Jovens empreendedores Ouvimos você

Jovens Baianos Inovam Forma das Empresas Ouvirem seus Clientes

Empreendedores, os jovens criaram um sistema acessado por QR code, que permite deixar sugestões, enviadas na mesma hora para os donos de estabelecimentos comerciais e de serviços

Caixa de sugestões? Ligações para SAC? Esperas intermináveis no call center? Tudo isso é coisa do passado. Pelo menos é o que pretende o projeto Ouvimos você, idealizado pelos estudantes de Engenharia Mecatrônica da Unifacs Brunno Araújo e Lucas Leite.

O projeto consiste em um sistema de comunicação que possibilita aos consumidores entrar em contato diretamente com uma empresa e deixar sua reclamação, sugestão, crítica ou elogio sobre a qualidade dos serviços, produtos e atendimento recebido.

A ideia surgiu a partir de uma experiência negativa que os criadores do sistema tiveram em um jantar. “Era aniversário de minha esposa e estávamos em um restaurante junto com outros amigos. O atendimento tinha sido muito ruim e queríamos deixar uma reclamação. Para isso, nos deram um papelzinho onde anotamos a crítica e infelizmente nunca tivemos resposta”, relembra Brunno.  Nascia ali o Ouvimos Você.

Mas como funciona o projeto na prática? Lucas explica. “Basicamente, nós instalamos comunicações no ambiente dos estabelecimentos, como adesivos, displays, cartazes. Esse material é personalizado com um QR code e um link que apontam para o sistema Ouvimos Você. Assim, o cliente dessas empresas pode, através do seu próprio celular e de uma forma simples, prática e rápida, deixar sua sugestão ou reclamação”.

A avaliação do cliente registrada no sistema é enviada na mesma hora por e-mail para a empresa e quem recebe diretamente esses feedbacks, na maior parte dos casos, são os próprios donos dos estabelecimentos. “Isso garante praticidade e permite que a avaliação não se perca, oferecendo às empresas uma forma de conhecer  o seu cliente e focar naquilo que podem melhorar para elevar a qualidade do serviço”, opina Brunno.

Desde a criação do projeto em janeiro de 2018, mais de 230 empresas de diferentes segmentos (restaurantes, cafeterias, academias, clínicas etc) já aderiram ao sistema e mais de 12 mil avaliações já foram registradas através do Ouvimos Você.

Jovens empreendedores – O Ouvimos Você surgiu a partir de uma experiência de jantar ruim mas também da parceria e do incentivo ao empreendedorismo vivenciado por Brunno e Lucas dentro da universidade. Os jovens se conheceram cursando Engenharia Mecatrônica na Unifacs, e ao longo do curso, guiados pela crença de que a engenharia transforma, participaram de diversas competições de tecnologia e robótica tanto nacionais quanto internacionais.

Eles foram vencedores, por exemplo, da etapa local do Prêmio James McGuire 2017 e finalistas na etapa global. Com o valor em dinheiro dos prêmios conquistados durante o curso, Brunno e Lucas saíram de seus respectivos estágios e passaram a se dedicar integralmente ao desenvolvimento e venda dos produtos que concebiam.

“É sonho de todo engenheiro inovar e construir algo para mudar o mundo. Desde criança, eu gostava de criar, desenvolver coisas… pegava brinquedos e transformava”, revela Brunno.

Foi a partir desse perfil que ele criou junto com Lucas a empresa FazLabs – Soluções em Software e Hardware, que atualmente é um dos projetos desenvolvidos na incubadora de negócios da Unifacs e conta com mais dois sócios: o estudante de administração Victor Kraus e o engenheiro mecânico recém-formado pela universidade Maurício Rodeiro. O Ouvimos você é resultado desse movimento empreendedor dos jovens.

ane.milena