidade seja voltada para os direitos humanos. O principal compromisso desse programa é promover um trabalho voltado para a diversidade com ênfase na população negra e LGBT de forma que haja condições de empregabilidade no mercado”, explica a Secretária.

Receber o selo foi mais um passo importante para a consolidação das ações de promoção da diversidade que já são realizadas na UNIFACS, como explica a Reitora da instituição, Profa. Marcia Barros.

“Esse é um tema que a Universidade já vem trabalhando há muito tempo e na verdade esse selo é um reconhecimento desse trabalho. Nós construímos o comitê de diversidade que é composto por professores que já trabalham com esse tema e isso é um sinal de respeito da instituição para toda a comunidade de que esse respeito é algo importante para a promoção da justiça social. O selo tem um viés étnico racial, mas nesse evento estamos com uma amplitude maior. ”

Após a assinatura do termo de compromisso e recebimento do selo, foi dado início ao I Seminário da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz, que conta com uma extensa programação nos dias 17, 18 e 20/04 (Feira de Santana), aberta ao público acadêmico, com vagas limitadas.

Clique aqui, saiba mais sobre a programação completa do Seminário e inscreva-se

Yuri Girardi