Essa é a hora de cursar

Comunicação e Marketing

na UNIFACS.

Inscreva-se

Comunicação e Marketing

cmkt-capa

Este profissional pode atuar nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, execução e avaliação de planejamentos de Comunicação e Marketing, assim como no gerenciamento de sistemas de informação em marketing, conforme os objetivos estratégicos e de negócios das empresas. Ele também pode identificar as tendências de consumo relacionadas ao mercado; interagir com Agências de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Assessorias de Imprensa. Cuidar do posicionamento e da imagem organizacional também são algumas das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional de Comunicação e Marketing.

O Curso de Comunicação e Marketing foi desenvolvido com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar de forma empreendedora e gerenciar o processo de comunicação empresarial – aplicado às organizações de primeiro, segundo e terceiro setor. Identificar oportunidades de mercado, desenvolver mecanismos para satisfazê-las, cuidar do posicionamento e da imagem organizacional são algumas das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional de Comunicação formado pela UNIFACS.

Esse profissional atua numa perspectiva organizacional, no gerenciamento das diversas ferramentas de comunicação, interligando, por meio do planejamento, organizações, produtos e clientes. Atualmente faz-se necessário entender a ciência do consumo, para realizar melhores análises de demanda de mercado e possibilidades de negócio.

Para tanto, as disciplinas que compõem a matriz curricular foram cuidadosamente elaboradas por doutores, mestres e especialistas com ampla experiência teórica e prática em suas áreas de atuação. Dessa forma, além dos conteúdos legalmente exigidos para uma capacitação de excelência, são apresentados para os estudantes temas atuais do marketing e da comunicação.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 896, de 29/12/2016

Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado no Curso de Comunicação e Marketing amplia o seu campo de trabalho. Ele pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de Organizações privadas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor. Assim como em agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação e em Institutos de Pesquisa.


Links Interessantes
ABERJE
http://www.aberje.com.br
ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Mundo do Marketing
http://www.mundodomarketing.com.br/
Site que apresenta diversas vertentes do ambiente mercadológico, difundindo informações acerca de eventos e novidades da área do marketing.

Associação Brasileira de Marketing & Negócios
http://www.abmn.com.br
Fundada em 04 de novembro de 1971, a ABMN – Associação Brasileira de Marketing & Negócios – é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais de marketing e áreas afins. A entidade tem procurado ser tradutora da fronteira tecnológica, no que diz respeito aos conceitos e prática do marketing.

Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio
http://www.abmr.com.br/
Em 1979 foi fundada a ABMR&A resultado da união de profissionais engajados em trocar informações, fortalecer e valorizar o Marketing Rural Brasileiro. Ao longo de seus vinte e nove anos de existência, a ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio vêm contribuindo decisivamente para a promoção e desenvolvimento do Marketing Rural do Agronegócio Brasileiro.

Associação Brasileira de Marketing Direto
http://www.abemd.org.br/
A Associação Brasileira de Marketing Direto tem como um dos seus objetivos principais, trabalhar em prol do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas e atividades de Marketing Direto no Brasil, defendendo seus interesses e disseminando seus princípios teóricos e aplicações práticas.

PORTAL DA PROPAGANDA
www.portaldapropaganda.com.br

Associação de Marketing Promocional
http://www.ampro.com.br
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional foi criada em 1993 com o objetivo de reunir e representar todos os segmentos de marketing promocional do país. Essa representação se deu através da filiação de empresas de marketing promocional, fornecedores de produtos e de serviços promocionais, veículos de comunicação, empresas/clientes e profissionais.

ADNews
http://www.adnews.com.br
Notícias da área de comunicação e marketing

Prof. Mateus Santana dos Santos

Profissional de Comunicação por mais de 10 anos com experiência em planejamento de comunicação e gestão de marcas. Pesquisador na área de Consumo, MBA em Comunicação Corporativa e graduado em Publicidade e Propaganda, ambos pela Universidade Salvador. No decorrer da carreira atuou no Canal Universitário de Bahia – TV UNIFACS; agências de Publicidade e Propaganda e na Braskem.

1º semestre

  • Gestão das Organizações
  • Teorias da Comunicação
  • Comunicação Visual
  • Marketing
  • Desenvolvimento de Produto
  • Comunicação Profissional
  • Atividades Complementares


2º semestre

  • Comunicação Organizacional
  • Comportamento de Consumo
  • Gestão de Pessoas
  • Estatística
  • Técnicas de Relações Públicas
  • optativa: Estética e Cultura de Massa ou Libras
  • Atividades Complementares


3º semestre

  • Gestão de Custos
  • Desenvolvimento de Produto
  • Fundamentos da Comunicação Digital
  • Mídia
  • Publicidade e Propaganda
  • Antropologia e Cultura
  • Fotografia
  • Atividades Complementares


4º semestre

  • Canais de Distribuição
  • Planejamento da Comunicação
  • Responsabilidade Social e Terceiro Setor
  • Gestão Orçamentária
  • Marketing Digital
  • Direito do Consumidor
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Estágio I


5º semestre

  • Promoção de Vendas e Merchandising
  • Planejamento e Organização de Eventos
  • Estratégia e Competitividade
  • Marketing de Serviços
  • Gestão de Franquias
  • Marketing Político
  • Metodologia Científica
  • Estágio II


6º semestre

  • Pesquisa de Marketing
  • Negócios Internacionais
  • Marketing de Relacionamento
  • Ética e Legislação em Comunicação
  • Atividades Complementares


7º semestre

  • Planejamento de Marketing
  • Gestão de Marcas
  • Tópicos Avançados em Marketing
  • Desafios Contemporâneos
  • Atividades Complementares


Comunicação e Marketing
Matriz 2016.2
1º SemestreC.H
Gestão das Organizações60
Teorias da Comunicação60
Comunicação Visual60
Fundamentos de Marketing60
Semiótica60
Comunicação Profissional80
Atividades Complementares30
Subtotal410
2º SemestreC.H
Comunicação Organizacional60
Gestão de Pessoas60
Comportamento de Consumo60
Estatística60
Técnicas de Relações Públicas60
Optativa: Estética e Cultura de Massa ou Libras60
Atividades Complementares60
Subtotal420
3º SemestreC.H
Gestão de Custos60
Desenvolvimento de Produto60
Fundamentos da Comunicação Digital60
Mídia60
Publicidade e Propaganda30
Fotografia30
Antropologia e Cultura80
Atividades Complementares60
Subtotal440
4º SemestreC.H
Canais de Distribuição60
Planejamento de Comunicação60
Responsabilidade Social e Terceiro Setor60
Gestão Orçamentária60
Marketing Digital60
Direito do Consumidor30
Desenvolvimento Humano e Social80
Estágio I75
Subtotal455
5º SemestreC.H
Promoção de Vendas e Merchandising60
Planejamento e Organização de Eventos60
Estratégia e Competitividade60
Marketing de Serviços60
Gestão de Franquias30
Marketing Político30
Metodologia Científica80
Estágio II75
Subtotal455
6º SemestreC.H
Pesquisa de Marketing60
Negócios Internacionais60
Marketing de Relacionamento30
Ética e Legislação em Comunicação80
Atividades Complementares30
Subtotal260
7º SemestreC.H
Planejamento de Marketing60
Gestão de Marcas60
Tópicos Avançados em Marketing30
Desafios Contemporâneos80
Atividades Complementares30
Subtotal260
Total Geral do Cursos2.700
Resumo
Disciplinas2.340
Estágio150
Atividades Complementares210
Total Geral do Curso2.700
Aprovada pela Resolução CONSEPE nº 06/2016

DETALHES

Duração: 3 anos e meio

Turnos e Valores:

Salvador
Matutino – R$ 863,04 **
Noturno – R$ 809,10 **

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021
E-mail: cmkt@unifacs.br
(71) 3242-8552

VEJA TAMBÉM