Comunicação e Marketing

cmkt-capa

Este profissional pode atuar nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, execução e avaliação de planejamentos de Comunicação e Marketing, assim como no gerenciamento de sistemas de informação em marketing, conforme os objetivos estratégicos e de negócios das empresas. Ele também pode identificar as tendências de consumo relacionadas ao mercado; interagir com Agências de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Assessorias de Imprensa. Cuidar do posicionamento e da imagem organizacional também são algumas das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional de Comunicação e Marketing.

O Curso de Comunicação e Marketing foi desenvolvido com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar de forma empreendedora e gerenciar o processo de comunicação empresarial – aplicado às organizações de primeiro, segundo e terceiro setor. Identificar oportunidades de mercado, desenvolver mecanismos para satisfazê-las, cuidar do posicionamento e da imagem organizacional são algumas das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional de Comunicação formado pela UNIFACS.

Esse profissional atua numa perspectiva organizacional, no gerenciamento das diversas ferramentas de comunicação, interligando, por meio do planejamento, organizações, produtos e clientes. Atualmente faz-se necessário entender a ciência do consumo, para realizar melhores análises de demanda de mercado e possibilidades de negócio.

Para tanto, as disciplinas que compõem a matriz curricular foram cuidadosamente elaboradas por doutores, mestres e especialistas com ampla experiência teórica e prática em suas áreas de atuação. Dessa forma, além dos conteúdos legalmente exigidos para uma capacitação de excelência, são apresentados para os estudantes temas atuais do marketing e da comunicação.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 896, de 29/12/2016

Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado no Curso de Comunicação e Marketing amplia o seu campo de trabalho. Ele pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de Organizações privadas, Órgãos Públicos e Terceiro Setor. Assim como em agências de Publicidade, Assessorias de Comunicação e em Institutos de Pesquisa.


Links Interessantes
ABERJE
http://www.aberje.com.br
ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Mundo do Marketing
http://www.mundodomarketing.com.br/
Site que apresenta diversas vertentes do ambiente mercadológico, difundindo informações acerca de eventos e novidades da área do marketing.

Associação Brasileira de Marketing & Negócios
http://www.abmn.com.br
Fundada em 04 de novembro de 1971, a ABMN – Associação Brasileira de Marketing & Negócios – é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais de marketing e áreas afins. A entidade tem procurado ser tradutora da fronteira tecnológica, no que diz respeito aos conceitos e prática do marketing.

Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio
http://www.abmr.com.br/
Em 1979 foi fundada a ABMR&A resultado da união de profissionais engajados em trocar informações, fortalecer e valorizar o Marketing Rural Brasileiro. Ao longo de seus vinte e nove anos de existência, a ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio vêm contribuindo decisivamente para a promoção e desenvolvimento do Marketing Rural do Agronegócio Brasileiro.

Associação Brasileira de Marketing Direto
http://www.abemd.org.br/
A Associação Brasileira de Marketing Direto tem como um dos seus objetivos principais, trabalhar em prol do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas e atividades de Marketing Direto no Brasil, defendendo seus interesses e disseminando seus princípios teóricos e aplicações práticas.

PORTAL DA PROPAGANDA
www.portaldapropaganda.com.br

Associação de Marketing Promocional
http://www.ampro.com.br
A AMPRO – Associação de Marketing Promocional foi criada em 1993 com o objetivo de reunir e representar todos os segmentos de marketing promocional do país. Essa representação se deu através da filiação de empresas de marketing promocional, fornecedores de produtos e de serviços promocionais, veículos de comunicação, empresas/clientes e profissionais.

ADNews
http://www.adnews.com.br
Notícias da área de comunicação e marketing

Prof. Mateus Santana dos Santos

Profissional de Comunicação por mais de 10 anos com experiência em planejamento de comunicação e gestão de marcas. Pesquisador na área de Consumo, MBA em Comunicação Corporativa e graduado em Publicidade e Propaganda, ambos pela Universidade Salvador. No decorrer da carreira atuou no Canal Universitário de Bahia – TV UNIFACS; agências de Publicidade e Propaganda e na Braskem.

DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 352 horas
Teorias da Administração e das Organizações 66 horas
Teorias da Comunicação 66 horas
Comunicação Visual 66 horas
Fundamentos do Marketing 66 horas
Comunicação 88 horas
2º semestre 330 horas
Comunicação Integrada 66 horas
Estatística para Gestores 66 horas
Gestão Estratégica de Pessoas 66 horas
Comportamento do Consumidor 66 horas
Optativa 66 horas
3º semestre 352 horas
Metodologia de Custos e Formação de Preços 66 horas
Publicidade: Teoria e Prática 66 horas
Marketing Digital 66 horas
Fotografia 66 horas
Antropologia e Cultura Brasileira 88 horas
4º semestre 352 horas
Gestão Financeira e Orçamentária 66 horas
Canais de Distribuição 66 horas
Planejamento Estratégico e de Comunicação 66 horas
Direito do Empresarial 66 horas
Desenvolvimento Humano e Social 88 horas
5º semestre 352 horas
Marketing de Serviço 66 horas
Planejamento e Gestão Estratégica 66 horas
Promoção de Vendas e Merchandising 66 horas
Design Thinking: Imersão, Ideação e Prototipagem 66 horas
Metodologia Científica 88 horas
6º semestre 286 horas
Fundamentos do Comercio Internacional 66 horas
Pesquisa de Mercado 66 horas
Gestão De Relacionamento com a Mídia 66 horas
Empreendedorismo 88 horas
7º semestre 286 horas
Tópicos Avançados em Marketing 66 horas
Planejamento de Marketing 66 horas
Gestão de Produtos e Marcas 66 horas
Desafios Contemporâneos 88 horas
8º semestre 831 horas
Ética e Governança em Gestão Pública 66 horas
Impacto Social do Negócio 66 horas
Estágio 300 horas
Atividades Complementares 300 horas
Projeto Integrador: Diagnóstico Organizacional 99 horas
Resumo
Carga horária total do curso 0 horas
Inscreva-se prova 10/06Use seu ENEMAgende sua prova

DETALHES

Duração: 3 anos e meio

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Matutino – R$ 952,61 **
Noturno – R$ 895,17 **

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021
E-mail: cmkt@unifacs.br

VEJA TAMBÉM