Relações Públicas

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As Relações Públicas compõem uma das habilitações da área da Comunicação Social. Paulo Nassar, mestre e doutor em Relações Públicas pela USP, afirma que o que está em alta no mercado é todo o campo em que os profissionais da área de Comunicação atuam: o da comunicação de organizações. E para quem quiser “pegar o bonde” na frente, complementa Nassar, o curso de Relações Públicas facilita o ingresso do profissional no setor de Comunicação. Assim, quem faz o curso em nível de graduação em Relações Públicas já começa com uma vantagem competitiva.

O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas é capaz de planejar, organizar, dirigir e avaliar, de forma global e integrada, a comunicação nas empresas ou organizações, que podem ser públicas ou privadas, ou mesmo a gestão da comunicação de uma personalidade, de uma comunidade, entre outros. O objetivo da sua atuação é desenvolver políticas de integração com os diversos públicos que se relacionam com a instituição. Desta forma, o profissional de Relações Públicas trabalha com a comunicação integrada e planejada estrategicamente.

O Curso de Relações Públicas foi o primeiro da UNIFACS na área de Comunicação e é referência no mercado baiano, tendo sido responsável pela formação do maior número de graduados em Relações Públicas na Bahia, distribuídos em 22 turmas formadas em 23 anos de existência. Possui uma imagem consolidada de respeito e credibilidade.

O curso oferece uma formação profissional técnica e teórica sólida na área específica das relações públicas, da comunicação e também da gestão corporativa, o que viabiliza o exercício consciente e responsável da profissão. A matriz curricular do curso é organizada para conceder foco na gestão da comunicação organizacional e no planejamento integrado da comunicação. Redação Jornalística e Institucional, Assessoria de Imprensa, Teoria e Técnica da Propaganda, Produção Gráfica e Mídia são algumas das disciplinas que dialogam com as principais áreas da Comunicação Social. Também são trabalhados outros eixos temáticos que compreendem a administração, a psicologia social, o marketing, a publicidade e propaganda, os recursos humanos, a gestão financeira e de custos, entre outros.

Entendemos que o profissional de Relações Públicas é um Gestor da Comunicação e, para tanto, é necessária a compreensão da lógica de funcionamento das empresas e do diálogo entre as áreas que as compõem.

Diferenciais do curso de Relações Públicas da UNIFACS:

– Disciplinas técnicas da área 100% ministradas por profissionais graduados em Relações Públicas.

– Laboratórios de fotografia, estúdio e revelação.

– Laboratórios de áudio, vídeo e editoração.

– Contato com o mercado de trabalho desde o primeiro ano do curso, através de práticas incentivadas nas disciplinas e nas atividades extraclasse, bem como a obrigatoriedade de um estágio na área de comunicação supervisionado por um professor do curso.

– Incentivo à pesquisa e extensão através dos projetos de iniciação científica, possibilitando aos estudantes vivência e exploração do ambiente acadêmico e a continuidade dos seus estudos em cursos de mestrado e doutorado.

– Atuação na Gritto Comunicação, empresa júnior composta por estudantes dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing e Design.

– A proposta da empresa, orientada por um professor do curso, é prestar serviços de Comunicação Integrada para seus clientes internos e externos.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria nº 623 DE 25.11.2013 – D.O.U de 26.11.2013

A área de Relações Públicas tornou-se mais estratégica e valorizada nos últimos anos. As empresas instaladas na Bahia e no Brasil têm incorporado gradativamente, nas suas estruturas, o funcionamento da área específica de Comunicação. Outras organizações optam pela contratação terceirizada de empresas e/ou profissionais especializados nas áreas de comunicação. O fato é que, cada dia mais, a Comunicação é entendida como indispensável para o bom desempenho organizacional. A confirmação disso é indicada pelo fato de que, nos últimos anos, acompanhamos um aumento nas contratações e nos salários, o que comprova a valorização dos profissionais da área.

O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pode atuar em departamentos/setores de comunicação em empresas em geral, nas assessorias e consultorias de comunicação, em assessorias de imprensa, empresas de eventos, agências de publicidade, organizações sociais públicas ou privadas e em fundações. Isso constitui apenas uma amostra do âmbito de atuação de um profissional de Relações Públicas.

A maioria dos profissionais egressos do curso de Relações Públicas da UNIFACS está atuando na grande área da comunicação.



Órgãos e Associações de Classe

Conselho Regional de Relações Públicas – CONRERP (3º região)
Link: www.conrerpmg.org.br

O CONRERP é o Conselho Profissional que regulamenta e regula a profissão de Relações Públicas no Brasil. A profissão é regulamentada pela Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967 e esclarece que toda pessoa que exercer profissionalmente as atividades de Relações Públicas, utilizando-se dessa nomenclatura ou não, deve ser Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, e deve buscar registrar-se no Conselho Regional da sua região.


Delegacia Relações Públicas – Bahia

Twitter: @rpbahia
Blog: http://blog.clickgratis.com.br/delegaciaconrerpba/
A Delegacia de Relações Públicas é uma autarquia e constitui-se como uma representação, no município de Salvador, do Conselho Regional de Relações Públicas da 3º Região (CONRERP).


Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE)

Link: www.aberje.com.br/associacao_capitulos.asp
A ABERJE tem por objetivo discutir e promover a Comunicação Empresarial e Organizacional como função administrativa, política, cultural e simbólica de gestão estratégica das organizações e de fortalecimento da cidadania. As ações da entidade estão centradas na Informação, Comunicação e Relacionamento com os diversos públicos, entidades, empresas e instituições.

Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP)
Link: http://abrp.com.br/ A ABRP tem como finalidades congregar profissionais de Relações Públicas e outras pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades dentro dos campos da comunicação, administração, marketing e outras áreas afins.


Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Brasil)

Link: http://alarp-internacional.webnode.com.br/

Prof. Mateus Santana dos Santos

Profissional de Comunicação por mais de 10 anos com experiência em planejamento de comunicação e gestão de marcas. Pesquisador na área de Consumo, MBA em Comunicação Corporativa e graduado em Publicidade e Propaganda, ambos pela Universidade Salvador. No decorrer da carreira atuou no Canal Universitário de Bahia – TV UNIFACS; agências de Publicidade e Propaganda e na Braskem.

DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 352 horas
COMUNICAÇÃO 88 horas
TEORIAS DE RP 66 horas
COMUNICAÇÃO VISUAL 66 horas
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS 66 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RP I 66 horas
2º semestre 352 horas
METODOLOGIA CIENTÍFICA 88 horas
TÉCNICAS DE RP 66 horas
LINGUAGEM AUDIOVISUAL 66 horas
TEORIAS ORGANIZACIONAIS, ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RP 66 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RP II 66 horas
3º semestre 352 horas
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 88 horas
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 66 horas
ESTATÍSTICA E PESQUISA DE OPINIÃO 66 horas
CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS 66 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RP III 66 horas
4º semestre 352 horas
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL 88 horas
FUNDAMENTOS DE MARKETING 66 horas
LINGUAGEM E DISCURSO 66 horas
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I 66 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RP IV 66 horas
5º semestre 352 horas
OPTATIVA I 88 horas
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA E GESTÃO DE CRISES 66 horas
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA 66 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RP V 66 horas
OPTATIVA 66 horas
6º semestre 352 horas
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS 88 horas
GESTÃO DE CRISES E RISCO 66 horas
FOTOGRAFIA 66 horas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RP VI 66 horas
OPTATIVA 66 horas
7º semestre 396 horas
OPTATIVA II 66 horas
COMPORTAMENTO, CERIMONIAL E PROTOCOLO 66 horas
GESTÃO DE EVENTOS 66 horas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 132 horas
GESTÃO DE IDENTIDADE E MARCA EM RP 66 horas
8º semestre 697 horas
PRODUÇÃO EM MULTIMEIOS 66 horas
MÉTRICAS EM COMUNICAÇÃO 66 horas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 165 horas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 200 horas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200 horas
Resumo
Carga horária total do curso 0 horas

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DETALHES

Duração: 4 anos (8 semestres)

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Matutino – R$ 943,76 **
Noturno – R$ 886,85 **

AONDE ESTUDAR

Salvador – Campus Tancredo Neves

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021
E-mail: rp@unifacs.br

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