Essa é a hora de cursar

Enfermagem

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Enfermagem

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O profissional de Enfermagem se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção contra doenças e na recuperação da saúde, bem como na prevenção. Sua atuação é indispensável em todos os setores de um hospital. Ele é responsável por coletar os dados relativos ao estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas.

A educação contemporânea tem exigido esforços coletivos capazes de reunir ciência, humanidade e ética, rompendo com a oposição entre natureza e cultura. Em consonância com essa exigência, o Curso de Enfermagem da UNIFACS foi estruturado com uma matriz curricular formada por disciplinas integradas que buscam favorecer a articulação teoria/prática e trabalho/ensino, utilizando como principal estratégia metodológica a problematização, ancorada numa concepção crítico-reflexiva.

Esse modelo pedagógico considera o estudante como um sujeito ativo e participativo no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração seu conhecimento prévio e promovendo condições para o “aprender a aprender”, o “aprender a ser” e o “aprender a fazer”. Dessa forma, busca-se uma construção processual e significtiva do conhecimento, que capacite o futuro profissional para um exercício profissional que efetivamente contribua com a transformação social.

Por isso o projeto pedagógico do curso não envolve apenas aspectos técnicos e procedimentos didáticos; ele é entendido como um instrumento social, político, ético, cultural e histórico, conduzindo o futuro profissional a mobilizar múltiplos recursos para responder às diferentes demandas das situações de trabalho, sejam em ações de prevenção, promoção ou reabilitação da saúde.

Diferenciais

O curso possibilita a inserção precoce do estudante em ambiente profissional, desenvolvendo atividades de atenção à saúde na comunidade nas quais ele desempenha funções compatíveis com o período que estiver cursando. Essas atividades começam já no 2º semestre do curso, através do Programa de Integração Saúde e Comunidade (PISCO);

Possui disciplinas integradas, evitando repetições e/ou dicotomias nos conteúdos temáticos;
A metodologia é, prioritariamente, problematizadora, visando ação critico-reflexiva e investigativa;

Ações acadêmicas pautadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

Estágios supervisionados em cenários reais do trabalho em enfermagem, o que favorece a vivência e a materialização do processo do cuidar entre estudantes e usuários dos serviços de saúde;

Garantia de campos de atuação na rede básica e na rede hospitalar de Salvador, através de convênios de integração docente-assistencial.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 824 de 30.12.2014 – D.O.U de 02.01.2015

FEIRA DE SANTANA

Ato Regulatório do Curso:

Portaria Nº 490/ 26 de junho de 2015

Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nos últimos 10 anos vem ocorrendo um processo de desconcentração espacial da atividade produtiva baiana, fato percebido na análise do Produto Interno Bruto (PIB) que revelou um ganho de participação para os municípios fora da Região Metropolitana de Salvador (BAHIA, 2009).

Em 2007 a economia baiana apresentou um crescimento de 5,3% no seu PIB, em função do bom desempenho dos setores industriais e de serviços, que juntos representam 91% da estrutura produtiva do Estado.

Esse crescimento do setor saúde ocorreu como resultante do seu dinamismo empregatício e guardou estreita relação com a descentralização da gestão financeira dos serviços, com a implantação de programas especiais vinculados à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também à ampliação de novas unidades de saúde no âmbito da atenção secundária e terciária.

É na esfera pública, a partir da implantação da ESF, que se observa, além de provocar mudanças substantivas no modelo de atenção à saúde, um importante incremento na oferta de postos de trabalho das profissões do setor.

Esta expansão do mercado não pode acontecer descolada da exigência por um novo perfil profissional, com assunção aos cargos de direção e gestão inseridos em novos padrões de autonomia profissional e, especialmente, preparados para assumir os postos de trabalho atrelados à ESF.

Nesta perspectiva, o Curso de Enfermagem da UNIFACS se implanta em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Saúde/Enfermagem e se consolida no projeto pedagógico amparado no arcabouço teórico do SUS, insculpido no cuidado à saúde nos ciclos vitais do homem. O compromisso com a realidade de saúde nacional, regional, estadual, e especialmente, municipal e local, propulsionou a programação de inserção precoce dos estudantes nas comunidades, objetivando contribuir com mudanças no cenário da saúde apresentado.

Estudos

Mercado de Trabalho do Enfermeiro no Brasil: configuração do emprego e tendências no campo do trabalho (Rede Unida 2006/ABRES 2006/ABEn 2006/ ABRASCO 2007/Coimbra 2007/Simpósio BH 2007) VARELLA; PIERANTONI; FERNANDES; MATSUMOTO. Trata-se de um estudo que analisa o mercado de trabalho dos enfermeiros, tendo em vista as transformações que vêm ocorrendo no trabalho em geral na sociedade contemporânea e, em particular, no trabalho em saúde. Leia mais.

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à Revista Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Nesse sentido “Trabalho, Educação e Saúde”, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas para esse campo. Leia mais

Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) existe pra normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, zelando pela qualidade dos serviços prestados pelos participantes da categoria e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional. Leia mais.

Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação  interdisciplinar trimestral, editada pela Fundação UNI e UNESP (Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu e Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu), dirigida para as Ciências da Saúde em sua articulação com a Filosofia, as Ciências Sociais e Humanas; a Educação e Comunicação em Saúde; e a formação de profissionais de saúde (formação universitária e educação continuada). Leia mais.

Biblioteca Virtual em Saúde: banco de dados das ciências da saúde em geral (LILACS, MEDLINE, SCIELO, BDENF) vinculado a Orgãos Internacionais (OMS, OPAS, PAHO, WHOLIS) com publicações de várias nações. Leia mais.

Profª. Edilene Oliveira dos Santos

Em atualização.

DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 451 horas
Estrutura e Função Humana 132 horas
Processos Biológicos 132 horas
Práticas de Enfermagem I 99 horas
Desenvolvimento Humano e Social 88 horas
2º semestre 451 horas
Sistema Nervoso 99 horas
Aparelho Locomotor 66 horas
Mecanismos de Agressão e Defesa 66 horas
Práticas de Enfermagem II 132 horas
Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente 88 horas
3º semestre 528 horas
Terapêutica Medicamentosa 66 horas
Aparelho Urogenital 66 horas
Sistema Cardiorrespiratório 99 horas
Práticas de Enfermagem III 132 horas
Saúde Comunitária 99 horas
Fundamentos de Nutrição 66 horas
4º semestre 484 horas
Sistemas Digestório e Endócrino 66 horas
Interação Clínico-Patológica 66 horas
Saúde da Criança e do Adolescente 132 horas
Práticas de Enfermagem IV 132 horas
Metodologia Científica 88 horas
5º semestre 484 horas
Programa de Integração Saúde Comunidade 66 horas
Ética e Profissionalismo 33 horas
Saúde da Mulher 132 horas
Saúde do Adulto 165 horas
Saúde Coletiva 88 horas
6º semestre 484 horas
Gestão em Enfermagem 99 horas
Saúde Mental 99 horas
Saúde do Idoso 132 horas
Práticas Complementares 66 horas
Bioestatística e Epidemiologia 88 horas
7º semestre 638 horas
Políticas Públicas de Saúde 33 horas
Estágio Supervisionado I 451 horas
Optativa 66 horas
Educação e Comunicação em Saúde 88 horas
8º semestre 904 horas
Trabalho de Conclusão de Curso 66 horas
Seminários Integrativos 33 horas
Estágio Supervisionado II 451 horas
Optativa II 66 horas
Gestão em Serviços de Saúde 88 horas
Atividades Complementares 200 horas
Resumo
Carga horária total do curso 0 horas

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DETALHES

Duração: 4 anos (Matutino e Vespertino), 4 anos e meio (Noturno)

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Professor Barros
Campus Prof. Barros – Prédio de Aulas 09
Av. Luiz Viana Filho 3146 – Paralela.
E-mail: enfermagem@unifacs.br

  • (71) 3273-8557
  • (71) 3273-8536
  • (71) 3273-9546
  • (71) 3273-8554
  • (71) 3273-2744
  • (71) 3273-8444
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Matutino – R$ 1.488,07 **
Vespertino – R$ 897,27 **
Noturno – R$ 1.488,07 **

Feira de Santana – Campus Santa Mônica
Rua Rio Tinto, 152, Santa Mônica, Feira de Santana, BA
E-mail: campusfeira@unifacs.br
Tel: (75) 4009-9119

Matutino – R$ 900,72 **
Vespertino – R$ 699,00 **
Noturno – R$ 900,72 **

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  • Graduação Semipresencial
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