Administração

Group of happy business people discussing papers at meeting

Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA foi instituído no ano 2000 e oferece um Mestrado em Administração e um Curso de Especialização Acadêmica em Administração. O Mestrado em Administração oferecido pelo PPGA vem sendo reconhecido pela comunidade por sua qualidade, tradição e seriedade. Criado em 2000, formou seus primeiros mestres em 2002.

Nasceu com uma orientação de Mestrado Acadêmico a partir do resultado de esforços próprios da UNIFACS em atividades de pesquisa. Apesar de sua orientação acadêmica, o Mestrado acolhe alunos com diversidade de interesses, com formação variada e grande parte já com larga experiência profissional. Ainda assim, há uma tendência de muitos desses alunos de se dedicarem ao campo acadêmico, ao ensino de graduação e à pesquisa, estimulados por uma demanda regional por docentes na área da Administração. Dentre as ações do mestrado que têm relevância, impacto e repercussão local e regional, cabe, então, destacar a formação de mestres, que têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto em instituições públicas e do terceiro setor.

O programa vem atendendo aos que querem ingressar ou prosseguir na carreira docente, mas o curso também tem ampla inserção local e regional. Os mestres formados têm tido atuação relevante, tanto em organizações privadas quanto nas do governo do estado e dos municípios baianos.

O curso hoje está centrado em uma área de concentração que é a Administração Contemporânea das Organizações e se desenvolve através de três linhas de pesquisa. Esta área de concentração em Administração Contemporânea das Organizações trata de estudos de teorias que apoiam os processos de gestão das organizações, de forma reflexiva, com objetivo de entender os fenômenos que afetam o funcionamento e o desempenho dessas organizações na contemporaneidade, em contextos públicos, privados e sociais.

Nesta área desenvolvem-se pesquisas e conhecimentos práticos e críticos sobre os processos cada vez mais complexo que constituem as organizações. Globalização, mudanças tecnológicas, ampliação de competitividade e aprendizagem organizacional são algumas das dimensões que afetam as organizações e seus processos de gestão, e perpassam a construção do conhecimento nesta área de concentração.

As linhas de pesquisa desenvolvem-se em torno de estudos mais amplos acerca de questões sistêmicas das organizações e suas relações com a sociedade; com estudos focados nas funções e instrumentos gerenciais no âmbito organizacional, tanto privado quanto público; e em uma linha que trata especificamente da gestão do ensino e aprendizagem em administração. Essas linhas de pesquisa são atuais, coerentes e consistentes, e expressam a especificidade da produção do conhecimento realizada no âmbito do programa e acolhem os projetos, dissertações e artigos publicados relacionados a cada uma delas.

Área de Concentração

Administração Contemporânea das Organizações

As linhas de pesquisa visam atender aos objetivos do programa, privilegiando as competências, a qualificação do corpo docente e a sua capacidade de sustentar adequadamente cada uma delas.

Linhas de Pesquisa

  • Linha de pesquisa: Gestão em Organizações e Sociedade

Estuda os fenômenos organizacionais e suas conexões com as transformações econômicas, tecnológicas e sociais contemporâneas, abrangendo o campo das Organizações Públicas, Privadas e Sociais e suas relações com o Estado e a Sociedade. Compreende os estudos críticos e as novas teorias organizacionais com foco na transformação das estruturas de gestão, da cultura e das inovações tecnológicas no âmbito das organizações. Agregam-se a esta linha de pesquisa os estudos específicos sobre administração pública e suas instituições, incluindo o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

  • Linha de pesquisa: Gestão de Áreas da Administração e de Processos Administrativos

Tendo como referencia geral as questões contemporâneas da gestão organizacional, esta linha centra-se no estudo das áreas funcionais da administração e como essas áreas podem ser compreendidas no contexto das políticas e diretrizes organizacionais, bem como nos processos administrativos que operacionalizam essas políticas e diretrizes. Nesse sentido, finanças, marketing, estratégia, operações, tecnologia, competitividade, sistemas de informação, gestão de pessoas, gestão da inovação e comunicação organizacional compõem os estudos nesta linha de pesquisa, nos setores privado, público e social.

  • Linha de pesquisa: Gestão do Ensino e Aprendizagem em Administração

Concentra os projetos de pesquisas que visam compreender os processos de formação para o ensino de Administração, à luz das intensas transformações sociais, econômicas e organizacionais contemporâneas. Além disso, envolve estudos sobre aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento em organizações privadas, públicas e sociais. Concentra ainda projetos específicos sobre o ensino da Administração Pública.

Coordenação

Prof° Élvia Mirian Cavalcanti Fadul

elvia@unifacs.br

Secretária Acadêmica

Iracema Moura

Tel: 55 (71) 3273-8607

iracema.moura@unifacs.br

Links Úteis

ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração http://www.anpad.org.br/

Teste Anpad – http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad.php

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior http://www.capes.gov.br

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico http://www.cnpq.br

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística http://www.ibge.gov.br

FAPESB – Fundação de Amparo à pesquisa do estado da Bahia http://www.fapesb.ba.gov.br/

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos http://www.finep.gov.br/

Endereço

Edifício Civil Empresarial, Rua Doutor José Peroba, n. 251, STIEP, CEP: 41.770-235, Salvador/Ba

madm@unifacs.br

Prof. Augusto de Oliveira Monteiro

Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia – Boston University (USA)

http://lattes.cnpq.br/0052922179596265

 

Profa. Daniela Campos Bahia Moscon 

Doutora em Administração – Universidade Federal da Bahia http://lattes.cnpq.br/1174416466970947

 

Profª. Élvia Mirian Cavalcanti Fadul – Coordenadora

Doutora em Urbanismo – Université Paris-Est Créteil-UPEC (ex Université Paris XII-França)

http://lattes.cnpq.br/5372714527331385

 

Prof. Jair Nascimento Santos

Doutor em Administração – Universidade Federal de Minas Gerais – École des Hautes Études Commerciales (Montréal – Canadá)

http://lattes.cnpq.br/5715434041307147

 

Prof. Lindomar Pinto da Silva

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia – École des Hautes Études Commerciales (Montréal – Canadá)

http://lattes.cnpq.br/3835932886317547

 

Prof. Manoel Joaquim Fernandes de Barros

Doutor em Educação – Universidade Federal da Bahia – Université Montréal (Canadá)

http://lattes.cnpq.br/1289764861155980

 

Prof. Miguel Angel Rivera Castro

Doutor em Energia e Meio Ambiente – Universidade Federal da Bahia

Doutor em Economia – Universidade de Santiago de Compostela – USC (Espanha)

http://lattes.cnpq.br/6058810463571073

 

Prof. Paulo Márcio da Silva Melo

Doutor em Business Studies – Waterford Institute of Technology, WIT, Irlanda.

http://lattes.cnpq.br/4959417313199706

 

Prof. Sérgio Hage Fialho

Doutor em Administração – Universidade Federal da Bahia

http://lattes.cnpq.br/9788763418181047

 

Prof. Sergio Paulo Maravilhas Lopes

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.

http://lattes.cnpq.br/0954186381437924

Prof. Sérgio Ricardo Góes de Oliveira

Doutor em Administração de Empresas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV

http://lattes.cnpq.br/4658046701245462

 

Profª. Vanessa Brasil Campos Rodríguez

Doutora em Ciências de la Información – Universidad del Pais Vasco (Espanha)

http://lattes.cnpq.br/0576335508401522

 

  • Núcleo de Pesquisa em Administração Pública e Regulação – NAPR

Líder: Profª. Dra. Élvia Mirian Cavalcanti Fadul

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5372714527331385

 

  • Núcleo de Pesquisa em Gestão e Planejamento Estratégico – NGPE

Líder: Prof. Dr. Augusto de Oliveira Monteiro

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5515034223710615

 

  • Núcleo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Tecnologia de Gestão – NEOTEG

Líder: Prof. Dr. Jair Nascimento Santos

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8035538758205146

 

  • Núcleo de Pesquisa em Gestão da Educação, Aprendizagem Organizacional e Inovação – GEDAI

Líder: Prof. Dr. Sérgio Hage Fialho

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9788763418181047

 

  • Grupo de Pesquisa em Gestão de Marketing – GPGEM

Líder: Prof. Sérgio Ricardo Góes de Oliveira

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324842361151206

 

  • Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais – QUANTAC

Líder: Dr. Miguel Angel Rivera Castro

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3166624473181101

 

  • Líder: Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial – NAVE

Profª. Dra. Vanessa Brasil Campos Rodríguez

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/0576335508401522

 

 

a) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Ementa

Primeiras sistematizações teóricas da administração. Escopo da teoria das organizações. Visão paradigmática da teoria das organizações. Paradigma funcionalista: teorias clássicas, relações humanas, sociologia das organizações, teoria comportamental, abordagens sistêmicas. Paradigma crítico: o poder e a influência nas organizações, psicopatologia do trabalho, ideologia gerencial. Novas abordagens na teoria das organizações.

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa

Distribuições de probabilidade, amostragem, inferência, testes de hipóteses, regressão e Introdução à estatística multivariada.

 

MÉTODOS DE PESQUISA I

Ementa

Ciência, teoria e método. Pesquisa e construção do conhecimento. Campo de conhecimento: a pesquisa e a produção científica em Administração. O papel da teoria na pesquisa: a teoria no campo da administração. Métodos de investigação científica e mudança de paradigmas. Abordagens científicas relevantes. Delineamento da pesquisa: o tema e o problema, os objetivos, a revisão da literatura. Estratégia metodológica para a construção do projeto.

MÉTODOS DE PESQUISA II

EMENTA

Construção do projeto de pesquisa: componentes, fases e etapas do processo. Tipos de pesquisa. Elaboração da abordagem teórica: conceitos; argumentos; referencial teórico e modelo de análise. Elaboração do estudo empírico: questão de pesquisa; técnicas de pesquisa; pesquisas qualitativas e quantitativas. Elaboração das categorias de análise e a interpretação. Execução da pesquisa de campo, análise de dados e conclusão. A elaboração da dissertação.

METODOLOGIA E DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

Ementa

Contexto de expansão do ensino superior no Brasil. Desafios e perspectivas ao magistério superior em Administração. Formação do professor no ensino superior de Administração. As comunidades de prática como instrumento de formação do professor. Didática no ensino superior. Teorias, instrumentos, métodos, procedimentos e tecnologias adequados ao ensino superior.

b) DISCIPLINAS OPTATIVAS

ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE

Ementa

Visão histórica de estratégia. Conceitos básicos de estratégia.  Principais interpretações da gestão e planejamento estratégicos. Crítica e contradição entre as principais escolas. Dinâmica econômica e planejamento estratégico. Estratégias Competitivas.  Sustentabilidade de Vantagens Competitivas. Globalização e Vantagens Regionais. Informação, Conhecimento e Estratégia. Planejamento Estratégico versus Administração Estratégica. Estratégia e aprendizagem. A estratégia como processo complexo.

MARKETING

Ementa

O conceito de Marketing. A nova essência do Marketing e o processo histórico do mesmo. Plano e processo de gerenciamento de marketing. Marketing Global. Sistema de Informação em marketing. Princípios de pesquisa em marketing. Comportamento do Consumidor. Marketing Organizacional. Análise da Concorrência. Segmentação de Mercado. Estimativa de demanda e de mercado. Estratégicas genéricas de marketing. Desenvolvimento e gerenciamento de produtos e marcas. Gerenciamento de logística. Estratégias de comunicação e promoção. Precificação. Noções de marketing eletrônico.

FINANÇAS

Ementa

Orçamento de capital. Ponto de equilíbrio, alavancagem operacional e financeira. Risco e retorno. Valor em Risco. Custo do capital. Análise de desempenho operacional e financeiro de empresas.

ECONOMIA DE EMPRESAS

Ementa

A disciplina tem por objetivo fornecer uma visão abrangente das principais questões econômicas atuais. O foco é a economia contemporânea que dá ênfase a uma análise dos problemas econômicos fundamentais com uma explicação dos conceitos para facilitar uma melhor compreensão dos impactos da realidade econômica sobre a competitividade das empresas.

GESTÃO DE TECNOLOGIA

Ementa

Conceitos de Tecnologia e de Inovação Tecnológica. Tecnologia, Inovação e Competitividade Empresarial. Estratégia e Gestão tecnológicas na empresa. A interface entre estratégias competitivas e estratégias tecnológicas. A formação de competência tecnológica na empresa. Geração, difusão, transferência, absorção e proteção de tecnologia na empresa. O desenvolvimento e a inovação de produtos e serviços. A inovação e os ciclos de vida de produtos e serviços. O desenvolvimento e a inovação dos processos da cadeia de valor. Estruturas organizacionais para a gestão da tecnologia. Avaliação dos impactos da tecnologia no negócio.

GESTÃO PÚBLICA

Ementa

A Administração Pública, seus fundamentos e conceitos básicos. Configuração de uma esfera pública. O estudo da burocracia. Atores, processos e relações entre Estado, administração pública, mercado e sociedade: privatização e regulação. Reforma do Estado. Novos desenhos organizacionais e modelos de gestão pública.

GESTÃO DE PESSOAS

Ementa

As contribuições da Administração de Recursos Humanos (ARH) ao contexto organizacional. Funções Gerenciais de ARH. Os desafios da ARH na contemporaneidade. Cenários futuros da gestão de Recursos Humanos. O fator humano no processo de gestão. Racionalidade e intuição no processo criativo. Análise e síntese na concepção de estratégias empresariais. Gestão participativa e desempenho organizacional. Recursos humanos e competitividade organizacional.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Ementa

Sociedade do Conhecimento. Economia da Informação. Virtualização Organizacional. Capital Intelectual e Tele trabalho. Tecnologias da Inteligência.

GESTÃO DA INOVAÇÃO

Ementa

Ciência, Tecnologia e Economia: a Dinâmica Social da Inovação. Conceitos Básicos em Inovação e em Teoria da Firma. A Firma e a Inovação: Difusão e Fontes da Inovação, Estratégias Tecnológicas e Competitividade. Inovações Organizacionais, Setores Econômicos e Redes de Firmas. Economia da Aprendizagem. Conceito de Sistema de Inovação: dimensões nacional, setorial e regional. Modelos de Análise de Sistemas de Inovação. Sistemas de Inovação e países em desenvolvimento. Políticas Públicas para a Inovação.

GESTÃO EDUCAÇÃO

Ementa

Educação como fenômeno histórico. Interações sociológicas da área educacional. Economia da educação. Marcos legais. Instituições e organizações educacionais: princípios e operações. Aspectos tecnológicos.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Ementa

A Comunicação Social. Pressupostos históricos e contribuições interdisciplinares para a constituição do campo científico da comunicação. As principais correntes e linhas teóricas da Comunicação Social e da Imagem. Imagem de marca e logo. Comunicação nas organizações. Imagem, reputação e identidade. Relações das organizações com os públicos.

EMPREENDEDORISMO

Ementa

Empreendedorismo; características; oportunidades; desenvolvimento de atitudes empreendedoras. Novos paradigmas. Administração do crescimento da empresa. Prospecção Empresarial. Plano de Negócios. Inovação e Criatividade. Modelagem Organizacional. Pesquisa de Mercado. Técnicas de Venda. Técnicas de Negociação. Qualidade. Formação de Preços. Ferramentas Gerenciais.

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Ementa

A disciplina tem como foco a internacionalização das empresas e busca analisar os estudos sobre estratégia a partir da evolução do contexto mundial e do processo de globalização. Também dá ênfase aos estudos sobre a inserção das empresas dos países emergentes no mercado mundial. Serão analisados modelos de análise da estratégia, em nível da seleção dos mercados e dos modos de presença nos países estrangeiros. A partir da analise de diversos setores de atividade, abre-se a possibilidade para compreender como as empresas agem para se internacionalizar dentro um contexto concorrencial especifico.

SOCIEDADE, TECNOLOGIA e EAD

Ementa

Relações históricas e contemporâneas entre Sociedade, Tecnologia e Ciência, com ênfase nos impactos nos processos de ensino-aprendizagem. Polidocência e novos formatos organizacionais na produção e gestão de conteúdos e atividades educacionais. Desafios pedagógicos implicados nas mudanças tecnológicas e organizacionais no campo da educação. Tendências em aplicação de tecnologias em processos de ensino-aprendizagem.

METODOS QUANTITATIVOS AVANÇADOS

Ementa

Utilização de recursos computacionais e aplicações avançadas de métodos quantitativos.

SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Ementa

Temas Contemporâneos em Gestão Estratégica, Competitividade e Integração Ambiental.

c) ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

SEMINÁRIOS DE PROJETO

Ementa

Atividade obrigatória durante a qual o mestrando apresenta e discute sua proposta de pesquisa para elaboração da sua dissertação, com a finalidade de estruturar o seu projeto final para submetê-lo ao Exame de Qualificação.

PRÁTICA DE ENSINO

Ementa

Exercício da prática docente no ensino superior de Administração com vistas a promover a integração entre o Mestrado e o Ensino de Graduação. Elaboração de material didático e de planos de aula. Atuação como auxiliar do docente da disciplina em atividades teóricas e/ou práticas. Atendimento, por delegação do docente titular da disciplina, aos alunos da disciplina ministrada. Elaboração de relatório final sobre a experiência no magistério superior.

PESQUISA ORIENTADA I

Ementa: Conforme contexto e turma

 

PESQUISA ORIENTADA II

Ementa: Conforme contexto e turma

 

PESQUISA ORIENTADA III

Ementa: Conforme contexto e turma

 

PESQUISA ORIENTADA IV

Ementa: Conforme contexto e turma

VEJA TAMBÉM

Período de inscrição: 02 de janeiro de 2017 a 03 de fevereiro de 2017

Número de vagas: 10 (dez) vagas.

Linhas de pesquisa:
a) Gestão em organizações
b) Gestão de áreas e processos administrativos
c) Ensino e aprendizagem em administração

Seleção:
a) Análise do Anteprojeto de Pesquisa, tendo por base a sua adequação às linhas de pesquisa do Mestrado;
b) Análise do Currículo Lattes;
c) Redação Temática;
d) Entrevista com os Candidatos;
e) Resultado do Teste ANPAD;

 

Taxa de inscrição: R$ 80,00

Valor atual do Investimento:
1) 30 (trinta) parcelas de R$ 1.767,82 (hum mil, setecentos e sessenta e sete reais e oitenta e dois centavos) reajustáveis no mês de fevereiro, com base no IGPM. Com pagamento efetuado até o dia 30, é concedido desconto de 5%.
2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Informações: Mestrado em Administração (Prédio da Reitoria, 7º andar, tels 3273-8607; 3273-8595; ou pelo e-mail: madm@unifacs.br). Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária – (71) 3273-5121- e-mail: evandro.gesteira@unifacs.br

Acesse o edital – Ficha de InscriçãoModelo de Anteprojeto 2017

Publicações

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Revista Gestão & Planejamento – G&P

Classificação Qualis Capes:

  • B1 – Planejamento Urbano e Regional/Demografia
  • B2 – Administração, Ciências Contábeis e Turismo
  • B3 – Interdisciplinar
  • B4 – Ciências Sociais Aplicadas I
  • B3 – Ciência Política e Relações Internacionais
  • B3 – Ciências Ambientais
  • B5 – Engenharias I
  • B5 – Ensino
  • B5 – Geografia

DETALHES

    Valor atual do investimento

    1) 30 (trinta) parcelas de R$ 1.767,82**
    reajustáveis anualmente no mês de fevereiro, com base no IGPM

    2) Taxa de Banca de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).