Essa é a hora de cursar

Relações Públicas

na UNIFACS.

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Relações Públicas

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As Relações Públicas compõem uma das habilitações da área da Comunicação Social. Paulo Nassar, mestre e doutor em Relações Públicas pela USP, afirma que o que está em alta no mercado é todo o campo em que os profissionais da área de Comunicação atuam: o da comunicação de organizações. E para quem quiser “pegar o bonde” na frente, complementa Nassar, o curso de Relações Públicas facilita o ingresso do profissional no setor de Comunicação. Assim, quem faz o curso em nível de graduação em Relações Públicas já começa com uma vantagem competitiva.

O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas é capaz de planejar, organizar, dirigir e avaliar, de forma global e integrada, a comunicação nas empresas ou organizações, que podem ser públicas ou privadas, ou mesmo a gestão da comunicação de uma personalidade, de uma comunidade, entre outros. O objetivo da sua atuação é desenvolver políticas de integração com os diversos públicos que se relacionam com a instituição. Desta forma, o profissional de Relações Públicas trabalha com a comunicação integrada e planejada estrategicamente.

O Curso de Relações Públicas foi o primeiro da UNIFACS na área de Comunicação e é referência no mercado baiano, tendo sido responsável pela formação do maior número de graduados em Relações Públicas na Bahia, distribuídos em 22 turmas formadas em 23 anos de existência. Possui uma imagem consolidada de respeito e credibilidade.

O curso oferece uma formação profissional técnica e teórica sólida na área específica das relações públicas, da comunicação e também da gestão corporativa, o que viabiliza o exercício consciente e responsável da profissão. A matriz curricular do curso é organizada para conceder foco na gestão da comunicação organizacional e no planejamento integrado da comunicação. Redação Jornalística e Institucional, Assessoria de Imprensa, Teoria e Técnica da Propaganda, Produção Gráfica e Mídia são algumas das disciplinas que dialogam com as principais áreas da Comunicação Social. Também são trabalhados outros eixos temáticos que compreendem a administração, a psicologia social, o marketing, a publicidade e propaganda, os recursos humanos, a gestão financeira e de custos, entre outros.

Entendemos que o profissional de Relações Públicas é um Gestor da Comunicação e, para tanto, é necessária a compreensão da lógica de funcionamento das empresas e do diálogo entre as áreas que as compõem.

Diferenciais do curso de Relações Públicas da UNIFACS:

– Disciplinas técnicas da área 100% ministradas por profissionais graduados em Relações Públicas.

– Laboratórios de fotografia, estúdio e revelação.

– Laboratórios de áudio, vídeo e editoração.

– Contato com o mercado de trabalho desde o primeiro ano do curso, através de práticas incentivadas nas disciplinas e nas atividades extraclasse, bem como a obrigatoriedade de um estágio na área de comunicação supervisionado por um professor do curso.

– Incentivo à pesquisa e extensão através dos projetos de iniciação científica, possibilitando aos estudantes vivência e exploração do ambiente acadêmico e a continuidade dos seus estudos em cursos de mestrado e doutorado.

– Atuação na Gritto Comunicação, empresa júnior composta por estudantes dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing e Design.

– A proposta da empresa, orientada por um professor do curso, é prestar serviços de Comunicação Integrada para seus clientes internos e externos.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria nº 623 DE 25.11.2013 – D.O.U de 26.11.2013

A área de Relações Públicas tornou-se mais estratégica e valorizada nos últimos anos. As empresas instaladas na Bahia e no Brasil têm incorporado gradativamente, nas suas estruturas, o funcionamento da área específica de Comunicação. Outras organizações optam pela contratação terceirizada de empresas e/ou profissionais especializados nas áreas de comunicação. O fato é que, cada dia mais, a Comunicação é entendida como indispensável para o bom desempenho organizacional. A confirmação disso é indicada pelo fato de que, nos últimos anos, acompanhamos um aumento nas contratações e nos salários, o que comprova a valorização dos profissionais da área.

O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pode atuar em departamentos/setores de comunicação em empresas em geral, nas assessorias e consultorias de comunicação, em assessorias de imprensa, empresas de eventos, agências de publicidade, organizações sociais públicas ou privadas e em fundações. Isso constitui apenas uma amostra do âmbito de atuação de um profissional de Relações Públicas.

A maioria dos profissionais egressos do curso de Relações Públicas da UNIFACS está atuando na grande área da comunicação.



Órgãos e Associações de Classe

Conselho Regional de Relações Públicas – CONRERP (3º região)
Link: www.conrerpmg.org.br

O CONRERP é o Conselho Profissional que regulamenta e regula a profissão de Relações Públicas no Brasil. A profissão é regulamentada pela Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967 e esclarece que toda pessoa que exercer profissionalmente as atividades de Relações Públicas, utilizando-se dessa nomenclatura ou não, deve ser Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, e deve buscar registrar-se no Conselho Regional da sua região.


Delegacia Relações Públicas – Bahia

Twitter: @rpbahia
Blog: http://blog.clickgratis.com.br/delegaciaconrerpba/
A Delegacia de Relações Públicas é uma autarquia e constitui-se como uma representação, no município de Salvador, do Conselho Regional de Relações Públicas da 3º Região (CONRERP).


Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE)

Link: www.aberje.com.br/associacao_capitulos.asp
A ABERJE tem por objetivo discutir e promover a Comunicação Empresarial e Organizacional como função administrativa, política, cultural e simbólica de gestão estratégica das organizações e de fortalecimento da cidadania. As ações da entidade estão centradas na Informação, Comunicação e Relacionamento com os diversos públicos, entidades, empresas e instituições.

Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP)
Link: http://abrp.com.br/ A ABRP tem como finalidades congregar profissionais de Relações Públicas e outras pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividades dentro dos campos da comunicação, administração, marketing e outras áreas afins.


Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Brasil)

Link: http://alarp-internacional.webnode.com.br/

Prof. Mateus Santana dos Santos

Profissional de Comunicação por mais de 10 anos com experiência em planejamento de comunicação e gestão de marcas. Pesquisador na área de Consumo, MBA em Comunicação Corporativa e graduado em Publicidade e Propaganda, ambos pela Universidade Salvador. No decorrer da carreira atuou no Canal Universitário de Bahia – TV UNIFACS; agências de Publicidade e Propaganda e na Braskem.

1º semestre

  • Gestão das Organizações
  • Teorias da Comunicação
  • Comunicação Visual
  • Teoria e História das Relações Públicas
  • Oficina I
  • Comunicação Profissional
  • Atividades Complementares


2º semestre

  • Comunicação Organizacional
  • Marketing
  • Técnicas de Relações Públicas
  • Fundamentos da Comunicação Digital
  • Oficina II
  • Optativa: Estética e Cultura de Massa ou Libras
  • Atividades Complementares


3º semestre

  • Redação Jornalística e Institucional
  • Técnicas de Comunicação Dirigida
  • Teoria e Técnicas de Opinião Pública
  • Oficina III
  • Estatística
  • Metodologia Científica
  • Atividades Complementares


4º semestre

  • Pesquisa de Marketing
  • Cerimonial e Protocolo
  • Assessoria de Imprensa
  • Pesquisa em Relações Públicas
  • Oficina IV
  • Antropologia e Cultura
  • Estágio I


5º semestre

  • Planejamento e Organização de Eventos
  • Responsabilidade Social e Terceiro Setor
  • Planejamento de Relações Públicas I
  • Comunicação Pública
  • Oficina V
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Estágio II


6º semestre

  • Mídia
  • Gestão de Crises
  • Semiótica
  • Planejamento de Relações Públicas II
  • Oficina VI
  • Desafios Contemporâneos
  • Atividades Complementares


7º semestre

  • Tópicos Avançados em Relações Públicas
  • Fotografia
  • Linguagem Audiovisual
  • Avaliação e Resultados em Comunicação
  • História Social da Mídia
  • Projeto Experimental I
  • Atividades Complementares


8º semestre

  • Estratégias de Comunicação Internacional
  • Projeto Experimental II
  • Ética e Legislação em Comunicação


Relações Públicas
Matriz 2015.2
1º Semestre C.H
Gestão das Organizações 60
Teorias da Comunicação 60
Comunicação Visual 60
Teoria e História das Relações Públicas 60
Oficina I 60
Comunicação Profissional 80
Atividades Complementares 40
Subtotal 420
2º Semestre C.H
Comunicação Organizacional 60
Marketing 60
Fundamentos da Comunicação Digital 60
Oficina II 60
Técnicas de Relações Públicas 60
Optativa: Estética e Cultura de Massa ou Libras 60
Atividades Complementares 40
Subtotal 400
3º Semestre C.H
Redação Jornalística e Institucional 60
Técnicas de Comunicação Dirigida 60
Estatística 60
Teoria e Técnicas de Opinião Pública 60
Oficina III 60
Metodologia Científica 80
Atividades Complementares 40
Subtotal 420
4º Semestre C.H
Pesquisa de Marketing 60
Cerimonial e Protocolo 60
Assessoria de Imprensa 60
Pesquisa em Relações Públicas 60
Oficina IV 60
Antropologia e Cultura 80
Estágio I 100
Subtotal 480
5º Semestre C.H
Responsabilidade Social e Terceiro Setor 60
Planejamento e Organização de Eventos 60
Comunicação Pública 60
Planejamento de Relações Públicas I 60
Oficina V 60
Desenvolvimento Humano e Social 80
Estágio II 100
Subtotal 480
6º Semestre C.H
Mídia 60
Gestão de Crises 60
Semiótica 60
Planejamento de Relações Públicas II 60
Oficina VI 60
Desafios Contemporâneos 80
Atividades Complementares 40
Subtotal 420
7º Semestre C.H
Tópicos Avançados em Relações Públicas 60
Fotografia 30
Linguagem Audiovisual 60
Avaliação e Resultados em Comunicação 60
Projeto Experimental I 60
História Social da Mídia 80
Atividades Complementares 40
Subtotal 390
8º Semestre C.H
Elaboração e Análise de Projetos 60
Projeto Experimental II 90
Ética e Legislação em Comunicação 80
Subtotal 200
Total Geral do Curso 3.210
Resumo
Disciplinas 2.660
Estágio 200
Trabalho de Conclusão de Curso 150
Atividades Complementares 200
Total Geral do Curso 3.210
Matriz alterada pela Resolução nº 06/2016 – CONSEPE

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DETALHES

Duração: 4 anos (8 semestres)

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Matutino – R$ 863,04 **
Noturno – R$ 809,10 **

AONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021
E-mail: rp@unifacs.br

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