Núcleo de Acessibilidade

nau

O Núcleo de Acessibilidade da UNIFACS (NAU) visa desenvolver um ambiente universitário inclusivo, com ações efetivas, que possibilitem a progressão acadêmica de estudantes com deficiência e/ou dificuldade de aprendizagem matriculados na Universidade Salvador (UNIFACS).

Em consonância ao Projeto Político Institucional, ao Código de Conduta e Ética da Rede Laureate, a Legislação Brasileira (Lei n°10.098/2000 – Decreto nº 5.296/2004 e Lei 12674) e visando oferecer uma educação inclusiva de qualidade, o Núcleo de Acessibilidade da UNIFACS (NAU) busca aprimorar e monitorar as Diretrizes, Normas e Ações Institucionais no atendimento as necessidades de Pessoas com Deficiências – PcD, seja ela física, auditiva, visual, cognitiva ou de aprendizagem.

Desta forma, o NAU busca acompanhar e desenvolver ações para contribuir com a adaptação acadêmica dos estudantes, que declaram possuir algum tipo de deficiência. Essas ações ocorrem de maneira individualizada, através da integração estabelecida com os coordenadores, docentes e demais setores da instituição.

1. Adaptar e adequar o ambiente universitário para o acesso de PcD desde a sua inscrição no vestibular;
  2. Proporcionar ambiente físico adequado as PcD (software leitor de tela na biblioteca, rampa de acesso, elevador, sinalização braile, disponibilização de cadeiras de rodas e vagas exclusivas);
  3. Acompanhar o desenvolvimento de PcD no âmbito relacional e no processo de ensino-aprendizagem;
  4. Intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes, funcionários e professores nas ações relativas a adaptação de PcD;
  5. Sensibilizar os colaboradores e docentes da UNIFACS através da realização de Oficinas Vivenciais sobre as barreiras físicas e atitudinais enfrentadas pelas PcD;
  6. Conhecer, acompanhar e planejar estratégias de inclusão para os alunos com deficiência;
  7. Ofertar disciplina de Libras para os alunos interessados;
  8. Atendimento com acessibilidade em libras e acompanhamento de intérprete para atividades extraclasse para os alunos com deficiência auditiva;
  9. Parceria com instituições que são referência na área, buscando ampliar o relacionamento com profissionais especializados e com PcD.

Instituições Parceiras

CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual

CAS – Centro de Atenção à Saúde Wilson Lins

Projeto Incluir – Associação Baiana de Pessoas com Deficiência

APADA – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do estado da Bahia

Comitê de Acessibilidade

O NAU possui um Comitê de Acessibilidade permanente que conta com representantes de diversos setores da Instituição, visando garantir uma visão global e permanente do tema bem como a inserção das ações em todas as áreas e processos da Instituição.

As ações realizadas pelo NAU perpassam desde a sensibilização da comunidade interna a adaptações individuais, que possibilitam o desenvolvimento de PcD no ambiente universitário, contribuindo também para sua inserção no mercado de trabalho.

Nossos atendimentos são disponibilizados através de agendamento. Nos procure pessoalmente para maiores informações ou entre em contato!

Salvador (71) 3273-8582 | trajetorias@unifacs.br | Campus CTN

Feira de Santana (75) 4009-9138 | trajetorias.fsa@unifacs.br | Campus Santa Mônica

Depoimentos

• “Durante o percurso dos cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda e Design de Interiores, o NAU- Trajetórias, tem nos acompanhado e nos apoiado em todos os momentos necessários para o melhor desenvolvimento dos nossos discentes, o que nos assegura o desempenho de excelência para todo corpo docente dos cursos”.

Prof.ª Virginia Saback
    Coordenadora dos cursos de Design de Moda e de Interiores