Essa é a hora de cursar

Engenharia Ambiental e Sanitária

na UNIFACS.

Inscreva-se

Engenharia Ambiental e Sanitária

curso-de-engenharia-ambiental-na-unifacs
banner_competicao_robotica_250x795px

Poucas profissões têm um papel tão importante na difícil tarefa de conciliar desenvolvimento com preservação dos recursos naturais como a engenharia ambiental. Cada vez mais procurado por empresas, organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas, o engenheiro ambiental tem como suas atribuições realizar estudos sobre o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, além de propor, implementar e fiscalizar ações de preservação.

O engenheiro ambiental é um gestor dos meios físico, biótico e sócio-econômico. Por isso, precisa ter a formação mais ampla possível. Um dos principais diferenciais do novo curso da UNIFACS é a formação multi e interdisciplinar oferecida aos alunos, graças à integração com os demais cursos de graduação e pós-graduação da universidade e também a parcerias com outras instituições.

Ao longo da sua formação, os estudantes poderão contar, por exemplo, com a estrutura física já consolidada dos outros cursos de Engenharia existentes na Universidade, participando de atividades nos laboratórios como o de Petróleo e Gás e o de Energias Alternativas, onde são desenvolvidas dezenas de atividades acadêmicas e projetos em parceria com organismos como CAPES, CNPq e FAPESB.

A ideia é que o aluno tenha contato com a pesquisa desde o início de sua formação. A iniciação vai se dar através de ações que possam integrar os estudantes a atividades desenvolvidas, por exemplo, pelo Mestrado em Regulação da Indústria de Energia. A graduação poderá abrir as portas para a realização de cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado dentro da própria UNIFACS.

O curso de engenharia ambiental da UNIFACS também foi pensado e projetado para ser o fomentador de programas ambientais de cunho técnico e cientifico em nível de excelência. O aluno do curso de será preparado para trabalhar a questão ambiental sem perder de vista o desenvolvimento humano e econômico.

Um dos pontos positivos do curso é que os alunos podem desenvolver, na própria UNIFACS, cursos de pós-graduação na área ambiental, em nível de especialização (Programa de Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental, Saúde e Gestão de Qualidade – Saúde e Meio Ambiente), em nível de mestrado (os cursos de Regulação da Indústria de Energia e o Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano) e de doutorado (Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano, além do Doutorado Multiinstitucional em Engenharia Química, realizado em parceria com a UFBA). Esse conjunto de atividades são cooperadas por meio dos grupos de pesquisa da UNIFACS no CNPq, na CAPES e na FAPESB.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 1.099, de 24.12.2015 – D.O.U de 30.12.2015

Segundo o professor Pedro Caetano Sanches Mancuso, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a carreira de engenharia ambiental tem duas grandes áreas de inserção no mercado de trabalho: ”Uma delas é a iniciativa privada, que cada dia mais reconhece a necessidade de profissionais especializados nessa área. Outra é o serviço público, onde o engenheiro vai nadar de braçada. A preocupação ambiental ganhou muito espaço nos últimos dez anos”, afirmou.

Segundo o professor Afonso Augusto Magalhães de Araújo, coordenador do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ”A Petrobras já faz concursos específicos para contratar engenheiros ambientais. Este é um mercado muito promissor, pronto para ser explorado”, Afirma o professor Araújo.

Este fato tem grande importância para os Engenheiros ambientais a serem formados pela UNIFACS, em função do curso trabalhar em parceria com a Petrobras nos laboratórios de petróleo e gás da UNIFACS. E com a grande demanda proveniente das descobertas da jazida do Pré-Sal, no litoral brasileiro, contaremos com profissionais preparados para inserção imediata no mercado de trabalho, afirma o Coordenador do curso de Gestão Ambiental da UNIFACS, Prof. Dr. José Ângelo S. Araújo dos Anjos (http://jangello.unifacs.br).

Continua, somente no primeiro semestre de 2008, o setor publico disponibilizou inscrições por meio de concurso publico, para Analista Ambiental. Por meio da: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (São Paulo); TRANSPETRO e BR PETROBRAS; IBAMA, 400 (Quatrocentas vagas), CPRH (Pernanbuco), 130 (cento e trinta vagas). O CRA, atual IMA (Instituto de Meio Ambiente da Bahia) contratou pelo REDA 40 (quarenta) técnicos na área ambiental para auxiliara na execução do licenciamento ambiental de empreendimentos do Plano de Aceleração (PAC).


Artigos publicados em jornais ou revistas importantes, falando sobre o mercado profissional

Engenheiros ambientais são profissionais responsáveis por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades do homem. Adotam procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis em escala local, regional ou global. Participam de estudos que visam a fazer o levantamento das características do meio ambiente para analisar suas reações a possíveis mudanças. Preparam relatórios sobre os impactos de certas atividades sobre o meio e propõem, implementam e acompanham medidas ou ações de preservação nas áreas urbana e rural.
As perspectivas de trabalho para os engenheiros ambientais são bastante promissoras (http://jangello.unifacs.br)

Links interessantes: http://jangello.unifacs.br

Prof. Nilton César Tosta Pinto


  • Biólogo, Bacharel em Organismos Aquáticos (UFBA);
  • Mestre em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia;
  • Atua profissionalmente como professor na UNIFACS (Universidade Salvador) nos cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Ambiental, no qual ministra as seguintes disciplinas: Ecologia, Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição; e na Graduação em Engenharia Ambiental, Lecionando Biologia e Ecologia da Poluição;
  • Também desempenha a função de professor da Pós- Graduação da UNIFACS (MBA) – Sistemas de Gestão da Qualidade em Saúde e Meio Ambiente, ministrando a Disciplina de Biodiversidade e Biossegurança;
  • Foi pesquisador na área de Ecologia, Sistemática e Biodiversidade do Macrozooplâncton, no Laboratório de Plâncton do Instituto de Biologia (UFBA), no qual já exerceu a função de pesquisador Bolsista CNPq/DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial) do programa Nacional REVIZEE (Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva);
  • Além disto, exerce a função de consultor ad-hoc na área de Zooplâncton da BMA (Biomonitoramento e Meio Ambiente) em estudos de Avaliação de Impactos Ambientais (EIA/RIMA).

    Para conhecer melhor o curso, agende uma visita com o Coordenador(a) pelo 3232 4000.

    Será um prazer recebê-lo!



DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 352 horas
Fundamentos de Ciências Exatas (Matemática + Física Mecânica) 66 horas
Expressão Gráfica 66 horas
Introdução a Engenharia 33 horas
Química Geral 66 horas
Segurança e Saúde do Trabalho 33 horas
Comunicação 88 horas
2º semestre 418 horas
Cálculo I 66 horas
Mecânica dos Sólidos 66 horas
Geometria Analítica e Álgebra Linear 66 horas
Física Eletricidade 66 horas
Algoritmos e Programação 66 horas
Gestão das Organizações 88 horas
3º semestre 286 horas
Cálculo II 66 horas
Física Ondas e Calor 33 horas
Cálculo Numérico 33 horas
Resistência dos Materiais 66 horas
Antropologia e Cultura 88 horas
4º semestre 352 horas
Cálculo III 66 horas
Ciência dos Materiais 33 horas
Estudos Topográficos e Cartografia 66 horas
Química Ambiental e Analítica 66 horas
Legislação Ambiental 33 horas
Desafios Contemporâneos 88 horas
5º semestre 286 horas
Probabilidade e Estatística 88 horas
Hidráulica Aplicada 66 horas
Fenômenos de Transporte 33 horas
Educação Ambiental 33 horas
Mecânica dos Solos e Geotecnia 66 horas
6º semestre 319 horas
Modelagens de Sistemas Ambientais 66 horas
Ecologia 66 horas
Geociências e Dinâmica Oceânica e Costeira 33 horas
Poluição e Degradação Ambiental 66 horas
Desenvolvimento Humano e Social 88 horas
7º semestre 297 horas
Geoprocessamento 66 horas
Microbiologia e Biotecnologia Ambiental 66 horas
Engenharia Econômica 33 horas
Saneamento Ambiental 66 horas
Hidrologia e Sistemas de Drenagem Urbana 66 horas
8º semestre 297 horas
Avaliação de Impacto Ambiental 66 horas
Climatologia e Meteorologia 66 horas
Geociências e Geologia Ambiental 66 horas
Recursos Energéticos e Energias Limpas 66 horas
Gestão Integrada de Resíduos 33 horas
9º semestre 378 horas
Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas 33 horas
Optativa I 66 horas
Tratamento de Água, Efluentes e Resíduos Sólidos 33 horas
Manejo Ecológico dos Solos 33 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 33 horas
Estágio 180 horas
10º semestre 618 horas
Sistemas Integrados em Engenharia Ambiental e Sanitária 66 horas
Planejamento Urbano e Ambiental 66 horas
Projetos de Sistemas de Tratamento de Agua e Efluentes 66 horas
Conservação, Recuperação e Gestão de Riscos Ambientais 66 horas
Optativa II 66 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 33 horas
Atividades Complementares 255 horas
Resumo
Carga horária total do curso 0 horas

Clique aqui e confira o Corpo Docente

Vestibular 14/01Use seu ENEMAgende sua prova

DETALHES

Duração: 5 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Rio Vermelho
Matutino – R$ 1.113,07 **
Noturno – R$ 1.102,66 **

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Rio Vermelho – Prédio de Aulas 6
Av. Juracy Magalhães Junior, nº 209 – Rio Vermelho.
Salvador/Bahia CEP: 41.940-060.

Prédio de Aulas 7
Rua Vieira Lopes, nº. 2 – Rio Vermelho
Salvador – Bahia – CEP: 41.940-560.
Tel.: (71) 3330-4361 / FAX: 3330-4660

E-mail: engambiental@unifacs.br

VEJA TAMBÉM