Direito, Governança e Políticas Públicas

v2-bannerMestradoDireito945x150

Histórico

A trajetória da UNIFACS demonstra uma sintonia constante com a promoção do desenvolvimento regional, cuja importância é expressa na sua missão institucional. Desde sua criação, a Instituição busca articular as políticas e diretrizes para suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com as vocações e demandas socioeconômicas da região.

A relevância da proposta do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direito, Governança e Políticas Públicas para a Universidade Salvador (UNIFACS), repousa no objetivo de fortalecer suas bases institucionais. Ao mesmo tempo, possibilita uma convergência de competências da renomada formação da graduação e em especial das faculdades de Direito e Administração desta Instituição, do seu corpo docente e de sua vocação e missão de contribuir para o desenvolvimento regional.

O curso, de caráter interdisciplinar é o resultado do desejo e do compromisso de um grupo de docentes de diferentes áreas acadêmicas da UNIFACS, que reúnem conhecimentos nas áreas das ciências administrativa, jurídica, social e econômica. O Programa estrutura-se, portanto, de maneira a transpor os muros do conhecimento compartimentado e fomentar a interdisciplinaridade das competências. Em síntese, o Programa pretende ampliar o diálogo entre estratégias de gestão pública direcionadas a uma agenda de inovação e desenvolvimento com a finalidade de superar os principais óbices da atualidade na gestão programas , projetos e ações que envolvam Parcerias Público Privadas, Organizações Não Governamentais e Empresas Privadas na consecução de uma atividade de interesse da Sociedade.

Considera-se esse curso de especial interesse no Nordeste, não apenas pelo diminuto número de mestrados na região, como também, e principalmente, para corroborar na formação de futuros gestores. Especialmente gestores para condução de Políticas Públicas que envolvam diferentes setores e atores sociais exigindo elevada capacidade de governança, com excelência na bagagem acadêmica, técnica e profissional que o Programa pretende oferecer.

Objetivo

O curso tem como finalidade contribuir para a renovação conceitual e instrumental da política pública no país, através da formulação e reflexão do estudo e do desempenho dos gestores públicos, juristas e economistas que articulam e modelam institucionalmente a implementação de políticas.
Objetiva propor soluções e ajustes que contribuam para executar ou mesmo aperfeiçoar tais políticas, mitigando suas disfunções e aumentando sua eficácia.

Há tempos o tema do desenvolvimento permeia a agenda de governos, agências internacionais, empresas e a academia. Contudo, o conceito de desenvolvimento encontrava-se habitualmente associado à ideia de crescimento econômico. Na última década, no entanto, os imperativos de sustentabilidade ambiental, ampliação do acesso aos mercados, responsabilidade social, direitos humanos e democracia foram incorporados a este conceito.

Para alcançar esse objetivo, o Programa utilizará a interdisciplinaridade como instrumento. Isso por que o direito estrutura e regula as relações entre entes que serão conduzidos a um objetivo comum através de modelos e formas de governança, advindos da administração, que, por sua vez, permitirão a controladoria, prestação de contas e transparência (accountability) dessas políticas. Uma vez que a gestão em um estado democrático pode obrigar quem as opera a justificar e motivar as decisões relativas à definição de prioridades, seleção de meios, formulação de planos de execução, alocação de recursos e outras consideradas de interesse público através da transparência ou da judicialização.

Áreas de Concentração

Direito, Governança e Políticas Públicas

A área de Concentração em Direito, Governança e Políticas Públicas localiza-se na intersecção do papel e ação do Estado, das Organizações Não Governamentais e da iniciativa privada quando atuam em políticas públicas em direção a objetivos comuns. Tem como foco os aspectos legais da gestão para atendimento dos objetivos políticos, econômicos, ambientais e financeiros de determinada política pública. Envolve comunicação social, tendências atuais da gestão pública, privada, governança e controladoria que atendam as especificidades do setor público, do setor privado e Organizações Não Governamentais na execução conjunta de programas de ações definidos para atendimento de determinada demanda social ou governamental. É evidentemente interdisciplinar e vocacionada para concentrar trabalhos profissionais que aproximam a academia da realidade na efetivação de políticas públicas.

Compreende três linhas de pesquisas: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO; MODELOS E SISTEMAS DE GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO e; DIREITO, DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA E AVALIAÇÃO.

Linhas de Pesquisa

1ª Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento (Voltada para a Elaboração de Políticas Públicas)

Cinge-se a elaboração de políticas públicas que atendam as demandas relacionadas ao desenvolvimento regional e urbano, tanto para fomentar o próprio desenvolvimento em determinados setores considerados prioritários pelo planejamento público, quanto para minimizar disfunções que geram carências ou deficiências no atendimento à população. Objetiva a elaboração de políticas públicas específicas que contemplem o funcionamento, em rede, de órgãos públicos, iniciativa privada, agências governamentais e organizações não governamentais na produção e gestão de programas, projetos e ações que preservem o meio ambiente e a cidadania. Em especial, as que garantam direitos fundamentais em políticas de Saúde, Educação, de Proteção Social, de Segurança Pública, de Acesso à justiça e de Administração do Sistema Criminal.

2ª Linha de Pesquisa: Modelos e Sistemas de Governança no Setor Público e Privado (Voltada para Modelos de Governança)

Congrega estudos de modelos de administração e governança para estruturas públicas da administração direta e indireta (economia mista, fundações e autarquias), privadas e híbridas (público-privada) de execução de políticas públicas específicas. Visa a gestão econômica, política, financeira, contábil, de licitações, de licenciamento ambiental, das relações de trabalho, de processos e de controladoria de programas de ações executadas em parceria, consórcio, convênio ou contrato com organizações não governamentais e empresas privadas, assim como o papel da comunicação com os públicos interno e externo e a compreensão das tendências na gestão pública e privada contemporâneas.

3ªLinha de Pesquisa: Direito, Democracia, Transparência e Avaliação (Voltada para Avaliação de Políticas Públicas)

Reúne os trabalhos aplicáveis na avaliação finalística de projetos, programas, ações e parcerias público-privadas. Objetiva avaliar, comparar, aperfeiçoar políticas públicas existentes sob a ótica da efetividade e atenção aos requisitos da administração pública. Tem seu foco, em particular, nos seguintes temas: a ética, legislação, impessoalidade, publicidade, economicidade e eficiência na condução das parcerias, programas, projetos e ações do poder público; trabalhos que comparem a legislação brasileira e a de outros Estados sobre determinada política pública; a compreensão, aplicação das regras e implicações decorrentes dos contratos que envolvem organizações não governamentais, empresas privadas e órgãos da administração pública; a compreensão do papel do Estado, da iniciativa privada e das organizações não governamentais para a avaliação das políticas públicas, licitações e judicialização daí decorrentes. É a avaliação dos aspectos econômicos, políticos, de controladoria e de governança das políticas públicas.

Público Alvo

Para profissionais dos setores público e privado, lideranças políticas e de governos, gestores públicos e empresariais, membros de organizações não governamentais, professores, técnicos e pesquisadores que, no exercício de suas funções no âmbito macro e micro, gerência estratégica corporativa, pública e não-governamental de programas e projetos de desenvolvimento, gerência de questões estratégicas – deparam-se com os desafios de compreender e intervir nas complexas realidades econômicas, sociais e políticas da atualidade. O Programa se destina a capacitar profissionais das mais variadas procedências disciplinares para a formulação, seleção e acompanhamento de políticas e projetos de desenvolvimento.

Coordenação

Prof. Dr. João Apolinário da Silva

Pós-Doutor em Administração (UFBA), Doutor em Desenvolvimento Regional (Universidade Salvador) e Urbano, Mestre em Análise Regional (Universidade Salvador), Especialista em Assessoria em Métodos Quantitativos (UnB), Gestão de Instituição de Ensino Superior (FMN), Especialista em Segurança Pública (UNEB), Graduado em Matemática (UCSal), em Administração (FBB), Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar pela Academia de Policia Militar da Bahia, formação em Psicanálise. Atualmente é Coordenador Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas – UNIFACS, professor da Universidade Salvador – UNIFACS no Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento regional e Urbano e professor do Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania – UFBA. Tem experiência na área de Análise Criminal, Gestão de Segurança Pública, Gestão de Projetos, Metodologia da Pesquisa Científica e Métodos Quantitativos, com ênfase em gestão de segurança pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de segurança pública, controle de criminalidade, gestão integrada de segurança pública e Análise Criminal. É presidente da Agência Brasileira de Análise Criminal e membro da The International Association of Crime Analysts.

Secretaria

Samira Ressurreição Lima

mdgpp@unifacs.br

(+55 71) 3271-8175

O curso é oferecido no regime semestral com aulas semanais.

1. Total de Créditos para titulação: 31 créditos

2. Total de créditos das disciplinas: 21 créditos (5 obrigatórias de 3 créditos e 3 optativas de 2 créditos)

3. Total de créditos do trabalho de conclusão: 6 créditos

4.Total de créditos referentes às atividades de pesquisa orientada: 4 créditos

As disciplinas do curso estão distribuídas em três categorias: Obrigatórias comuns, obrigatórias por linha de pesquisa e opcionais, conforme o quadro abaixo.

PRIMEIRO SEMESTRE

Disciplinas Docente(s) Carga Horária
OBRIGATÓRIAS COMUNS 1. Constitucionalismo, Direitos Fundamentais e Políticas Públicas. Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas e Wálber Araújo Carneiro. 45
2. Administração Pública e Teoria das Organizações. Augusto de Oliveira Monteiro e Maria Leny Oliveira 45
3. Estado, Organizações Não Governamentais e Governança; José Gileá de Souza e João Apolinário da Silva 45
4. Metodologia Científica Aplicada. Edivaldo Machado Boaventura 45
5. Pesquisa Orientada (1 crédito por semestre). Professores do Corpo Docente Permanente e/ou colaborador 15
TOTAL PARCIAL 195

 

SEGUNDO SEMESTRE

Disciplinas Docente(s) Carga Horária
OPTATIVAS Disciplina obrigatória opcional De acordo com a linha de pesquisa 45
Disciplinas opcionais eletivas- 3 De acordo com a linha de pesquisa e objeto de pesquisa 90
OBRIGATÓRIA Pesquisa Orientada (1 crédito por semestre). Professores do Corpo Docente Permanente e/ou colaborador 15
TOTAL PARCIAL 150

 

Relação das Disciplinas Optativas e Obrigatórias de acordo com a Linha de Pesquisa (uma)

OPTATIVAS. 6. Formulação de Políticas Públicas e Gestão de Processos (LP:POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO) Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas e José Euclimar Xavier de Menezes 45
7. Gestão da Governança, Implementação de Políticas Públicas e PPP (LP:MODELOS E SISTEMAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA E PRIVADA) José Gileá de Souza e João Apolinário da Silva 45
8. Judicialização, Controladoria e Avaliação em Políticas Públicas (LP:DIREITO, DEMOCRACIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS). Geovane De Mori Peixoto e Fábio Periandro de Almeida Hirsch 45

 

Relação das Disciplinas Opcionais Eletivas de acordo com o objeto do mestrando (três)

ELETIVAS* (DE ACORDO COM O PROJETO/TRABALHO INDIVIDUAL) 9. Meio Ambiente e Sustentabilidade. José Euclimar Xavier de Menezes e Paulo Sergio Rodrigues de Araújo 30
10. Direito, Arrecadação e Orçamento. Augusto de Oliveira Monteiro e Fábio Periandro de Almeida Hirsch 30
11. Governança Global e Direito Transnacional Wálber Araújo Carneiro 30
12. Direito, Movimentos Sociais e Minorias Maria Leny Oliveira e Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas 30
13. Educação e Desenvolvimento. Edivaldo Machado Boaventura e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres. 30
14. Criminologia, Delito e Pena. João Apolinário da Silva e José Euclimar Xavier de Menezes 30
15. Sistemas de Informação e Métodos Quantitativos em Ciências Sociais. João Apolinário da Silva 30
16. Gestão de Pessoas e Direito do Trabalho. José Gileá de Souza e Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho 30
17. Investimento, Estrutura e Custo de Capital. Evandro Teixeira Gesteira e Fábio Periandro de Almeida Hirsch 30
18. Comunicação e Transparência. Vanessa Brasil Campos Rodriguez e Fábio Periandro de Almeida Hirsch 30
19. Economia do Desenvolvimento Noélio Dantaslé Spinola e José Gileá de Souza 30
20. Ética, Sociedade e Democracia José Euclimar Xavier de Menezes e Vanessa Brasil Campos Rodriguez 30
21. Novas figuras do Direito Administrativo. Geovane De Mori Peixoto e Wálber Araújo Carneiro 30
22. Saúde Pública: Atenção Primária e Promoção da Saúde Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres.e José Ângelo Sebastião dos Anjos 30
23. Tópicos Avançados em Formas Alternativas de Produção Científica com ênfase na Arte Vanessa Brasil Campos Rodríguez e Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho 30
24. Tópicos Especiais em Ferramentas e Práticas de Pesquisa João Apolinário da Silva 30
25. Tópicos Especiais* Professores do Programa ou Convidados 30

 

TERCEIRO SEMESTRE

Disciplinas Docente(s) Carga Horária
OBRIG. Pesquisa Orientada (1 crédito por semestre). Professores do Corpo Docente Permanente e/ou colaborador 15
TOTAL PARCIAL 15

 

QUARTO SEMESTRE

Disciplinas Docente(s) Carga Horária
OBRIG. Pesquisa Orientada (1 crédito por semestre). Professores do Corpo Docente Permanente e/ou colaborador 15
OBRIG. Trabalho de Conclusão Banca composta por três professores, sendo pelo menos um externo ao curso 90
TOTAL PARCIAL 105
TOTAL DO CURSO 465

 

Grupos de Pesquisa vinculados ao Programa:

 

Grupo: Observatório das Sete Revoluções.

Líderes do Grupo: Prof. Dr. João Apolinário da Silva.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3020689092818974

 

Grupo:  Segurança Pública, Violência e Cidade.

Líderes do Grupo: Prof. Dr. João Apolinário da Silva.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4762404910195190

 

Grupo: CPJ – Centro de Pesquisas Jurídicas.

Líderes do Grupo: Prof. Dr. Wálber Araujo Carneiro.

                               Prof. Dr. Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5885569364176403

 

Grupo:  Pesquisa Políticas e Epistemes da Cidadania

Líder do grupo: Jose Euclimar Xavier de Menezes

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6442432388648569

 

Grupo: Observatório da Transparência

Líder do grupo: Fábio Periandro de Almeida Hirsch

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9178864400097762

 

Grupo: Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial NAVE

Líder do grupo: Vanessa Brasil Campus Rodriguez

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0984430385108764

 

Grupo: Núcleo de Pesquisas em Gestão e Planejamento Estratégico – G&P

Líder do grupo: Augusto de Oliveira Monteiro

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5515034223710615

Docentes

 

Augusto de Oliveira Monteiro Doutor – UFBA
Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres Doutora – UFBA
Edivaldo Machado Boaventura Ph. D. – The Pennsylvania State University
Evandro Teixeira Gesteira Mestre – UNIFACS
Fábio Periandro de Almeida Hirsch Doutor – UFBA
Geovane De Mori Peixoto Doutor – UFBA
João Apolinário da Silva Pós-Doutor – UFBA
Paulo Sergio Rodrigues de Araújo Doutor – ESALQ/USP
José Euclimar Xavier de Menezes Doutor – UNICAMP
José Gileá de Souza Doutor – UNIFACS
Maria Leny Souza Oliveira Doutora – UNIFACS
Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas Doutor – UFBA
Noélio Dantaslé Spinola Doutor – Universidad de Barcelona
Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho Doutor – Universidade Católica de São Paulo
Vanessa Brasil Campos Rodriguez Doutora – Universidad del Pais Vasco
Wálber Araújo Carneiro Doutor – Universidade do Vale do Rio dos Sinos

VEJA TAMBÉM

  • Nome dos professores

Palestra da Professora Dra. Lúcia C. Ribeiro da KENNESAW STATE UNIVERSITY – KSU dos EUA

Tema: Liderança em Educação

Data: 21/06/2016

IMG-20160622-WA0000

IMG-20160622-WA0003

IMG-20160622-WA0004

A UNIFACS lançou no dia 14 de outubro o curso de Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas, em uma cerimônia realizada no auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Na cerimônia estiveram presentes o Chanceler da UNIFACS, Professor Manoel de Barros Sobrinho, a Magnífica Reitora Márcia Barros, a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária, Carolina Spinola; o Coordenador do Curso de Mestrado, Carlos Costa Gomes, além do Professor homenageado, Adroaldo Leão e da ex-ministra e Jurista Eliana Calmon, convidada especialmente pela universidade para palestrar no lançamento.

Na palestra gratuita, foram debatidos temas que estarão presentes no novo mestrado interdisciplinar profissional, que tem por finalidade proporcionar formação específica para profissionais que se dedicam à formulação, gestão e avaliação de políticas públicas.

O mestrado busca contribuir para a renovação conceitual e instrumental da política pública no país, através da formulação, reflexão, do estudo e do desempenho dos gestores públicos, juristas e economistas que articulam e modelam institucionalmente a implementação dessas políticas.

Para o grande homenageado da noite, o Professor de Direito Adroaldo Leão, idealizador do curso, o lançamento do Mestrado vai contribuir para a formação de profissionais do Direito de forma a tornar o mercado mais competitivo.

“A Bahia só tinha um curso de Mestrado que era o da UFBA. Então tínhamos uma carência muito grande de quem terminava a graduação e queria fazer o Mestrado e o Doutorado. Isso é um namoro antigo, que começou em parceria com a UFMG, que não vingou, mas não desistimos. A Laureate contribuiu muito para isso, principalmente porque é um investimento alto. Esse projeto tem 12 anos desde a sua concepção. Vamos atender a muitos professores já titulados, o que é uma exigência para o MEC. Estou muito feliz e satisfeito com o trabalho de equipe. É um momento de grande festa!”, disse o Professor.

Para o Chanceler da UNIFACS, Professor Manoel de Barros Sobrinho, o novo curso de Mestrado tem como foco um tema atual, presente no cotidiano das pessoas e cada vez mais requisitado pelos profissionais.

“Nós procuramos ter programas para os cursos mais requisitados, como é o caso do curso de Direito, e chegamos à conclusão de que não valia a pena um programa de Mestrado em Direito puro, porque a necessidade que existe hoje no país é de que os quadros sejam preparados para serem completos do ponto de vista da gestão, e essa demanda é maior no serviço público, e é por isso que colocamos esse programa com uma especialização na área de governança e na administração das políticas públicas.”

A ex-ministra Eliana Calmon, convidada para a palestra de lançamento do curso, disse que se sentiu honrada pelo convite e ressaltou a importância do Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas para o momento atual que o país vem passando “É uma área que eu gosto muito e esse convite me encheu de satisfação, sobretudo porque é um tema presente no combate à corrupção”, disse. “Os cursos de graduação atualmente são superficiais para dar um panorama sobre esse assunto. Naturalmente com esse curso as chances do profissional crescem muito, sem falar que hoje para seguir o magistério há uma obrigatoriedade”, completou.

Lastreado pela qualidade UNIFACS, o curso conquistou nota quatro na avaliação da CAPES para seu lançamento. É inovador, diferenciado, e ideal para profissionais que queiram ampliar seus conhecimentos nas áreas de elaboração, gestão e avaliação de políticas públicas.

O Mestrado em Direito, Governança e Políticas públicas destina-se a profissionais das áreas do Direito, da Administração e áreas afins, oriundos do setor público, da iniciativa privada ou do terceiro setor, interessados na elaboração, gestão e avaliação de políticas públicas.

Período de inscrição: 02 de outubro de 2017 a 30 de novembro de 2017

Número de vagas: 30 (trinta) vagas.

Linhas de pesquisa:

  • Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • Modelos e Sistemas de Governança no Setor Público e Privado
  • Direito, Democracia, Transparência e Avaliação

Seleção:

  • Análise do Anteprojeto de Pesquisa, tendo por base a sua adequação às linhas de pesquisa;
  • Análise do Curriculum Lates;
  • Entrevista com os candidatos
  • Prova de Conhecimentos;
  • Prova de Idioma (Inglês ou Espanhol);

Taxa de inscrição: R$ 80,00

 

Valor atual do Investimento:

1) 30 (trinta) parcelas de R$ 1.715,00 (hum mil, setecentos e quinze reais) reajustáveis no mês de fevereiro, com base no IGPM. Com pagamento efetuado até o dia 30, é concedido desconto de 5%.
2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Informações: Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas. (Prédio da Reitoria, 6º andar, telefones (71) 3271-8175 ou (71) 3231-3811 e pelos e-mails: mdgpp@unifacs.br

Edital de Seleção MDGPP 2018Ficha de Inscrição

Modelo de Projeto 2018

Inscrição para seleção de aluno especial:

Para se inscrever como aluno especial do mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas, em no máximo de 3 disciplinas, Sendo apenas 1 (uma) disciplina de 45h e 2 (duas) de 30h ou (3 três) de 30h.

Acesse o link:

https://extensao.unifacs.br/inscricoes/cadastro

Cadastre-se ou efetue login

Retire suas dúvidas abrindo o edital abaixo.

Edital – Aluno especial 2017.2

Prazo: até 28/07/2017.

 

Disciplinas ofertadas:

Nome Disciplina Quantidade de Vagas Data Início das aulas Data Fim das aulas Dia da semana Horário Carga Horária Nome dos Professores Valor da disciplina (Valor mensal) *
Saúde pública: atenção primária e promoção à saúde 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 19:30-22:00 30h Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres. 326,68
Ética, sociedade e democracia 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 19:30-22:00 30h Vanessa Brasil Campos Rodriguez e   José Euclimar de Menezes 326,68
Sistemas de info e métodos quantitativos em Ciências Sociais 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 14:30-17:00 30h João Apolinário da Silva e Carlos Alberto da Costa Gomes 326,68
Economia do desenvolvimento 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 17:00-19:30 30h Noélio Dantaslé Spinola e José Gileá de Souza 326,68
Educação e desenvolvimento 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 17:00-19:30 30h Edivaldo Machado Boaventura e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres. 326,68
Criminologia, Delito e Pena 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 17:00-19:30 30h João Apolinário da Silva e José Euclimar de Menezes 326,68
Gestão de pessoas e direito do trabalho 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 19:30-22:00 30h José Gileá de Souza e Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho 326,68
Tópicos Avançados em Formas Alternativas de Produção Científica com ênfase na Arte 5 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 14:30-17:00 30h Vanessa Brasil Campos Rodriguez e Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho 326,68
Governança Global e Direito Transnacional 10 31/07/2017 27/11/2017 Segunda-feira 14:30-17:00 30h Wálber Araujo Carneiro. 326,68
Tópicos Especiais em Ferramentas e Práticas de Pesquisa 5 31/07/2017 27/11/2017 Terça-feira 14:30-17:00 30h João Apolinário da Silva 326,68
Formulação de Políticas Públicas e Gestão de Processos 5 01/08/17 28/11/2017 Terça-feira 19:30-22:00 45h Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas e José Euclimar de Menezes 490,02
Gestão da Governança, Implementação de Políticas Públicas e PPP 5 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 19:30-22:00 45h José Gileá de Souza e João Apolinário da Silvar 490,02
Novas figuras do Direito Administrativo: 5 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 17:00-19:30 30h Geovane De Mori Peixoto e Wálber Araujo Carneiro. 326,68
Judicialização, Controladoria e Avaliação em Políticas Públicas 5 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 19:30-22:00 45h Geovane De Mori Peixoto e Fábio Periandro de Almeida Hirsch 490,02
Direito, movimentos sociais e minorias 5 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 17:00-19:30 30h Maria Leny e Miguel Calmon Teixeira de Carvalho Dantas 326,68
Direito, arrecadação e orçamento 5 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 17:00-19:30 30h Augusto Monteiro e Fábio Periandro 326,68
Investimento, estrutura e custo de capital 10 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 14:30-17:00 30h Evandro Gesteira e Fábio Periandro. 326,68
Comunicação e transparência 5 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 14:30-17:00 30h Vanessa Brasil Campos Rodriguez e Fábio Periandro 326,68
Meio Ambiente e sustentabilidade 10 01/08/2017 28/11/2017 Terça-feira 14:30-17:00 30h José Euclimar de Menezes 326,68

DETALHES

    Valor atual do investimento

    1) 30 (trinta) parcelas de R$ 1.715,04**
    reajustáveis anualmente no mês de fevereiro, com base no IGPM

    2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).