UNIFACS celebra 45 anos investindo em inovação, empregabilidade e ações de impacto social

O ensino para além do espaço da universidade, tendo como princípio o atendimento às demandas da sociedade como uma das prioridades institucionais. É com esse espírito que a Universidade Salvador – UNIFACS chega aos seus 45 anos. Pautada pelo desafio de consolidar a missão baseada na tríade: excelência acadêmica, inovação e contribuição para o desenvolvimento regional, a instituição já formou mais de 47 mil estudantes e conquistou reconhecimento sólido que a ratifica como a melhor universidade privada da Bahia, segundo o Ministério da Educação.

Atualmente, a instituição desenvolve mais de 90 projetos de extensão e responsabilidade social, beneficiando mais de 64,5 mil pessoas, em 53 bairros de Salvador e 12 de Feira de Santana Hoje, além de possuir 41 grupos de pesquisa chancelados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Essa vinculação com o desenvolvimento regional é algo muito forte na missão da UNIFACS. Esta visão perpassa não só pela ampliação do portfólio e cursos visando a formação de profissionais, mas também pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, nas quais nossos professores e estudantes atuam visando o atendimento de demandas reais da sociedade”, destaca a Reitora, Profa. Marcia Barros.

A UNIFACS oferta atualmente 60 cursos de graduação (bacharelado e tecnológico) em quase todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e à distância, e de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações e MBAs) e Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados). Tem 14 unidades distribuídas entre Salvador e Feira de Santana, além de polos de Ensino à Distância (EAD). Na Bahia, a UNIFACS foi a primeira em oferecer a modalidade EAD, em 2004, e na Pós-Graduação, foi pioneira entre as instituições privadas a ofertar cursos de mestrado e doutorado.

Integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate – líder global no segmento de Educação Superior, com 70 universidades espalhadas em 25 países e mais de 1 milhão de estudantes –, a instituição tem como desafio permanente o foco nos pilares da excelência acadêmica, internacionalidade, empregabilidade, inovação e na contribuição para o desenvolvimento regional.

RECONHECIMENTO – Em 2017, a UNIFACS teve os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Serviço Social e Estética  reconhecidos com nota máxima pela avaliação do INEP/MEC. Além deles, o curso de Direito obteve nota máxima no ENADE. Em 2016, a Universidade foi reconhecida internacionalmente ao ser classificada pelo QS Stars, classificação concedida pela Quacquarelli Symonds (QS), do Reino Unido, umas agências acreditadoras mais renomadas no mundo, com destaques nos quesitos de Empregabilidade, Responsabilidade Social, Inclusão e Ensino à Distância.

Yuri Girardi