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Administração

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Histórico

A Universidade Salvador – UNIFACS nasceu em 1972, iniciando sua história com a criação da Escola de Administração de Empresas da Bahia que, ao longo dos anos, construiu e consolidou uma respeitável atuação das atividades de ensino e pesquisa na área das ciências sociais aplicadas. Instituição localizada na cidade de Salvador, esta universidade construiu e consolidou sua atuação no campo da Administração, sendo reconhecida na comunidade principalmente pela sua vocação regional, e pela formação que fornece aos seus alunos, com ênfase nas áreas tecnológica e de fomento ao empreendedorismo. Em 1997 a UNIFACS foi credenciada pelo MEC como Universidade Salvador, tornando-se a primeira universidade privada no Estado da Bahia, possuindo hoje programas de pós-graduação stricto sensu com mestrados acadêmico e profissional, e doutorados, com amplas possibilidades de expansão.

Em junho de 2010 a UNIFACS passou a integrar a Rede Laureate International Universities, maior grupo educacional de ensino superior privado do mundo. A Laureate International Universities é uma rede internacional líder em ensino superior presente em 21 países na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e Ásia. A rede é formada por mais de 50 instituições que oferecem programas de graduação e pós-graduação a 550 mil estudantes em todo o mundo, com 130 programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em áreas como Arquitetura, Artes, Negócios, Culinária, Design, Educação, Engenharia, Ciências da Saúde, Hospitalidade, Tecnologia da Informação, Direito e Medicina. Os relacionamentos e as conexões entre todas as instituições da Rede são enriquecidos com oportunidades de intercâmbio ao corpo docente e aos alunos, bem como em currículos e programas de titulação compartilhados.

Após 28 anos e com investimentos próprios em atividades de pesquisa criou o Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA, com seu Mestrado em Administração. Este mestrado tem orientação acadêmica, mas acolhe alunos com diversidade de interesses, com formação variada e, grande parte, já com larga experiência profissional. Muitos desses alunos  acabam se dedicando ao campo acadêmico: ensino de graduação e pesquisa, estimulado por uma demanda regional por docentes na área da Administração. O crescimento acelerado de instituições de ensino superior na cidade de Salvador e região metropolitana, bem como a ampliação do número de vagas em cursos de administração tem atraído muitos profissionais qualificados que buscam no mestrado a capacitação para o ensino de graduação em cursos presenciais, no ensino à distância, em cursos de duração plena e tecnológicos. Os mestres formados têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto no governo estadual e dos municípios baianos.

O Mestrado em Administração da UNIFACS norteia sua área de concentração na Administração Contemporânea das Organizações e orienta-se por três vertentes:

  • Gestão de Organizações Públicas, Privadas e Sociais;
  • Gestão de Áreas e Processos Administrativos;
  • Ensino da Administração e Aprendizagem Organizacional

 Apresentação do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA foi instituído em 2000 e oferece um Mestrado e um Curso de Especialização Acadêmica em Administração. O Mestrado em Administração oferecido pelo PPGA vem sendo reconhecido pela comunidade local e nacional por sua qualidade, tradição e seriedade.

O curso nasceu com uma orientação acadêmica a partir do resultado de esforços próprios da UNIFACS em atividades de pesquisa. Como resultado,  destaca-se a formação de mestres com significativa relevância e impacto em estratégias de organizações privadas, do terceiro setor e públicas.

O Mestrado em Administração da UNIFACS norteia sua área de concentração na Administração Contemporânea das Organizações e orienta-se por três vertentes:

  • Gestão de Organizações Públicas, Privadas e Sociais;
  • Gestão de Áreas e Processos Administrativos;
  • Ensino da Administração e Aprendizagem Organizacional

A área de concentração em Administração Contemporânea das Organizações trata de estudos de teorias que apoiam os processos de gestão das organizações, de forma reflexiva, com objetivo de entender os fenômenos que afetam o funcionamento e o desempenho dessas organizações na contemporaneidade, em contextos públicos, privados e sociais.

Nesta área desenvolvem-se pesquisas e conhecimentos práticos e críticos sobre os processos cada vez mais complexo que constituem as organizações. Globalização, mudanças tecnológicas, ampliação de competitividade e aprendizagem organizacional são algumas das dimensões que afetam as organizações e seus processos de gestão, e perpassam a construção do conhecimento nesta área de concentração.

As linhas de pesquisa desenvolvem-se em torno de estudos mais amplos acerca de questões sistêmicas das organizações e suas relações com a sociedade; com estudos focados nas funções e instrumentos gerenciais no âmbito organizacional, tanto privado quanto público; e em uma linha que trata especificamente da gestão do ensino e aprendizagem em administração. Essas linhas de pesquisa são atuais, coerentes e consistentes, e expressam a especificidade da produção do conhecimento realizada no âmbito do programa e acolhem os projetos, dissertações e artigos publicados relacionados a cada uma delas.

Objetivo

Formar e atualizar profissionais, capacitando-os para o ensino de graduação, de pós-graduação e para a pesquisa em administração.

Atualizar e capacitar profissionais para atuarem no planejamento e na gestão de organizações privadas, públicas e sociais, visando o desenvolvimento local e regional.

Áreas de Concentração

Administração Contemporânea das Organizações

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa:

As linhas de pesquisa visam atender aos objetivos do programa, privilegiando as competências, a qualificação do corpo docente e a sua capacidade de sustentar adequadamente cada uma delas.

 

Linha de pesquisa: Gestão em Organizações e Sociedade

Estuda os fenômenos organizacionais e suas conexões com as transformações econômicas, tecnológicas e sociais contemporâneas, abrangendo o campo das Organizações Públicas, Privadas e Sociais e suas relações com o Estado e a Sociedade. Compreende os estudos críticos e as novas teorias organizacionais com foco na transformação das estruturas de gestão, da cultura e das inovações tecnológicas no âmbito das organizações. Agregam-se a esta linha de pesquisa os estudos específicos sobre administração pública e suas instituições, incluindo o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

 

Linha de pesquisa: Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos

Tendo como referencia geral as questões contemporâneas da gestão organizacional, esta linha centra-se no estudo das áreas funcionais da administração e como essas áreas podem ser compreendidas no contexto das políticas e diretrizes organizacionais, bem como nos processos administrativos que operacionalizam essas políticas e diretrizes. Nesse sentido, finanças, marketing, estratégia, operações, tecnologia, competitividade, sistemas de informação, gestão de pessoas, gestão da inovação e comunicação organizacional compõem os estudos nesta linha de pesquisa, nos setores privado, público e social.

 

Linha de pesquisa: Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração

Concentra os projetos de pesquisas que visam compreender os processos de formação para o ensino de Administração, à luz das intensas transformações sociais, econômicas e organizacionais contemporâneas. Além disso, envolve estudos sobre aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento em organizações privadas, públicas e sociais. Concentra ainda projetos específicos sobre o ensino da Administração Pública.

Público Alvo

O Programa apresenta como público-alvo profissionais e pesquisadores da área de gestão, com atuação acadêmica ou executiva em organizações públicas, privadas e do terceiro setor no Estado da Bahia.

Coordenação

Profa. Élvia Fadul
Tel: 55 (71) 3273 8607

madm@unifacs.br

Secretária Acadêmica

Iracema Rosa de Moura

Tel: 55 (71) 3273 8607

Fax:55 (71) 3273 8556

iracema.moura@unifacs.br

Rua Dr. José Peroba, 251 – Stiep/CEP: 41770-235-Salvador/BA

Prof. Augusto de Oliveira Monteiro

Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia – Boston University (USA)

http://lattes.cnpq.br/0052922179596265

 

Profa. Daniela Campos Bahia Moscon 

Doutora em Administração – Universidade Federal da Bahia http://lattes.cnpq.br/1174416466970947

 

Profª. Élvia Mirian Cavalcanti Fadul – Coordenadora

Doutora em Urbanismo – Université Paris-Est Créteil-UPEC (ex Université Paris XII-França)

http://lattes.cnpq.br/5372714527331385

 

  

Prof. Jair Nascimento Santos

Doutor em Administração – Universidade Federal de Minas Gerais – École des Hautes Études Commerciales (Montréal – Canadá)

http://lattes.cnpq.br/5715434041307147

 

Prof. Lindomar Pinto da Silva

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia – École des Hautes Études Commerciales (Montréal – Canadá)

http://lattes.cnpq.br/3835932886317547

 

Prof. Manoel Joaquim Fernandes de Barros

Doutor em Educação – Universidade Federal da Bahia – Université Montréal (Canadá)

http://lattes.cnpq.br/1289764861155980

 

Prof. Miguel Angel Rivera Castro

Doutor em Energia e Meio Ambiente – Universidade Federal da Bahia

Doutor em Economia – Universidade de Santiago de Compostela – USC (Espanha)

http://lattes.cnpq.br/6058810463571073

 

Prof. Paulo Márcio da Silva Melo

Doutor em Business Studies – Waterford Institute of Technology, WIT, Irlanda.

http://lattes.cnpq.br/4959417313199706

 

Prof. Sérgio Hage Fialho

Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia

http://lattes.cnpq.br/9788763418181047

 

Prof. Sérgio Ricardo Góes de Oliveira

Doutor em Administração de Empresas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV

http://lattes.cnpq.br/4658046701245462

 

Profª. Vanessa Brasil Campos Rodríguez

Doutora em Ciências de la Información – Universidad del Pais Vasco (Espanha)

http://lattes.cnpq.br/0576335508401522

 

  • Núcleo de Pesquisa em Administração Pública e Regulação – NAPR

Líder: Profª. Dra. Élvia Mirian Cavalcanti Fadul

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5372714527331385

 

  • Núcleo de Pesquisa em Gestão e Planejamento Estratégico – NGPE

Líder: Prof. Dr. Augusto de Oliveira Monteiro

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5515034223710615

 

  • Núcleo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Tecnologia de Gestão – NEOTEG

Líder: Prof. Dr. Jair Nascimento Santos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8035538758205146

 

  • Núcleo de Pesquisa em Gestão da Educação, Aprendizagem Organizacional e Inovação – GEDAI

Líder: Prof. Dr. Sérgio Hage Fialho

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9788763418181047

 

  • Grupo de Pesquisa em Gestão de Marketing – GPGEM

Líder: Prof. Sérgio Ricardo Góes de Oliveira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324842361151206

 

  • Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais – QUANTAC

Líder: Dr. Miguel Angel Rivera Castro

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3166624473181101

 

  • Líder: Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial – NAVE

Profª. Dra. Vanessa Brasil Campos Rodríguez

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0576335508401522

 

 

a) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Ementa

Primeiras sistematizações teóricas da administração. Escopo da teoria das organizações. Visão paradigmática da teoria das organizações. Paradigma funcionalista: teorias clássicas, relações humanas, sociologia das organizações, teoria comportamental, abordagens sistêmicas. Paradigma crítico: o poder e a influência nas organizações, psicopatologia do trabalho, ideologia gerencial. Novas abordagens na teoria das organizações.

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa

Distribuições de probabilidade, amostragem, inferência, testes de hipóteses, regressão e Introdução à estatística multivariada.

 

MÉTODOS DE PESQUISA I

Ementa

Ciência, teoria e método. Pesquisa e construção do conhecimento. Campo de conhecimento: a pesquisa e a produção científica em Administração. O papel da teoria na pesquisa: a teoria no campo da administração. Métodos de investigação científica e mudança de paradigmas. Abordagens científicas relevantes. Delineamento da pesquisa: o tema e o problema, os objetivos, a revisão da literatura. Estratégia metodológica para a construção do projeto.

MÉTODOS DE PESQUISA II

EMENTA

Construção do projeto de pesquisa: componentes, fases e etapas do processo. Tipos de pesquisa. Elaboração da abordagem teórica: conceitos; argumentos; referencial teórico e modelo de análise. Elaboração do estudo empírico: questão de pesquisa; técnicas de pesquisa; pesquisas qualitativas e quantitativas. Elaboração das categorias de análise e a interpretação. Execução da pesquisa de campo, análise de dados e conclusão. A elaboração da dissertação.

METODOLOGIA E DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa

Contexto de expansão do ensino superior no Brasil. Desafios e perspectivas ao magistério superior em Administração. Formação do professor no ensino superior de Administração. As comunidades de prática como instrumento de formação do professor. Didática no ensino superior. Teorias, instrumentos, métodos, procedimentos e tecnologias adequados ao ensino superior.

b) DISCIPLINAS OPTATIVAS

ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE

Ementa

Visão histórica de estratégia. Conceitos básicos de estratégia.  Principais interpretações da gestão e planejamento estratégicos. Crítica e contradição entre as principais escolas. Dinâmica econômica e planejamento estratégico. Estratégias Competitivas.  Sustentabilidade de Vantagens Competitivas. Globalização e Vantagens Regionais. Informação, Conhecimento e Estratégia. Planejamento Estratégico versus Administração Estratégica. Estratégia e aprendizagem. A estratégia como processo complexo.

MARKETING

Ementa

O conceito de Marketing. A nova essência do Marketing e o processo histórico do mesmo. Plano e processo de gerenciamento de marketing. Marketing Global. Sistema de Informação em marketing. Princípios de pesquisa em marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing Organizacional. Análise da Concorrência. Segmentação de Mercado. Estimativa de demanda e de mercado. Estratégicas genéricas de marketing. Desenvolvimento e gerenciamento de produtos e marcas. Gerenciamento de logística. Estratégias de comunicação e promoção. Precificação. Noções de marketing eletrônico.

FINANÇAS

Ementa

Orçamento de capital. Ponto de equilíbrio, alavancagem operacional e financeira. Risco e retorno. Valor em Risco. Custo do capital. Análise de desempenho operacional e financeiro de empresas.

ECONOMIA DE EMPRESAS

Ementa

A disciplina tem por objetivo fornecer uma visão abrangente das principais questões econômicas atuais. O foco é a economia contemporânea que dá ênfase a uma análise dos problemas econômicos fundamentais com uma explicação dos conceitos para facilitar uma melhor compreensão dos impactos da realidade econômica sobre a competitividade das empresas.

GESTÃO DE TECNOLOGIA

Ementa

Conceitos de Tecnologia e de Inovação Tecnológica. Tecnologia, Inovação e Competitividade Empresarial. Estratégia e Gestão tecnológicas na empresa. A interface entre estratégias competitivas e estratégias tecnológicas. A formação de competência tecnológica na empresa. Geração, difusão, transferência, absorção e proteção de tecnologia na empresa. O desenvolvimento e a inovação de produtos e serviços. A inovação e os ciclos de vida de produtos e serviços. O desenvolvimento e a inovação dos processos da cadeia de valor. Estruturas organizacionais para a gestão da tecnologia. Avaliação dos impactos da tecnologia no negócio.

GESTÃO PÚBLICA

Ementa

A Administração Pública, seus fundamentos e conceitos básicos. Configuração de uma esfera pública. O estudo da burocracia. Atores, processos e relações entre Estado, administração pública, mercado e sociedade: privatização e regulação. Reforma do Estado. Novos desenhos organizacionais e modelos de gestão pública.

GESTÃO DE PESSOAS

Ementa

As contribuições da Administração de Recursos Humanos (ARH) ao contexto organizacional. Funções Gerenciais de ARH. Os desafios da ARH na contemporaneidade. Cenários futuros da gestão de Recursos Humanos. O fator humano no processo de gestão. Racionalidade e intuição no processo criativo. Análise e síntese na concepção de estratégias empresariais. Gestão participativa e desempenho organizacional. Recursos humanos e competitividade organizacional.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ementa

Sociedade do Conhecimento. Economia da Informação. Virtualização Organizacional. Capital Intelectual e Tele trabalho. Tecnologias da Inteligência.

GESTÃO DA INOVAÇÃO

Ementa

Ciência, Tecnologia e Economia: a Dinâmica Social da Inovação. Conceitos Básicos em Inovação e em Teoria da Firma. A Firma e a Inovação: Difusão e Fontes da Inovação, Estratégias Tecnológicas e Competitividade. Inovações Organizacionais, Setores Econômicos e Redes de Firmas. Economia da Aprendizagem. Conceito de Sistema de Inovação: dimensões nacional, setorial e regional. Modelos de Análise de Sistemas de Inovação. Sistemas de Inovação e países em desenvolvimento. Políticas Públicas para a Inovação.

GESTÃO EDUCAÇÃO

Ementa

Educação como fenômeno histórico. Interações sociológicas da área educacional. Economia da educação. Marcos legais. Instituições e organizações educacionais: princípios e operações. Aspectos tecnológicos.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Ementa

A Comunicação Social. Pressupostos históricos e contribuições interdisciplinares para a constituição do campo científico da comunicação. As principais correntes e linhas teóricas da Comunicação Social e da Imagem. Imagem de marca e logo. Comunicação nas organizações. Imagem, reputação e identidade. Relações das organizações com os públicos.

EMPREENDEDORISMO

Ementa

Empreendedorismo; características; oportunidades; desenvolvimento de atitudes empreendedoras. Novos paradigmas. Administração do crescimento da empresa. Prospecção Empresarial. Plano de Negócios. Inovação e Criatividade. Modelagem Organizacional. Pesquisa de Mercado. Técnicas de Venda. Técnicas de Negociação. Qualidade. Formação de Preços. Ferramentas Gerenciais.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Ementa

A disciplina tem como foco a internacionalização das empresas e busca analisar os estudos sobre estratégia a partir da evolução do contexto mundial e do processo de globalização. Também dá ênfase aos estudos sobre a inserção das empresas dos países emergentes no mercado mundial. Serão analisados modelos de análise da estratégia, em nível da seleção dos mercados e dos modos de presença nos países estrangeiros. A partir da analise de diversos setores de atividade, abre-se a possibilidade para compreender como as empresas agem para se internacionalizar dentro um contexto concorrencial especifico.

SOCIEDADE, TECNOLOGIA e EAD

Ementa

Relações históricas e contemporâneas entre Sociedade, Tecnologia e Ciência, com ênfase nos impactos nos processos de ensino-aprendizagem. Polidocência e novos formatos organizacionais na produção e gestão de conteúdos e atividades educacionais. Desafios pedagógicos implicados nas mudanças tecnológicas e organizacionais no campo da educação. Tendências em aplicação de tecnologias em processos de ensino-aprendizagem.

METODOS QUANTITATIVOS AVANÇADOS

Ementa

Utilização de recursos computacionais e aplicações avançadas de métodos quantitativos.

SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa

Temas Contemporâneos em Gestão Estratégica, Competitividade e Integração Ambiental.

c) ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

SEMINÁRIOS DE PROJETO

Ementa

Atividade obrigatória durante a qual o mestrando apresenta e discute sua proposta de pesquisa para elaboração da sua dissertação, com a finalidade de estruturar o seu projeto final para submetê-lo ao Exame de Qualificação.

PRÁTICA DE ENSINO

Ementa

Exercício da prática docente no ensino superior de Administração com vistas a promover a integração entre o Mestrado e o Ensino de Graduação. Elaboração de material didático e de planos de aula. Atuação como auxiliar do docente da disciplina em atividades teóricas e/ou práticas. Atendimento, por delegação do docente titular da disciplina, aos alunos da disciplina ministrada. Elaboração de relatório final sobre a experiência no magistério superior.

PESQUISA ORIENTADA I

Ementa: Conforme contexto e turma

 

PESQUISA ORIENTADA II

Ementa: Conforme contexto e turma

 

PESQUISA ORIENTADA III

Ementa: Conforme contexto e turma

 

PESQUISA ORIENTADA IV

Ementa: Conforme contexto e turma

DETALHES

    Valor atual do investimento

    1) 30 (trinta) parcelas de R$ 1.566,78**
    reajustáveis anualmente no mês de fevereiro, com base no IGPM

    2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).