Estrutura curricular

curso-de-letras-ead-na-unifacs

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DA NOVA MATRIZ CRRICULAR DO PPDRU

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Teoria do Desenvolvimento  Regional e Urbano  (45 h)

Professor(es): Noelio Dantaslé Spinola

EMENTA:

Aplicações da economia regional e urbana. Estudo dos métodos de análise regional e urbana. Medidas de localização e de especialização. Métodos de análise de setores chaves e de complexos empresariais. Estudos analíticos de cidades e regiões. A dinâmica espacial baiana no contexto regional e nacional.

Geoprocessamento e Análise  Espacial   (45 h)

Professor(es): Renato Barbosa Reis

EMENTA:

Introdução ao Geoprocessamento. Fundamentos de Sistema de Informações Geográficas. Noções de Cartografia Digital. Noções de Geodésia. Coordenadas UTM. Georreferenciamento de imagens e projetos. Softwares de SIG. Sistema de Posicionamento Global – GPS. Conceitos básicos de Sensoriamento Remoto. Banco de dados Geográficos. Noções de Modelagem de Dados Geográficos. Aplicações do Geoprocessamento à análise regional e urbana. Modelo Digital de Terreno. Interpretação de dados.

Metodologia das Ciências Sociais e Aplicadas (30 h)

Professor(es): Edivaldo Machado Boaventura

João Apolinário Santos

EMENTA:

Epistemologia e ciência; principais correntes da epistemologia. O método científico: o método indutivo, o dedutivo, o hipotético-dedutivo, o método dialético. Estudo de caso. O método e a lógica, a construção do objeto, métodos específicos das ciências sociais aplicáveis ao Planejamento Regional e Urbano (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – Mestrado e Doutorado). Formas de pesquisa, seus tipos e métodos de análise. Elaboração do projeto de pesquisa e sua operacionalização.

Geografia do Desenvolvimento (45 h)

Professor(es): Regina Celeste de Almeida Souza

Renato Barbosa Reis

EMENTA:

Discussão da evolução dos conceitos sobre desenvolvimento, seus problemas e seus desdobramentos analíticos e aplicados. Análise das relações entre desenvolvimento e Geografia em diferentes escalas, priorizando as questões nacionais, regionais, e temáticas, destacando a socioeconômica, a ambiental e a política. Comparação de experiências na formulação de políticas, programas e projetos.

Economia Contemporânea (45 h)

Professor(es): Laumar Neves de Souza

EMENTA:

Estudo em perspectiva histórica da economia mundial tomando como referência inicial a segunda revolução industrial, a primeira dos transportes e a expansão da produção rural mecanizada.  A ascensão do capital financeiro. Aparecimento das megaempresas internacionais. Efeitos sobre a América Latina da crise de 1920 e de 1930. Efeitos econômicos da Segunda Guerra Mundial e modificações do mapa do colonialismo. A guerra fria e o desenvolvimento tecnológico. As guerras do petróleo.  Relação entre concentração de capital e reorganização da economia internacional. A hegemonia norte-americana e a ascensão da China.  O poderio da Rússia e a nova União Europeia. Condições e limitações do desenvolvimento do Brasil: formação de capital e emprego, reprimarização, setores dinâmicos e economia tradicional.

Teoria Social e Contemporânea (45 h)

Professor(es): Ana Licks Almeida Silva

EMENTA:

Perspectiva panorâmica, múltipla e sistemática do quadro teórico das ciências sociais a partir da sua constituição. Projeto de modernidade. Indivíduo e sociedade. Objetividade e subjetividade. Relações de Poder. O debate da pós-modernidade. Redes Sociais, sociabilidades e socialidades; Confronto, Diferença e Desigualdade Social. Reestruturação do Estado Contemporâneo. Temporalidade e Espacialidade. Mudança social, sociedade global e teorias do risco.

DISCIPLINAS OPTATIVAS – LINHA REGIONAL

Economia Regional (30h)

Professor(es): Noelio Dantaslé Spinola

EMENTA:

A Economia Regional e a Economia Espacial (Urbana) conceitos básicos. Teorias da Localização. Teoria Econômica e Análise Regional e Urbana. Instrumentos quantitativos e qualitativos da Análise Regional e Urbana. A economia das cidades. Diagnósticos socioeconômicos.

Planejamento Regional (30h)

Professor(es): Noelio Dantaslé Spinola

EMENTA:

As concepções de política e planejamento do desenvolvimento econômico e social nas escalas nacional e regional: objetivos de formação de capital e de distribuição da renda. A perspectiva do grande capital e a abordagem social representada por distribuição da renda e proteção do ambiente. Valorização e desvalorização do trabalho: emprego e mobilidade social, positiva e negativa. Planejamento de um determinado sistema ou para substituição de sistema. Estudo comparado de experiências europeias, asiáticas e latino-americanas (Argentina, México, Peru e Equador). As três razões básicas: relação capital/produto, relação formação de capital/investimento e relação investimento/emprego. As experiências de planejamento regional no Brasil: O Nordeste, a Bacia do Prata e a Amazônia. Simulação de planejamento regional para a Bahia.

Epidemiologia Espacial (30 h)

Professor(es): Renato Barbosa Reis

EMENTA:

Fundamentos de epidemiologia. Desenhos de estudos epidemiológicos. Informação espacial e não-espacial. Tipos de dados em Sistemas de Informações Geográficas. Natureza da Epidemiologia Espacial. Incidência, Risco e Taxas. Análise exploratória e Variabilidade Espacial de agravos. Análise de mapas cadastrais e epidemiológicos. Matriz de Proximidade e Correlação espacial. Agrupamento de agravos. Indicadores Globais e Locais de Auto-correlação Espacial. Análise de dados pontuais.

Tópicos Avançados em Políticas dos Serviços Públicos (30 h)

Professor(es): Carlos Alberto da Costa Gomes

EMENTA:

Subsídios legais, teóricos, analíticos e metodológicos para a compreensão, análise e avaliação da ação do Estado e das políticas específicas dos serviços públicos de assistência social, de saúde, de educação, de segurança pública, de abastecimento d’água, de coleta de resíduos sólidos e líquidos e de transporte. Exame das condicionantes regionais e urbanas na busca de alternativas para integração, eficiência e eficácia do atendimento à população.

Educação e Desenvolvimento (30 h)

Professor(es): Edivaldo Machado Boaventura

EMENTA:

Desenvolvimento dos sistemas de educação. Políticas educacionais. Instituições públicas e privadas de ensino. Organizações de ensino. Planejamento e gestão educacional. Responsabilidade social.

Análise Territorial do Turismo (30 h)

Professor(es): Regina Celeste de Almeida Souza

EMENTA:

O turismo como fenômeno geográfico, analisado a partir das categorias pertinentes: Espaço – Território – Região – Lugar – Paisagem. As áreas emissoras e as áreas receptoras. A organização territorial do espaço turístico apoiada nos valores locais, com o envolvimento das populações locais no planejamento e gestão da atividade. Municipalização e regionalização do Turismo. As políticas públicas voltadas para a atividade turística, com reflexo sobre o território. Novas formas de gestão empregadas pelo turismo como associativismo ou “clusters”. A análise do turismo através de diversas escalas: nível local, regional ou global. Modelos espaciais da atividade turística.

Turismo e Meio Ambiente (30 h)

Professor(es): Regina Celeste de Almeida Souza

Carolina de Andrade Spinola

EMENTA:

O meio ambiente natural e construído; conceitos fundamentais em ecologia e suas relações com o turismo; principais impactos do turismo; áreas protegidas e o turismo; capacidade de carga; saneamento ambiental em municípios turísticos; ações ambientais  em empreendimentos turísticos; Educação Ambiental.

Dinâmica das Organizações (30 h)

Professor(es): Carolina de Andrade Spinola

EMENTA:

O campo dos estudos organizacionais, tipos de organizações, sua evolução e suas diversas abordagens. Papel das organizações no processo de desenvolvimento regional e urbano. A cultura organizacional e o advento da inovação. Formas recentes de arranjos empresariais e alianças estratégicas.  A mesoanálise da competitividade.

Tópicos Avançados em Economia do Trabalho (30 h)

Professor(es): Laumar Neves de Souza

EMENTA:

Estruturação e modo de funcionamento do mercado de trabalho. O contrato de trabalho. Teorias econômicas do emprego e salário. Principais indicadores do mercado de trabalho. Conceitos, dinâmica e características da informalidade. Mudanças contemporâneas no capitalismo e seus impactos no mundo do trabalho. Custos do trabalho e encargos sociais no Brasil. Políticas de emprego e renda. A agenda do trabalho decente. As bases de dados e informações sobre mercado de trabalho. Crise capitalista e mercado de trabalho.

Tópicos Avançados em Meio Ambiente (30 h)

Professor(es): Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo

EMENTA:

Temas sócio-históricos, político-culturais e contemporâneos sob o prisma da economia ecológica, desenvolvimento territorial sustentável, qualidade de vida e produção mais limpa que possibilitem o repensar, o fomentar e o agir individual e coletivamente o bom senso e a eficiência ambiental.

Economia Baiana (30 h)

Professor(es): Noelio Dantaslé Spinola

EMENTA:

Bases da formação da economia baiana. A economia baiana antes da industrialização. O enigma baiano e as estratégias de industrialização dos estados do Nordeste. A industrialização a partir da década de 50: etapas de crescimento da economia baiana. O modelo de produção de bens intermediários complementares à indústria do Sudeste. A oligarquia mercantil e rural e os obstáculos ao processo de modernização. As políticas de fomento. Novos setores dinâmicos. Verticalização e produção de bens finais. Especialização da economia baiana. Desafios e perspectivas da economia baiana.

DISCIPLINAS OPTATIVAS – LINHA URBANA

História e Teoria das Cidades (30 h)

Professor(es): Ana Licks Almeida Silva

Márcia Mello

EMENTA:

Estudo da origem e da teoria das cidades. Compreensão da cidade como objeto de pesquisa histórica dos fatos econômicos, políticos, sociais e culturais. Discussão das questões urbanas e das urbanidades que caracterizam os territórios da contemporaneidade.

Planejamento Urbano (30 h)

Professor(es): Ana Licks Almeida Silva

EMENTA:

Estudar a Trajetória do Planejamento Territorial Urbano no Brasil, as matrizes teóricas que influenciaram nas políticas e planos urbanos, as experiências de planejamento nas principais cidades brasileiras. A Reforma Urbana, o Estatuto da Cidade e os Planos Diretores.

Eco Urbanismo Participativo e Solidário (30 h)

Professor(es):

EMENTA:

Teoria e prática de projetos urbanos sustentáveis, participativos e baseados na economia plural. Princípios de Sustentabilidade: desenho e gestão urbanos em harmonia com a natureza. Economia Solidária. Planejamento e gestão urbana participativa. Construindo a cidadania ativa e a justiça social: Pedagogia da participação.

Tópicos Avançados sobre a Questão Urbana (30 h)

Professor(es): Ana Licks Almeida Silva

Márcia Mello

EMENTA:

Discutir a complexidade do processo de urbanização, relacionando-o aos debates contemporâneos sobre conflitos urbanos, participação social, políticas públicas e produção do espaço urbano, escassez e esgotamento de recursos naturais, bem como qualidade de vida urbana.

Percepção e Análise Urbana  (30 h)

EMENTA:

A percepção urbana como prática cultural que concretiza a apreensão dos espaços comuns. Estudo baseado em conceitos e teorias que se apóiam nos modos de uso e apropriação do espaço urbano e na imagem perceptiva sob o ângulo interpretativo da representação e do sensível. Análise qualitativa e multidisciplinar dos elementos de manifestação concreta dos espaços urbanos.

Economia dos Serviços (30 h)

Professor(es): Noelio Dantaslé Spinola

EMENTA:

A natureza epistemológica e ontológica da atividade de serviços e suas interfaces polinucleares na relação com os demais segmentos da economia moderna. Morfologia social dos serviços: da economia informal e popular aos serviços intensivos de capital e conhecimento. Os desafios da sociedade pós-industrial. Serviços e desenvolvimento regional e urbano. Efeitos gravitacionais e centrípetos dos serviços. Salvador cidade de serviços. Administração e Economia dos Serviços.

Violência Urbana  (30 h)

Professor(es): Carlos Alberto da Costa Gosmes

João Apolinário Santos

EMENTA:

Questões metodológicas da pesquisa criminal. Contextualização da violência no tempo e espaço. Mudanças das abordagens teóricas sobre a violência urbana. Teoria explicativas do crime (biológica, psicológica, positivista, crítica, macrossociológica, macrossociológica, desorganização social, anomia, etc.). Perspectivas psicológicas sobre a delinquência. Teorias da personalidade criminal. Análise criminal.

Tópicos Avançados em Segurança Pública  (30 h)

Professor(es): Carlos Alberto da Costa Gosmes

João Apolinário Santos

EMENTA:

Políticas públicas de segurança pública. Tipos de políticas de públicas de segurança: repressiva, regulatória, comunitária. Perspectivas teóricas sobre Estado e formação de políticas de segurança. Transformações do Estado contemporâneo e novos paradigmas de política pública de reestruturação dos sistemas de proteção social. Política social de segurança pública no Brasil. Política regional de segurança pública. Segurança pública no Brasil: estudo dos indicadores de segurança pública.

Urbanismo no Brasil e em Salvador  (30 h)

Professor(es): Ana Licks Almeida Silva

Márcia Mello

EMENTA:

A urbanização no Brasil e as principais experiências urbanísticas na Cidade de Salvador. Processos de transformação e modernização da cidade.  A configuração de microterritórios e os dilemas sócio-espaciais da cidade contemporânea.

Qualidade Socioambiental Urbana e Sustentabilidade  (30 h)

Professor(es): Paulo Sérgio Rodrigues de Araújo

EMENTA:

Ampliar a percepção dos discentes sobre a abordagem conceitual e práxis, a partir da expertise do grupo, nas interfaces ecológica, sociocultural, econômica, político-institucional e territorial, sistemas naturais e urbanos e suas implicações ao desenvolvimento de cidades enquanto espaço comum de convivência e bem-estar, perpassando por questões de recursos naturais, bens públicos, desequilíbrios ecossistêmicos; ações de sustentabilidade; experiências regionais; concentração demográfica e identidade; preservação da biodiversidade; processos interativos; contemporaneidade e ressignificação transdisciplinar do meio ambiente e suas repercussões nas estratégias de planejamento e configurações de zoneamento, governança e desenvolvimento.

DISCIPLINAS  INSTRUMENTAIS

Fundamentos de Amostragens Quantitativas, Produção e Uso de Indicadores  (30 h)

Professor(es): Carlos Alberto da Costa Gomes

Laumar Neves de Souza

EMENTA:

Quantidade e qualidade. Fatos numéricos e fenômenos qualitativos: diferenças e aplicabilidade à pesquisa em desenvolvimento regional e urbano. Números e séries numéricas tabelas e gráficos. Probabilidade: distribuição de probabilidades Binomial, Poisson e Geométrica, aplicabilidade e finalidade. Técnica de amostragem: descrição e exploração de dados quantitativos e qualitativos, medidas descritivas. Índices: bases conceituais, composição, finalidade e aplicação. Índices disponíveis. Abordagem qualitativa: paradigmas e abordagens: pesquisa participante; pesquisa etnográfica, pesquisa-ação, comparativa, bibliográficas, biográficas, trajetórias e jornadas. Instrumentos auxiliares na pesquisa de campo. Interpretação de dados. Critérios de rigor: credibilidade, transferibilidade, confiabilidade. Cuidados éticos na análise de dados e elaboração de relatórios.

Análise Qualitativa  (30 h)

Professor(es): Ana Licks Almeida Silva

EMENTA:

Pesquisa qualitativa: histórico e referenciais teóricos. Etnografia e trabalho de campo.  Etnometodologia e Sociolinguística.  Abordagens interpretativas e histórico-sociais. Contribuição da Hermenêutica.

Produção de Textos Científicos  (30 h)

Professor(es): Vanessa Brasil Campos Rodríguez

EMENTA:

Investigação científica. O planejamento de pesquisa, a coleta de informações, o uso das informações bibliográficas para a produção de um texto científico. Análise e inferências. Elaboração do relatório de pesquisa. Leitura e produção de textos: saber ler, entender e transferir a leitura. Metodologia para organizar, reunir e relacionar ideias e saberes.  Como não correr o risco do plágio.

CEDRE

  • First Item
  • Second Item

PUBLICAÇÕES

  • First Item
  • Second Item