v2-Banner-TelefoneNovo-UNIFACS

Comitê de Ética

blog-post-pic1

Comitê de Ética

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, da Universidade Salvador – UNIFACS, denominado CEP/UNIFACS, é uma instância colegiada interdisciplinar, multidisciplinar e independente, de natureza técnica-científica, de caráter consultivo, deliberativo e educativo. Tem por finalidade defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa em conformidade aos padrões éticos, em cada área de intervenção.

História do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFACS

Ainda como faculdade, a UNIFACS desenvolveu várias pesquisas que contribuíram para o desenvolvimento regional, compromisso que assumiu desde a sua implantação como Escola de Administração de Empresas da Bahia, em 1972.  A partir da sua transformação em Universidade, o que ocorreu em 1998, ainda vinculada a Diretoria Acadêmica, a atividade de pesquisa vinha crescendo, o que justificou, em 05/12/2000, a criação de uma Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, que a consolidou e fomentou o seu crescimento a partir da formalização de vários núcleos e grupos de pesquisa, ampliação de alternativas de financiamento, organização de seminários para a divulgação dos trabalhos, captação de bolsas de Iniciação Científica, estímulo às publicações, dentre outros.

Com esse volume de atividades, já se sentia a necessidade de criação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) – UNIFACS. Dessa forma, em 18 de setembro de 2007 foi aprovada a sua criação pelos Conselhos Superiores e em 19/09/2007, o Reitor encaminhou ao Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP o pedido de aprovação do seu registro.

Em 10 de outubro do mesmo ano, a UNIFACS recebeu correspondência do CONEP informando do registro do Comitê, que foi oficialmente instalado em 21 de novembro de 2007.

Atualmente o CEP – UNIFACS está em plena atividade e recebe projetos tanto da própria Universidade como de outras instituições de ensino e pesquisa. As  normas para submissão de projetos encontram-se aqui.