Ciências Econômicas

economia-capa

Economista é aquele profissional que toma decisões sobre o futuro de uma organização visando que ela maximize os seus objetivos. Acima de tudo é um líder, pois, ele indica os passos a serem tomados para que a organização alcance seus objetivos. É um Planejador que orienta a forma de execução de tarefas que serão fundamentais para as metas da organização. É um especialista, pois tem um referencial teórico forte e uma atuação definida dentro de uma organização seja ela pública ou privada.

O Curso de Ciências Econômicas da UNIFACS tem como objetivo preparar profissionais para o mercado de trabalho com uma sólida formação de caráter geral no campo teórico-instrumental e, ao mesmo tempo, de domínio específico em algumas áreas do conhecimento econômico. O curso de Economia da Unifacs se insere na macro área de negócios e está diretamente relacionado com funções de liderança empresarial, planejamento econômico e análise de cenários macro e microeconômicos e também aqueles relacionados ao mercado financeiro de capitais e à viabilidade econômica de projetos. O curso de Economia também aborda aspectos da economia internacional e da geopolítica, instrumentalizando os alunos na análise de cenários externos e no entendimento de questões que envolvam o intercâmbio comercial entre países.

Desde a sua implantação em 1997, o curso de Ciências Econômicas da UNIFACS oferece uma formação moderna e diferenciada, com base na formação acadêmica, profissional e humanística, para atender ao novo perfil profissional requerido pelo mercado, com capacidade de dar respostas urgentes e necessárias às transformações das realidades local, regional, nacional e internacional. O curso tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma formação consistente, incorporando o conteúdo teórico e aplicado da Ciência Econômica, que se baseia em dois grandes eixos – a Economia Privada e a Economia Pública – sob uma perspectiva regional do desenvolvimento e privilegiando a prática da realidade socioeconômica a partir da aplicação de métodos de análises e instrumentos operacionais cada vez mais sofisticados.

O economista formado pela UNIFACS estará preparado para atuar em  organizações públicas e privadas dos setores industrial, agropecuário e de serviços, desempenhando atividades no âmbito da produção direta, da gestão e da política econômica, além de desenvolver:

  • Funções executivas ou de assessoramento em planejamento econômico, financeiro e administrativo;
  • Estudos e avaliação setorial e de mercado;
  • Análises de conjuntura econômica; finanças;
  • Estudos de viabilidade econômica e financeira de projetos;
  • Comércio internacional;
  • Políticas públicas;
  • Programas e projetos de desenvolvimento local e regional.


Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 707 DE 18.12.2013 – D.O.U de 19.12.2013

PRÊMIOS E DESTAQUES
Desde o ano de 2010 o curso de Economia da UNIFACS é reconhecido pelo Guia do Estudante da Editora Abril Cultural como um dos melhores cursos do Brasil, segundo à avaliação de cursos superiores do país. Referência para os estudantes do ensino médio e para os que já estão no ensino superior, o guia avalia a qualidade dos cursos em termos de projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Nas edições de 2010 e 2011, 2012 e 2013 o curso de Economia da UNIFACS recebeu três estrelas.

PRÊMIOS DE MONOGRAFIAS
Os alunos que concluem o curso de Economia da UNIFACS concorrem automaticamente a dois prêmios de monografia: um concedido pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (CORECON-BA) e outro dado pelo Banco do Nordeste (BNB). Os alunos da UNIFACS já conseguiram por quatro vezes o Prêmio de Melhor Monografia em Economia da Bahia concedido pelo Conselho Regional (2006, 2009, 2011 e 2013). Em 2009, o ex-aluno do curso de Economia da Unifacs, Bruno Mota Lopes, além de ganhar o Prêmio de Monografia do CORECON, foi 2º colocado no Prêmio de Monografias do BNB. Em 2013 o ex- aluno Jadson Santana também ganhou o mesmo prêmio de monografias e foi condecorado com a medalha da Ordem dos Economistas do Brasil por ter obtido a maior média no prêmio Jairo Simões, desde quando ele foi implementado pelo CORECON-BA

PRIMUS– EMPRESA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS
A Primus Consultoria acumula o status de empresa pioneira, sendo a primeira Empresa Júnior da Bahia sediada em uma Universidade particular, a UNIFACS. Ao fornecer soluções para empresas de pequeno e médio porte, a Primus busca expandir cada vez mais seus horizontes no mercado baiano de consultoria, conquistando um maior destaque dentro do Movimento Empresa Junior (MEJ).

GINCANA DO CORECON-BA
O curso de Economia da UNIFACS desenvolve diversas parcerias com o Conselho Regional de Economia da Bahia, tendo acesso a todos os treinamentos e palestras de grandes Economistas do Brasil que são realizados pelo Conselho. Ademais, os alunos a partir do 5º semestre participam da Gincana de Macroeconomia e Economia Brasileira, que congrega todas as universidades baianas e oferece prêmios para os melhores colocados. Em 2013, o curso de Economia da Unifacs foi contemplado com o segundo e terceiro lugar na Gincana Baiana de Economia organizada pelo CORECON-BA.

CURSOS DE BOLSA DE VALORES E JOGOS EMPRESARIAIS
O Curso de Economia também realiza parcerias com empresas especializadas na qualificação para o mercado de capitais e bolsa de valores. Alguns jogos empresariais, como por exemplo o Desafio SEBRAE, são realizados objetivando simular o ambiente do mundo de negócios e as melhores alternativas para maximizar os lucros de uma determinada cadeia de negócios. A partir de parcerias firmadas com a Bolsa de Valores do Estado da Bahia são feitas simulações de mercado de capitais e bolsa de valores com interação com outros cursos de Economia do estado da Bahia.

ENCONTROS DE ATUALIDADES ECONÔMICAS UNIFACS
O Encontro de Atualidades Econômicas faz parte do Circuito UNIFACS de eventos e é mais uma chance do estudante obter conhecimentos além da sala de aula, ampliando as possibilidades de aprendizagem, fazendo a diferença como cidadão, pessoa e profissional – isto é, além da validade acadêmica, pois os eventos do Circuito UNIFACS têm validade como atividade complementar.

SHOPPING UNIFACS
O Shopping UNIFACS é um projeto experimental multidisciplinar que permite aos estudantes simular a atuação no segmento varejista, vivenciando na prática a experiência de gerenciar um empreendimento comercial. O projeto, implantado em 2004, hoje é um símbolo do espírito universitário.

TRAJETÓRIAS UNIFACS
O Trajetórias tem como objetivo auxiliar na formação acadêmica e profissional do estudante e acompanhar sua trajetória de desenvolvimento na universidade. O trabalho é desenvolvido no sentido de preparar o estudante para melhor desempenhar o seu papel profissional e de cidadão na sociedade e no mundo profissional.

O mercado de trabalho na área de atuação do economista é tão amplo quanto o mundo dos negócios, com oportunidades em escala local, regional, nacional e internacional. O domínio instrumental e do conhecimento econômico permitirá ao economista:

  • Orientar a tomada de decisões dos agentes no mercado;
  • Trabalhar com dados, transformando-os em análises econômicas e financeiras;
  • Planejar as atividades das empresas, do governo e das famílias;
  • Oferecer a melhor combinação dos recursos para atender as inúmeras necessidades da sociedade;
  • Analisar a dinâmica do mercado, a gestão e o controle dos investimentos;
  • Identificar e avaliar o grau de risco das diferentes aplicações do dinheiro;
  • Elaborar e controlar o fluxo de caixa e uso eficiente dos recursos empresariais;
  • Prestar consultoria em termos de elaboração e análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos no mundo empresarial; análise de impacto das políticas públicas nas decisões empresariais; análise de impactos ambientais em projetos econômicos; avaliação de mercados;
  • Realizar pesquisas, estudos e projetos para o desenvolvimento socioeconômico e de viabilidade econômica.

O campo de atuação do economista:

Empresas – orienta a tomada de decisões; planeja o futuro da empresa no mercado; realiza a gestão financeira; apresenta soluções para a redução dos custos, aumento dos ganhos de produtividade e maximização de resultados; projeta os preços.

Órgãos públicos e governamentais – planeja os programas e ações de natureza pública para alcançar os objetivos propostos pela sociedade; elabora diagnósticos e cenários; atua na gestão dos recursos públicos; analisa dados sociais, econômicos e fiscais; analisa e regulamenta os mercados.

Instituições financeiras – está apto a trabalhar com o mercado de títulos e valores mobiliários, bancos, bolsas de valores, corretoras, distribuidoras e seguradoras, realizando a gestão dos recursos (elaboração de cenários, definição de preços de ativos, proposição de aplicação para os recursos e a melhor distribuição daqueles já investidos).

Consultoria e pesquisa – desenvolve estudos conjunturais, setoriais e de natureza política; propõe estratégias de ação baseadas em análises específicas; realiza diagnósticos sobre fenômenos ou fatos econômicos da empresa ou organização; elabora projetos de viabilidade econômico-financeira, com análise de competitividade e identificação de oportunidades de negócios.

Organismos internacionais – desenvolve documentos relativos à defesa comercial, acordos internacionais, de cooperação técnica e financeira; planeja ações de promoção do desenvolvimento social das nações; acompanha as relações econômicas interempresas de diferentes nações.

Na UNIFACS, o estudante de Ciências Econômicas ainda poderá planejar o futuro da sua formação acadêmica e profissional a partir das oportunidades oferecidas na própria Instituição, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano (PPDRU) e dos projetos de iniciação científica oferecidos pelos Núcleos de Pesquisa da Instituição, onde o aluno terá a oportunidade de trabalhar junto a professores que realizam pesquisa e lecionam nos programas de mestrado e doutorado.



Por que o mercado precisa do economista?

Os fenômenos econômicos estão por trás das mais corriqueiras atividades e a influência dos princípios da Economia está em situações que abrangem desde os congestionamentos nas grandes cidades até o alto preço cobrado pelo sanduíche que lanchamos.

O mundo passa por profundas transformações de natureza tecnológica e ambiental e a sociedade necessita com urgência inserir no seu cotidiano novas práticas relativas a essas mudanças, especialmente no âmbito do planejamento da produção e das formas de consumo.

O conhecimento econômico permite compreender os fenômenos e o comportamento do mercado, propondo novas explicações e soluções para aumentar os níveis de riqueza econômica e bem-estar social.

Profa. Ma. Laura Elaine Cabral Domingos

E-mail: laura.domingos@unifacs.br

Telefones: 3206-6509/988907325

Atendimento ao aluno:

Campus Tancredo Neves (CTN):

 

Segundas e Terças-feiras  das 10h às 12h

Segundas e Quartas-feiras das 17h às 19h

1º semestre

  • História Econômica Geral
  • Matemática
  • Geografia Econômica
  • Fundamentos de Economia
  • Comunicação Profissional



2º semestre

  • Teoria Microeconômica I
  • Matemática Econômica
  • Contabilidade Social
  • Metodologia Científica
  • Economia dos Serviços
  • Atividades Complementares



3º semestre

  • Estatística
  • Gestão de Custos
  • Teoria Microeconômica II
  • Economia do Agronegócio
  • Comportamento Organizacional



4º semestre

  • Finanças de Curto Prazo
  • Econometria
  • Teoria e Política Macroeconômica I
  • Economia Política
  • Pesquisa em Economia
  • Antropologia e Cultura
  • Atividades Complementares


5º semestre

  • Finanças de Longo Prazo
  • Teoria Macroeconômica II
  • História do Pensamento Econômico
  • Economia Industrial
  • Fundamentos de Logística
  • Desenvolvimento Humano e Social



6º semestre

  • Economia Regional e Baiana
  • Economia Monetária e Financeira
  • Modelos de Crescimento Econômico
  • Direito Empresarial
  • Formação Econômica do Brasil
  • Desafios Contemporâneos
  • Estágio



7º semestre

  • Sistema Financeiro Internacional
  • Gestão de Projetos
  • Economia Internacional
  • Economia do Setor Público
  • Economia Brasileira
  • Planejamento de Carreira
  • Trabalho de Conclusão de Curso I



8º semestre

  • Planejamento Econômico
  • Mercado de Capitais
  • Economia da Tecnologia
  • Consultoria Econômica
  • Optativa: Empreendedorismo ou Libras
  • Trabalho de Conclusão de Curso II


O campus de aulas conta com todo o suporte e estrutura de serviços para as aulas e ativades práticas do curso, incluindo laboratórios de informática para aulas (Finanças e Desenvolvimento de Negócios).

Matriz-CienciasEconomicas

DETALHES

Duração: 4 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Noturno – R$ 1.035,75 **

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021

VEJA TAMBÉM