Administração

Administração é um curso apaixonante com um campo profissional dos mais amplos e promissores. Seja trilhando uma carreira nacional ou internacional na liderança de grandes organizações, empreendendo na empresa da família ou iniciando o próprio negócio, as possibilidades na área são infinitas, assim como suas recompensas. A nossa inspiração é formar líderes e empreendedores capazes de transformar o mundo.

O Curso de Administração, primeiro da UNIFACS, é notadamente reconhecido por sua qualidade, tradição e seriedade. Por isso, nota-se uma preferência das empresas por contratar profissionais que fizeram o curso na Universidade Salvador. Além disso, a atual organização curricular inovadora e voltada para a realidade do mercado permite criar uma identidade que o diferencia de outros cursos oferecidos no Estado da Bahia, ao mesmo tempo em que promove a integração entre teoria e prática e estimula o empreendedorismo.

Ao longo do curso, o futuro administrador é capacitado para planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de qualquer tipo de organização. Com o objetivo de formar o profissional para gerir empreendimentos de diversos portes e segmentos da economia – serviços, comércio e indústria –, desde o início são estudadas disciplinas profissionalizantes das áreas de finanças, marketing, produção e recursos humanos, com foco nas especificidades de cada segmento.

Como o curso é pensado de forma a possibilitar ao estudante a prática profissional a partir do primeiro semestre, ele conta com o apoio do Núcleo de Práticas Profissionais, que é responsável pelo relacionamento com empresas, divulgação de vagas de estágio, indicação de estudantes para preenchimento das vagas e acompanhamento do desempenho dos mesmos. Conta também com os serviços do Núcleo Trajetórias, formado por psicólogos da instituição, que acompanha a evolução acadêmica e profissional dos estudantes, promovendo eventos para reflexão sobre carreira e prestando atendimento para estudantes com dificuldades, entre outras ações.

Administração é na melhor universidade privada da Bahia: UNIFACS.

Curso disponível em:

SALVADOR

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 273 DE 03.04.2017 – D.O.U de 04.04.2017.

FEIRA DE SANTANA

Ato Regulatório do Curso:

Renovação de Reconhecimento, Portaria Ministerial nº 273 DE 03.04.2017 – D.O.U de 04.04.2017

Reconhecida pelo Guia do Estudante, repetidamente, entre as melhores Escolas de Administração do Brasil, a UNIFACS é a única universidade particular da Bahia que possui Graduação e Mestrado em Administração, potencializando a reputação acadêmica do curso e a educação continuada do estudante. Mas é o foco em uma formação direcionada ao mercado que marca o curso de Administração. A prática é estimulada em todos os semestres. Assim, os alunos visitam empresas, fazem diagnósticos e mantém contato com gestores e empresários. O aluno é provocado a planejar uma empresa (projeto Shopping UNIFACS), com o exercício de todas as articulações necessárias, bem como vivência de competências e habilidades requeridas pelo projeto.

A partir de 2015, o Projeto Shopping UNIFACS passou a integrar uma parceria entre a UNIFACS e o Salvador Shopping, novo local de realização da atividade pelos alunos, com supervisão de um Professor Orientador.

Além das disciplinas, o conhecimento é promovido também fora da sala de aula. O Curso participa do Circuito UNIFACS, ciclo de eventos da Universidade que promove diversas atividades de extensão. Vale destacar também a Empresa Júnior do Curso, a Primus – Consultoria Empresarial, que atua há 23 anos na área de consultoria empresarial e conta com supervisão de professor. Nela, os estudantes têm seu primeiro contato com negócios, vivenciam situações organizacionais reais, voltam-se para a responsabilidade social e prestam serviços de qualidade ao mercado. Por tudo isso, normalmente, os alunos que participam da Primus são mais requisitados pelo mercado.

A empregabilidade é valorizada e o aluno conta com o suporte do Núcleo Trajetórias, facilitando o acesso a estágios e outras oportunidades. Já a Empresa Júnior (Primus), empresa administrada pelos alunos, desenvolve projetos reais nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Operações e Planejamento Estratégico. Há ainda o apoio do CEI – Centro de Empreendedorismo e Inovação que realiza eventos, palestras, visitas técnicas e outras atividades com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e a empregabilidade.

Oferecer uma visão internacional de negócios é uma demanda para administradores de alto desempenho. Assim, a internacionalidade é valorizada com programas de Intercâmbio para países como Espanha, Portugal, Alemanha e Reino Unido e projetos com universidades do exterior (a exemplo dos EUA). Para facilitar os programas de intercâmbio e outras iniciativas com foco na internacionalidade os alunos contam com todo o suporte do International Office.

A UNIFACS ainda possui o Mestrado em Administração, recomendado pela Capes, além de 10 especializações e MBAs ligados à área. Os MBAs voltados para a gestão empresarial, desde 2002, estão entre os melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Revista Você S/A.

O curso de Administração da UNIFACS possui ainda os seguintes destaques:

Acreditação Internacional
O curso de Administração recebeu em 2016 a Acreditação Internacional emitida pela Acreditadora de Chile com nota 5 em um máximo de 7, a partir de metodologia própria, que englobou aspectos acadêmicos, de mercado, sustentabilidade financeira, inserção dos egressos no mercado, relacionamento com empregadores, satisfação de alunos, professores e colaboradores, infraestrutura, dentre outros, culminando com a visita de uma Comissão de Avaliadores. É o único curso de Administração da Bahia com tal acreditação.

Módulo Internacional

O curso de Administração ofereceu em 2016, de maneira inédita na Bahia, um módulo internacional, com quatro disciplinas ministradas integralmente em Inglês: Project Management, International Business, Innovation Management e Strategic Marketing. Os professores das disciplinas foram selecionados, a partir do corpo docente do curso, através de prova de proficiência e aula simulada, por outro lado, os alunos aprovados também passaram pela etapa de teste de proficiência na língua inglesa. Além dos alunos de Administração, outros de diversos cursos, tais como Engenharias, Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda participaram do programa.

Programa de Dupla Titulação 
O curso de Administração mantém convênio com a Universidade Europeia de Madrid para a oferta de programa de dupla titulação. Está sendo iniciado outro convênio similar com o Instituto Politécnico de Bragança em Portugal.

As transformações recentes da economia baiana, com reestruturação e diversificação do seu perfil produtivo, têm levado à redefinição do mercado de trabalho, particularmente, para o administrador. Dentre os setores que ganharam destaque para os administradores podemos citar o da construção civil, a “indústria do entretenimento” e o setor de prestação de serviços com suas diversas possibilidades de negócios. Visando a adequação a esse contexto e de modo a aproveitar as oportunidades, surge a necessidade de o profissional adquirir habilidades e competências ao mesmo tempo gerais e específicas, ancoradas no conhecimento e na inovação contínuos.

Em relação ao perfil do profissional, um número cada vez maior de empresas, independente do seu tamanho e área de atuação, tem buscado no administrador características relacionadas a obtenção de eficiência nos procedimentos internos e de eficácia no desempenho de mercado.  Uma pesquisa nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração – CFA, em 2006, chegou à conclusão de que existem espaços no mercado de trabalho ainda por serem ocupados pelos administradores, principalmente no que diz respeito à sua atuação nas micro e pequenas empresas. Concluiu, ainda, que o setor de serviços é o que mais concentra administradores e deverá proporcionar as maiores oportunidades de trabalho principalmente nas seguintes áreas: consultoria empresarial, turismo e lazer, instituições financeiras e ensino e educação. O setor industrial foi destacado nesta pesquisa como o segundo que mais absorve o graduado em Administração.

Ainda de acordo com esta pesquisa, no momento da escolha do curso de graduação em Administração, predominam o interesse em empreender um negócio próprio e a possibilidade de uma formação generalista e abrangente. E para que esta formação seja completa e ancorada na realidade de mercado, foram sugeridos às IES novos conteúdos para integrarem seus currículos, sendo os principais: o empreendedorismo, a gestão de micro e pequenas empresas; a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável; e a ética empresarial.

Portanto, à medida que os cursos de Administração consigam adaptar-se às mudanças no mercado que implicam no desenvolvimento de novas habilidades necessárias para gerir as organizações, o Administrador deverá ter seu espaço ampliado e um reconhecimento cada vez maior na sociedade, tornando-se um ator chave para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Considerando tal contexto, o Curso de Administração da UNIFACS gradua um profissional que podem atuar em todos os segmentos; da gestão pública à instituições voltadas para o desenvolvimento social; da consultoria à liderança de grandes equipes; do foco local ou nacional, até a expansão internacional.

Em resumo, todas as nossas ações são voltadas para a realidade do mercado, tornando o curso de Administração da UNIFACS único dentre os cursos oferecidos no Estado da Bahia, ao mesmo tempo em que promove a integração entre teoria e prática e estimula o empreendedorismo.


Links Interessantes

Prof. Adriano Hora (Campus Salvador)

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1999). Pós- graduado em Logística de Distribuição. Aluno Especial Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS). Professor de Graduação da Unifacs. Profissional com carreira desenvolvida há mais de 15 anos na área de planejamento estratégico, logística, projetos e área administrativa / operacional.

Prof(a). Annita Souza (Campus Feira de Santana)


Horário de atendimento do coordenador

Campus Tancredo Neves

Matutino:
2ªs a 4ªs feiras das 10h30min às 11h30min

Noturno:
2ªs e 4ªs feiras das 17h30min às 19h00min

 

Contato:  adriano.hora@unifacs.br

 


Feira de Santana

Contato: 75 4009-9123

anitta.souza@unifacs.br

coordadmfsa@unifacs.br

Salvador

O campi de aulas conta com todo o suporte e estrutura de serviços para as aulas e atividades práticas do curso, incluindo laboratórios de informática para aulas (Finanças, Estatística e Desenvolvimento de Negócios).

O curso de Administração, em Salvador, ocupa salas de aula no Campus Tancredo Neves – CTN e Campus Lapa, so quais possuem:

  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Laboratórios de Informática
  • Central de Atendimento ao Docente
  • Central de Atendimento ao Estudante
  • Coordenação Administrativa do Campus
  • Apoio a Coordenação
  • Sala de Coordenação do Curso

 


Feira de Santana

Os campi de aulas contam com todo o suporte e estrutura de serviços para as aulas e atividades práticas do curso, incluindo laboratórios de informática para aulas.


  • Auditórios

  • Biblioteca

  • Laboratórios de Informática

  • Central de Atendimento ao Docente

  • Central de Atendimento ao Estudante

  • Coordenação Administrativa do Campus

  • Apoio a Coordenação

  • Sala de Coordenação do Curso

DISCIPLINA Carga Horária
1º semestre 350 horas
Matemática 60 horas
Fundamentos de Marketing 60 horas
Teoria Geral da Administração 60 horas
Introdução à Contabilidade 60 horas
Comunicação Profissional 80 horas
Atividades Complementares 30 horas
2º semestre 350 horas
Direito Empresarial 60 horas
Fundamentos de Economia 60 horas
Gestão da Qualidade 60 horas
Marketing de Serviços 60 horas
Metodologia Científica 80 horas
Atividades Complementares 30 horas
3º semestre 350 horas
atemática Financeira 60 horas
Gestão Tributária 60 horas
Microeconomia 60 horas
Fundamentos de Logística 60 horas
Comportamento Organizacional 80 horas
Atividades Complementares 30 horas
4º semestre 370 horas
Estatística 60 horas
Macroeconomia 60 horas
Direito do Trabalho 60 horas
Gestão de Custos 60 horas
Gestão da Produção e Operações 60 horas
Planejamento de Carreira 40 horas
Atividades Complementares 30 horas
5º semestre 380 horas
Finanças de Curto Prazo 60 horas
Administração Pública 60 horas
Gestão de Pessoas 60 horas
Pesquisa de Marketing 60 horas
Estágio I 60 horas
Desafios Conteporâneos 80 horas
6º semestre 470 horas
Gestão da Empresa Familiar 60 horas
Desenvolvimento de Pessoas 60 horas
Marketing Estratégico 60 horas
Gestão da Inovação 60 horas
Planejamento e Controle da Producão 60 horas
Estágio II 90 horas
Desenvolvimento Humano e Social 80 horas
7º semestre 410 horas
Finanças de Longo Prazo 60 horas
Sistema de Informações Gerenciais 60 horas
Estratégia e Competitividade 60 horas
Pesquisa Operacional 60 horas
Estágio III 90 horas
Antropologia e Cultura 80 horas
8º semestre 320 horas
Negócios Internacionais 60 horas
Gestão de Projetos 60 horas
Desenvolvimento de Negócios 60 horas
Gestão Orçamentária 60 horas
Optativa: Empreendedorismo ou Libras 80 horas
Resumo
Carga horária em disciplinas 2640 horas
Atividades Complementares 120 horas
Estágio 240 horas
Carga horária total do curso 3000 horas

Corpo Docente

Feira de Santana
ALEX DE SOUZA SILVA MESTRE
ANDRE LUIZ NASCIMENTO KAERCHER MESTRE
ANDRE NOGUEIRA ARAUJO VIVAS DE SOUZA ESPECIALISTA
ANNITA KELLY CARDOSO DE ANDRADE SOUZA MESTRE
ARLINDO AMARAL MARQUES ESPECIALISTA
CARLOS HENRIQUE ROCHA BOAVENTURA ESPECIALISTA
CARLOS RANGEL PORTUGAL PEREIRA MESTRE
DANILLO TOURINHO MESTRE
FRANCISCLEIDE RIBEIRO DOS SANTOS ESPECIALISTA
HELIO PONCE CUNHA DOUTOR
KATIA MARIA MENDES SILVA ESPECIALISTA
KESIA MAGALHÃES ESPECIALISTA
LEIDIENE QUEIROZ MESTRE
LIZ COSTA DE SANTANA PEREIRA ESPECIALISTA
MARIA DA CONCEIÇÃO NOGUEIRA CORREIA DOUTORA
MARIA LENY SOUZA OLIVEIRA DOUTORA
MARTA GLAUCIA MORAES DE FIGUEIRÊDO MESTRE
NAIANA VASCONCELOS ESPECIALISTA
PAULO RICARDO RIOS LEITE ESPECIALISTA
VALTER JOSÉ CERQUEIRA LIMA ESPECIALISTA

.

Em Salvador, nos campi CTN – Campus Tancredo Neves e Campus Lapa o curso de Administração é oferecido nos turnos Matutino e Noturno.

Salvador – Campus Tancredo Neves
Matutino – R$ 1.027,06 **
Noturno – R$ 981,55 **

Salvador  – Campus Lapa
Matutino – R$ 584,57 ** (SEMIPRESENCIAL)
Noturno – R$ 673,55 ** (PRESENCIAL)

Vestibular 22/10Use seu ENEMAgende sua prova
DETALHES

Duração: 4 anos

Turnos e Valores:

Salvador – Campus Tancredo Neves
Matutino – R$ 1.027,06 **
Noturno – R$ 981,55 **

Salvador  – Campus Lapa
Matutino – R$ 584,57 ** (SEMIPRESENCIAL)
Noturno – R$ 673,55 ** (PRESENCIAL)

Feira de Santana
Matutino – R$ 494,10 **
Noturno – R$ 521,10 **

ONDE ESTUDAR

Salvador

Campus Tancredo Neves
Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores
CEP: 41820-021

Campus Lapa

Rua da Mangueira, 33,  Nazaré
Salvador – Bahia. CEP: 40040-400

Feira de Santana

Rua Rio Tinto, 152, Santa Mônica,
Feira de Santana – BA.
E-mail: adm.fsa@unifacs.br
(75) 4009-9121

VEJA TAMBÉM