Essa é a hora de cursar

Fisioterapia

na UNIFACS.

Inscreva-se

Fisioterapia

curso-de-fisioterapia-na-unifacs

Para muitas pessoas, o fisioterapeuta é aquele especialista que só entra em cena após o diagnóstico médico, para auxiliar na recuperação de pacientes com danos nas funções motoras. Esta, no entanto, é apenas uma das muitas facetas de um profissional que vem se revelando essencial à saúde da população. Hoje, o fisioterapeuta está nas empresas, nas clínicas e hospitais que reabilitam pacientes, mas também nos serviços de Saúde Coletiva, identificando riscos, auxiliando na prevenção e na promoção da saúde.

O objeto de estudo do Fisioterapeuta é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções. Na sua atividade, o Fisioterapeuta elabora o diagnóstico físico e funcional, elege e executa os procedimentos fisioterapêuticos.

O Curso de Fisioterapia da UNIFACS tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer suas atividades na área de saúde, nos diferentes níveis de atuação: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, através de agentes físicos (cinesioterapia, termoeletroterapia e fototerapia, massoterapia, mecanoterapia e hidroterapia) que possibilitem a reorganização e reestruturação do corpo, bem como prepará-los para uma ação contextualizada e integrada com os demais profissionais da área de saúde.
ais

A garantia de saúde para todos, preconizada na Constituição Federal de 1988, está diretamente relacionada à implantação e implementação do SUS e ao cumprimento de seus princípios e diretrizes por todos profissionais e órgãos envolvidos. A conquista deste objetivo depende do trabalho de profissionais capacitados, que conheçam os condicionantes e determinantes do processo saúde/doença e que tenham a compreensão que a promoção de saúde é resultante de um trabalho articulado, envolvendo órgão Federal, Estadual, Municipal, Institucional e a comunidade, ou seja, depende de profissionais conhecedores da realidade do sistema de saúde vigente e suas necessidades.

Diante dos desafios que o século XXI apresenta, a UNIFACS abraça a missão de formar profissionais empreendedores e capacitados para o mundo do trabalho, com condições de exercer o seu papel social com competência, mas, sobretudo, sensíveis às demandas da sociedade e capazes de atuar como agentes de transformação e construir o mundo que queremos.

O perfil humanístico, um dos eixos referenciais dos cursos na UNIFACS, direciona para a aquisição de uma visão ampliada das questões sociais e da saúde, favorecendo a compreensão do homem na sua integralidade como um ser biopsicossocial. A concepção do curso de Fisioterapia da UNIFACS apresenta uma proposta curricular inovadora que antecipa esta demanda e se propõe formar profissionais com o perfil dirigido à atenção básica, comprometido com as necessidades da comunidade e com a consolidação do SUS. O ensino contempla a diversidade do conhecimento e ao mesmo tempo as habilidades, atitudes e valores que construirão a competência do Fisioterapeuta. A aquisição do conhecimento é provocada através da investigação direta da realidade, num esforço de construção de uma efetiva compreensão dessa mesma realidade, valorizando as dimensões sociais e humanas.

Para a conquista destes objetivos, desde o segundo semestre o estudante é inserido nas atividades de atenção à saúde do SUS através de ações desenvolvidas no Programa de Integração Saúde Comunidade (PISCO), tendo a oportunidade de exercitar a integralidade, a universalidade e a equidade da atenção à saúde, no lugar onde as pessoas que necessitam cuidados de promoção e assistência habitam, trabalham, estudam, e, sobretudo, vivem.

Desta forma, o curso de Fisioterapia da UNIFACS, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, propõe a capacitação de profissionais críticos, reflexivos e transformadores que possam exercer suas atividades na área de saúde, nos diferentes níveis de atuação: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.

Fisioterapia em Foco
Evento mensal destinado a estudantes e profissionais de fisioterapia, no qual fisioterapeutas especialistas convidados realizam uma exposição teórica e prática de um tema na área de interesse da fisioterapia.

Atividade Interdisciplinar
Apresentação pública dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos estudantes do 1º semestre mediados pelas disciplinas Comunicação e Introdução ao Trabalho Científico

Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO)
Ações de atenção e promoção de saúde desenvolvidas pelos alunos a partir do segundo semestre, junto à comunidade.

Mostra do PISCO
Apresentação para a comunidade das atividades desenvolvidas no PISCO durante o semestre.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 824 de 30.12.2014 – D.O.U de 02.01.2015

FEIRA DE SANTANA

Ato Regulatório do Curso:

Autorização Portaria nº 212 de 27.03.2014 – D.O.U de 28.03.2014

Corpo Docente

O curso de Fisioterapia da UNIFACS reúne um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores, todos inseridos no mercado de trabalho e com grande experiência profissional e acadêmica.

Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem

Simulação Clínica: ferramenta que simula situações reais da profissão, permitindo que o aluno atinja níveis mais elevados de expertise clínica, demonstrando que sabe fazer na prática e não domina apenas a teoria a respeito da situação.

No Brasil, a Fisioterapia é uma profissão instituída, com status bem identificado e representação clara, fundamentada no caráter único e nacional do diploma obrigatoriamente inscrito no conselho profissional (CREFITO). A demanda pelo Fisioterapeuta tem aumentado consideravelmente ao longo das últimas décadas. Essas demandas estão relacionadas a vários eventos como o aumento da violência urbana e dos acidentes de trânsito; hábitos pouco saudáveis (tabagismo, sedentarismo e má alimentação) e aumento da expectativa de vida com o “envelhecimento” da população.

O Fisioterapeuta é o profissional de saúde responsável por estabelecer os diagnósticos e alterações de movimento e função. Desempenha ações de prevenção, promoção e intervenção e atua em diversos ambientes: comunidades, postos de saúde, domicílios, centros especializados, hospitais, clínicas, clubes esportivos, empresas, indústrias. Trabalha tanto na assistência à saúde, quanto na pesquisa e ensino. Atualmente, o fisioterapeuta também atua na gestão das políticas públicas de saúde e, como gestor de serviços, em articulação com outros profissionais da saúde e trabalha no planejamento e implementação de ações em saúde.

As Especialidades da fisioterapia reconhecidas pelo conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) são:

  • Acupuntura
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Osteopatia
  • Fisioterapia em Quiropraxia
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva



Links interessantes:

Departamento de Informática do SUS – DATASUS  
http://www.datasus.gov.br
Consulte Indicadores e Dados Básicos do Brasil. Depois vá para o link Informações de Saúde e consulte dados sobre morbidade e mortalidade. Descubra por que causas adoecem e morrem os brasileiros.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
http://www.ibge.gov.br
Consulte dados sobre a sua cidade de origem – mesmo que ela seja bem pequena – e seu estado. Para atuar bem é preciso conhecer muito melhor. Vá para o link cidades@ ou estados@ e consulte população e domicílios, atividades econômicas, renda per capta, serviços de saúde, mapa de pobreza e desigualdade, etc.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
http://www.coffito.org.br
Consulte os comunicados oficiais, notícias do Ministério da Saúde relacionado com a nossa área, projetos de lei e informações sobre sindicatos, associações e legislação.

Biblioteca científica eletrônica online – SCIELOhttp://www.scielo.br
Busque por artigos científicos interessantes consultando por autor, palavras chave ou por assunto. Trata-se de uma importante ferramenta de consulta, obrigatória para todos estudante da área da saúde.

Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme
http://www.bireme.br
Busque também por artigos científicos, mas não deixe de consultar o Decs – Terminologia em saúde, o Catálogo de Revistas Científicas e o Portal de Evidências.

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 7ª Região Bahia e Sergipe
http://www.crefito7.org.br
Site que apresenta informações importantes sobre a profissão, notícias, agenda de eventos e legislação.

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
http://www.saude.ba.gov.br
Neste site, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia apresenta as últimas notícias sobre a saúde no estado, os destaques, link e downloads. Entre na Revista Baiana de Saúde Pública que tem ótimos artigos.

Portal Fisioterapia
http://www.portalfisioterapia.com.br/fisioterapia/principal/principal.asp
Aqui você encontra destaques na área, informações sobre cursos, livros, palestras on-line.


Prof. Thelso de Jesus Silva (Campus Salvador)


  • Mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia;
  • Especialista em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR);
  • Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica do Salvador;
  • Graduado em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR) – Rio de Janeiro;
  • Experiência com educação superior (>20 anos): passagem por várias instituições atuando na docência, chefia de departamento, coordenação e direção. Experiência como fisioterapeuta (>20 anos): atendimento hospitalar e domiciliar, com passagem por várias instituições como Hospital Aliança, Hospital Irmã Dulce, Hospital Português, entre outros;
  • Fisioterapeuta, coordenador do serviço de fisioterapia do Hospital; São Rafael – Salvador, BA. Membro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 7).

Prof.ª Anelize Gimenez de Souza (Campus Feira de Santana)


Fisioterapia
Matriz 2015.2
1º SemestreC.H
Processos Biológicos120
Estrutura Humana120
Homeostase90
Práticas em Fisioterapia I60
Comunicação Profissional80
Subtotal470
2º SemestreC.H
Aparelho Locomotor90
Sistema Nervoso90
Agressão e Defesa90
Antropologia e Cultura80
Sistema Endócrino e Tegumentar60
Práticas em Fisioterapia II90
Atividades complementares10
Subtotal510
3º SemestreC.H
Bases da Terapeutica Medicamentosa60
Biomecânica e Motricidade Humana90
Práticas em Fisioterapia III90
Sistemas Circulatório e Respiratório90
Sistemas Urinário e Reprodutor60
Metodologia Científica80
Educação e Comunicação em Saúde80
Subtotal550
4º SemestreC.H
Recurso Terapêuticos I120
Fisiologia do Exercício60
Saúde Pública80
Recursos Terapêuticos II120
Programa de Integração Saúde Comunidade – PISCO I *60
Optativa (Saúde e Meio Ambiente ou Libras)80
Subtotal520
5º SemestreC.H
Epidemiologia e Bioestatística80
Programa de Integração Saúde Comunidade – PISCO II *60
Fisioterapia Pediátrica90
Fisioterapia Músculo – Esquelética90
Fisioterapia Neurológica90
Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica60
Atividades Complementares20
Subtotal490
6º SemestreC.H
Estágio I* – Programa Saúde do Trabalhador30
Fisioterapia em UTI90
Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular90
Fisioterapia Desportiva60
Fitoterapia Dermato-funcional90
Gestão em Serviços de Saúde80
Atividades Complementares20
Subtotal460
7º SemestreC.H
Estágio II*30
Desenvolvimento Humano e Social80
Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I30
Subtotal500
8º SemestreC.H
Estágio III*390
Desafios Contemporâneos80
Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II30
Subtotal500
Total Geral do Cursos4.000
Resumo
Disciplinas3.080
Estágio810
Trabalho de Conclusão de Curso60
Atividades Complementares50
Total Geral do Curso4.000
Aprovada pela Resolução CONSEPE nº 02/2015

DETALHES

Duração: 4 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Professor Barros
Matutino – R$ 1.248,29 **
Vespertino – R$ 950,00 **
Noturno – R$ 1.248,29 **

Feira de Santana
Matutino – R$ 891,59 **
Vespertino – R$ 705,66 **
Noturno – R$ 891,59 **

ONDE ESTUDAR

Salvador
Campus Prof. Barros
Av. Luiz Viana Filho 3146 – Paralela.
E-mail: fisioterapia@unifacs.br

Contatos:
3273-8557
3273-8536
3273-9546
3273-8554
3271-2745
3473-6521

Feira de Santana
Rua Rio Tinto, 152, Santa Mônica,
Feira de Santana – BA.
E-mail: anelize.souza@unifacs.br

VEJA TEMBÉM