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Gestão Comercial

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O Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial tem como objetivo oferecer formação específica de nível superior para profissionais que atuam ou desejam atuar em empresas comerciais ou de serviços do setor varejista ou atacadista e indústrias que comercializam produtos através do varejo.

Os principais diferenciais do curso de Gestão Comercial são seu corpo docente, formato por professores que desempenham atividades no setor varejista e com experiência empresarial ou executiva, o que facilita a adequação do conteúdo e o processo de contextualização.

O conteúdo programático do curso é focado na área de varejo e conta com grade curricular capaz de oferecer aos alunos o conhecimento necessário à gestão de empreendimentos varejistas e a habilitação para a implementação de empreendimentos próprios.

Muitos alunos já atuam no mercado, permitindo a elevação do nível de discussão em sala e a ampliação da rede de relacionamento. Vários deles conseguiram novos empregos ou foram recolocados no mercado através da rede criada na instituição.

Público-Alvo:

Empresários lojistas de pequeno e médio porte; supervisores e técnicos das áreas de varejo; gerentes de supermercados, grandes lojas de materiais de construção; profissionais que já atuam na área varejista, mas que não possuem formação específica; alunos egressos do ensino médio e que desejam formação na área.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 707 DE 18.12.2013 – D.O.U de 19.12.2013

É amplo o mercado de trabalho para quem atua em gestão comercial. O graduado pode atuar em empresas Comerciais do setor varejista; atacadistas; empresas de serviço do setor varejista, e indústrias que comercializam produtos através do varejo.

Links interessantes

ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores
A ABAD representa empresas atacadistas e distribuidores que comercializam: produtos alimentícios industrializados. Promove o intercâmbio entre as indústrias e as empresas do setor além da realização de convenções, feiras, congressos e seminários.
http://www.abad.com.br/index2.html

ABF – Associação Brasileira de Franchising
A ABF divulga, defende e promove o desenvolvimento técnico e institucional de Franchising. Oferece um amplo calendário de cursos e eventos destinados aos que desejam ingressar no Sistema de Franchising.
http://www.portaldofranchising.com.br/default.asp

ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers
A Associação Brasileira de Shopping Centers é a entidade que representa oficialmente o setor no País. Reúne entre seus associados os principais empreendedores, administradores, prestadores de serviços e lojistas do setor e tem por objetivo o fortalecimento dessa indústria em âmbito nacional.
http://www.portaldoshopping.com.br/novo/

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
Representa o setor de supermercados junto à sociedade e ao governo, além de estimular o saudável intercâmbio com os fornecedores, num esforço dirigido ao melhor atendimento dos consumidores.
http://www.abrasnet.com.br/

ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Representa e desenvolve o setor de alimentação fora do lar, promovendo ações que contribuam para o crescimento sustentável do Brasil.
http://www.abrasel.com.br/

ALSHOP – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping
Representa o lojista de shopping no setor do varejo frente aos empreendedores de shopping, atuando como parceiro ativo diante das necessidades de seus associados e parceiros, integrando a categoria e criando atividades para melhoria da capacitação dos profissionais de varejo de shopping, através das inovações continuadas e experiência internacional.
http://www.alshop.com.br/

CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por representantes de cada um dos estados que agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que associam por adesão voluntária mais de 2 milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia.
http://www.cacb.org.br/index_cacb.htm

CARTÃO BNDES
É um produto que, baseado no conceito de cartão de crédito, visa financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/

CNC – Confederação Nacional do Comércio
Entidade sindical que representa os direitos e interesses dos quase cinco milhões de empreendedores do comércio de bens, de serviços e de turismo de todo o Brasil.
http://www.portaldocomercio.org.br

CNDL – – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
Integrada às autoridades governamentais, busca a obtenção de meios que permitam o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a redução da carga tributária, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento de nosso país. Assim é a CNDL, a maior entidade representativa do comércio lojista.
http://www.cndl.org.br/2008/index.php

IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo
Fortalece a representação de empresas varejistas de diferentes setores de atuação nacional.
http://www.idv.org.br/

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. A instituição foi criada em 1972, como resultado de iniciativas pioneiras que tinham como foco estimular o empreendedorismo no país.
http://www.sebrae.com.br/paginaInicial

IMG_0971Profª Me. Ilka Carrera

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas e pós graduada em marketing pela Universidade Salvador – UNIFACS; Especialista em Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia Empresarial – FTE; Mestre em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS. Trabalhou durante seis anos em shopping center e realiza consultoria na área de marketing para varejistas locais. Atua no segmento de comunicação e marketing há 20 anos em organizações dos segmentos de varejo, educação, publicidade e eventos.

 

 


Contato

(55) 71 3344-3074 ilka.carrera@unifacs.br

1º semestre

  • Gestão de Pessoas
  • Matemática Financeira
  • Fundamentos de Marketing
  • Gestão das Organizações
  • Antropologia e Cultura
  • Projeto Integrador I


2º semestre

  • Direito Empresarial
  • Comportamento de Consumo
  • Estratégias de Negociação
  • Gestão de Custos
  • Optativa (Empreendedorismo ou Libras)
  • Projeto Integrador II
  • Atividades Complementares


3º semestre

  • Marketing de Relacionamento
  • Gestão de Franquias
  • Sistemas de Informações Gerenciais
  • Estratégias em Vendas
  • Gestão Orçamentária 
  • Liderança e Gestão de Equipes
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Projeto Integrador III


4º semestre

  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Desenvolvimento de Negócios
  • Canais de Distribuição
  • Pesquisa de Marketing
  • Desafios Contemporâneos
  • Projeto Integrador IV
  • Atividades Complementares


Matriz-Tec-GestaoComercial

DETALHES

Duração: 2 anos

Turnos e Valores:

Salvador  – Campus Tancredo Neves
Noturno – R$ 576,52 **

Salvador – Campus Lapa
Matutino – R$ 378,45 ** (SEMIPRESENCIAL)
Noturno – R$ 436,05 ** (PRESENCIAL)

Feira de Santana
Matutino – R$ 387,03 **
Noturno – R$ 387,03 **

 

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves 
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021
E-mail: antonio.carlos@pro.unifacs.br

Campus Lapa
Av. Joana Angélica, 362 – Nazaré
Salvador – Bahia. CEP. 40.050-000

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