Autoavaliação Institucional

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Autoavaliação Institucional

O processo de Autoavaliação Institucional teve início na UNIFACS desde a vigência do PAUIB – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras em 1995. A partir de 2004, com a implantação do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, a UNIFACS adequou sua Autoavaliação tendo como referência as dez dimensões estabelecidas neste sistema.

No seu projeto a Autoavaliação a UNIFACS define como objetivo principal subsidiar o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional e obter informações da comunidade acadêmica numa perspectiva multidimensional, de modo a subsidiar e legitimar a implementação de estratégias para a correção de rumos e consolidação de seus objetivos.

Para concretização de seus objetivos o processo de Autoavaliação da UNIFACS desenvolve ações a partir dos seguintes pilares:

  • A Autoavaliação Institucional – com foco na avaliação das dez dimensões do SINAES no contexto da UNIFACS
  • Seminários de Autoavaliação Institucional – realizado no âmbito dos cursos da Instituição com a participação direta de docentes, discentes e colaboradores
  • Avaliação Docente/Discente – principal instrumento de acompanhamento do desempenho acadêmico dos docentes a partir de diversos indicadores de gestão e de feedback tanto para os docentes quanto para discentes.

Comissão Própria de Avaliação – CPA

A CPA desenvolve um trabalho participativo da comunidade acadêmica para a construção dos instrumentos a serem utilizados de acordo com os objetivos previstos no Projeto de Autoavaliação Institucional e as metas definidas no PDI.

Para garantir representatividade da comunidade interna e externa, a CPA, conforme previsto em seu regulamento, é constituída pelos seguintes membros: dois representantes do corpo docente, dois representantes do corpo discente, dois representantes do corpo técnico-administrativo e dois representantes da sociedade civil.

Resultados do processo da Autoavaliação

A divulgação dos resultados do processo autoavaliativo institucional é realizada principalmente através dos Portais Acadêmicos, do Docente, do Estudante e do Colaborador. Outro canal de divulgação são os próprios Seminários de Autoavaliação, onde são apresentados os resultados, as ações de melhorias implementadas no compromisso com a qualidade acadêmica.