FAQ

FAQ UNIFACS

A UNIFACS reuniu aqui respostas às perguntas mais frequentes, para tentar sanar com mais agilidade as suas dúvidas. A FAQ é uma ferramenta que visa auxiliar você na busca de respostas sobre os serviços da Universidade. Para obter melhores resultados utilize a lupa de pesquisa e navegue entre as diferentes áreas de interesse..

Utilize a FAQ da UNIFACS e tenha mais comodidade e rapidez nas respostas.


Estágio
Como validar meu Estágio como Atividade Complementar (AC)?

Estágio não obrigatório poderá ser validado apenas para o período diferente do apresentado para estágio obrigatório – Poderão ser validados até duas experiências de estágios. Portanto, para validação do estágio não obrigatório em AC é necessário postar no Blackboard, o Termo de Compromisso (Contrato de Estágio) – assinado pela empresa, estudante e UNIFACS com descrição do plano de atividades e o Termo de Realização do Estágio, caso o estágio tenha sido concluído. *O modelo de Boletim de Acompanhamento está disponível no Portal do estudante e Blackboard (ambiente virtual) – Atividades Complementares – Modelos de Documentos.

Qual a diferença entre Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório?

Ambos os estágios são uma atividade prática, essencialmente atrelada à linha de formação do (a) aluno (a), realizada com vistas ao desenvolvimento profissional, cuja carga horária é requisito obrigatório para aprovação e obtenção do diploma. Cada área de formação exige um procedimento específico para o cumprimento da disciplina Estágio Curricular Supervisionado, a partir do que está definido no projeto pedagógico do curso. O Estágio Curricular não obrigatório é uma atividade prática, essencialmente atrelada à linha de formação do aluno, realizada como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Os estágios não obrigatórios podem ser aproveitados como Atividades Complementares, desde que tenha cumprido com todas as exigências da Lei 11.788/08 e atenda aos regulamentos institucionais. Sendo estágio não obrigatório, é indispensável que a empresa conceda uma bolsa auxilio ao aluno como benefício.

Quais são as finalidades do estágio?

– Complementar o processo de articulação entre a teoria e a prática, aproximando os conteúdos acadêmicos com a realidade do mercado de trabalho; – Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais e das habilidades necessárias à construção da competência profissional; – Propiciar a formação de profissionais empreendedores e capazes de adotar métodos e práticas inovadoras; – Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando-os às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas.

O que é Estágio Curricular?

É o ato educativo supervisionado que tem como objetivo primordial auxiliar na preparação profissional do educando. Todo estágio é curricular, pois o conteúdo das atividades deve estar em consonância com o projeto pedagógico e com o currículo do curso. As atividades de estágio no Brasil são regidas pela Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008 e pelo Decreto 87.497 de 18 de agosto de 1982.


Central de Carreiras
Quais requisitos são necessários para formalização do Estágio?

Independente do Estágio ser obrigatório ou não, é necessário a formalização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) devidamente preenchido, assinado e carimbado pela Empresa Concedente do Estágio, o aluno e a UNIFACS, atendendo aos critérios estabelecidos na Lei de estágio. Esse procedimento deverá ser realizado pelo aluno a qualquer momento do curso, independentemente de estar cursando a disciplina de estágio supervisionado obrigatório. *A formalização (assinatura do TCE) deve ocorrer antes do aluno iniciar o estágio.

Onde encontro o modelo do Termo de Compromisso de Estágio (TCE)?

Você pode utilizar o modelo disponibilizado pela empresa, desde que contenha todas as informações exigidas pela Lei de Estágio. Ou, utilizar o modelo disponibilizado pela UNIFACS no Portal do Estudante – acessado através do link Estágio – Modelos. Fique atento para não deixar nenhum campo de informações incompleto.


International Office
Para o Semester Abroad é verdade que pago aqui e não pago nada no destino?

Sim, é verdade para a maioria dos destinos. Lembrando que há casos em que o aluno terá que pagar um valor diferente da mensalidade UNIFACS.

Quais os principais documentos necessários para participar de programas internacionais?

Inicialmente, é imprescindível que o aluno tenha passaporte válido. Os demais documentos serão informados de acordo com o programa.

Preciso ter proficiência de idioma comprovada para o país de destino?

Se o programa é Semester Abroad, os países de língua inglesa exigirão comprovação de proficiência (TOFEL, IELTS, etc.). Os países de língua espanhola são mais flexíveis, mas é recomendável saber a língua do país de destino para não ser reprovado nas disciplinas. Porém, se o objetivo do programa for aprendizado/aprimoramento de idioma, apenas o teste de nivelamento será exigido.

Todas as universidades conveniadas são da Rede Laureate?

Não. Temos convênio com universidades da Laureate e com universidades que não fazem parte da Rede.

Preciso saber o idioma local para fazer um curso de férias de idiomas no exterior?

Não. O estudante fará apenas um teste de nivelamento.

O International Office oferece serviço completo para a realização do programa, como acomodação, passagem aérea, seguro, etc?

Não. Passagem aérea, seguro de saúde, acomodação e etc são serviços ofertados por agências de viagens. Neste caso, o aluno poderá utilizar os serviços da agência parceira da UNIFACS ou outra agência de sua preferência. Há alguns programas onde alguns desses serviços já estão incluídos no valor do programa como Seguro e Acomodação. Depende muito do programa e do destino.

Tenho diploma do exterior. É necessário traduzir?

No caso de o candidato ter realizado estudos em uma Instituição de Ensino Superior no exterior, à documentação acadêmica deverá ser juramentada, traduzida para a língua portuguesa e convalidada, inclusive o histórico escolar, por um tradutor oficial.

O International Office faz tradução de documentos?
O International Office oferece programas de mobilidade para pós-graduação: especialização, mestrado, e doutorado completo no exterior?

Para os estudantes de Pós-Graduação o IO oferece os seguintes programas:  

  • Semester Abroad em algumas universidades conveniadas, para alunos regularmente matriculados nos cursos de Lato ou Stricto senso com a UNIFACS;
  • Dupla Titulação em Mestrado com o Instituto Politécnico de Bragança em Portugal;
  • Cursos de curta duração especializados;
  • Cursos de Idiomas em diversos níveis
  Quando se tratar de mestrado, especialização, doutorado etc completo no exterior, será necessário que o aluno entre em contato diretamente com a instituição de destino.

Quanto tempo é possível passar no exterior?

Há intercâmbios que duram de 2 a 4 semanas, enquanto outros podem durar 2 semestres. Depende do programa e do destino.

Os programas internacionais são elegíveis para alunos de todos os cursos e modalidades de ensino?

Sim. Todo aluno da UNIFACS pode participar dos programas internacionais respeitando os pré-requisitos de cada um deles.

Quais os pré-requisitos necessários para participar dos programas internacionais?

Os pré-requisitos podem variar de acordo com o programa, destino, etc. Mais em linhas os principais requisitos são: – Ter concluído o 1 semestre. – Ter Média Global igual ou maior que 5. – Estar regularmente matriculado. – Possuir passaporte – Possuir proficiência no idioma do país de destino – Iniciar o processo de preparação com seis meses de antecedência.   * Processos de seleção via edital possuem pré-requisitos próprios que devem ser observados quando da divulgação do mesmo.

O que é dupla titulação e quais cursos podem fazê-la?

Fazer uma dupla titulação internacional significa o receber de dois diplomas de graduação, sendo um da UNIFACS e outro de instituição estrangeira. Para isso, além de concluir o curso na UNIFACS, o aluno cursará um conjunto de disciplinas no exterior para obter o segundo diploma, sendo aquele válido no Brasil e este válido no país da universidade que o expediu. Por enquanto, o curso de administração é o único a oferecer a possibilidade de dupla titulação internacional. A UNIFACS possui uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança em Portugal onde estudantes de Graduação e Pós Graduação dos cursos de Negócios e Engenharia podem obter um diploma de Mestre no IPB. Para mais informações consulte o IO.

Fazer um semestre no exterior significa que eliminarei meu semestre na UNIFACS?

Não. Apesar de existir um processo prévio de indicação de disciplinas equivalentes, nem sempre elas estarão disponíveis quando o aluno chegar no destino. Além do mais, o aluno é incentivado a buscar novos conhecimentos, e assim agregar conteúdo acadêmico àquele que já é ofertado pela UNIFACS.

Como funciona a validação de disciplinas?

Ao retornar do intercâmbio, e após o recebimento do histórico original emitido pela instituição estrangeira, o aluno solicitará convalidação na Central de Atendimento ao Estudante – CAE. Será necessário, além do histórico original, apresentar o documento por meio do qual o coordenador de curso na UNIFACS indicou a convalidação (Indication Form).

Participar de programas internacionais conta como atividade complementar?

Sim. O seu coordenador de atividades complementares poderá informar a quantidades de horas a serem creditadas, mas também é possível obter esta informação através do Portal do Estudante.

Programas internacionais concedem certificado?

Há instituições que emitem certificados e outras que emitem históricos.

Posso fazer programas internacionais depois de graduado?

Sim, desde que sejam programas de idiomas, curta duração especializados ou não exijam que o aluno esteja regularmente matriculado em um curso de graduação na UNIFACS.

Posso estudar e trabalhar?

Na grande maioria dos destinos não. Os programas de intercâmbio UNIFACS têm propósitos exclusivamente acadêmicos, ou seja, o foco está nos estudos. O conceito de estágio no exterior diverge muito do conceito de estágio no Brasil, em alguns países é possível estagiar, mas muitas vezes não é remunerado e o aluno deverá exercer atividade dentro da sua área de estudos. Há programas onde o aluno pode exercer atividade remunerada, mas para esses programas o aluno deve entrar com um processo diferenciado de visto, que exige dentre outras coisas, uma proficiência elevada do idioma do país de destino.

Posso cursar disciplinas de outros cursos ou áreas durante o Semester Abroad?

Sim, na grande maioria das universidades de destino. Algumas vezes, o impedimento é gerado pela necessidade de pré-requisito de conhecimentos anteriores na disciplina, ou a apresentação de portfólio, quando do desejo de cursar disciplinas muito técnicas.

Que tipo de visto é necessário para participar dos programas de intercâmbio?

Para a grande maioria dos casos, o visto de estudante será obrigatório. Somente em alguns casos será possível estudar apenas com o visto de turista, como por exemplo, cursos de curta duração e carga horária reduzida.

Tenho dupla cidadania. Isso facilita o processo de transferência?

Raramente. O visto de estudante será exigido pela instituição estrangeira de todos aqueles que são alunos regulares de instituição localizada em outro país – neste caso, de alunos da UNIFACS por ela estar localizada no Brasil. O fato de você ser cidadão facilita quanto a não necessidade de visto e caso você deseje ir para o país que te concedeu a cidadania, ou para outro, cuja a cidadania de seu país seja aceita (comunidade europeia, por exemplo).

É possível transferir meu curso para uma das universidades da Laureate via International Office?

Não. Os casos de transferência são conduzidos pelo próprio aluno que deverá  fazer contato direto com a universidade de destino.

Onde fica o International Office e qual o horário de funcionamento?

O International Office fica no térreo do Campus Tancredo Neves localizado na Avenida Tancredo Neves, 2131 – Caminho das Árvores. Funcionamos de 2ª a 6ª, das 9h às 19h.

Quais os tipos de programas oferecidos?

Basicamente, há dois tipos de programas internacionais: 1) Programas de curta duração (cursos especializados/cursos de imersão de idiomas). 2) Semester abroad (estudo de disciplinas durante um ou dois semestres no exterior em uma universidade conveniada).

O que é International Office?

O International Office (IO) é o canal de promoção da internacionalidade da UNIFACS e viabiliza as iniciativas, programas e serviços internacionais da universidade, oferecendo à toda comunidade acadêmica: *Qualidade Internacional   *Formação Multicultural     *Empregabilidade No International Office você terá orientação para escolher o Programa Internacional, adequado ao seu perfil e interesse. Além de contar com o  acompanhamento desde a definição do programa acadêmico até o auxílio para os preparativos para a viagem.


Pós graduação
Qual é o regimento de matricula para os cursos Pós-Graduação Lato Sensu?

A realização da matrícula é assinatura do contrato e confirmação de pagamento da primeira mensalidade do curso. A rematrícula sempre ocorrerá no início dos semestres letivos, nos meses de Janeiro e Julho, independente da data em que foi realizada a matrícula no curso. Com exceção do último componente curricular do curso (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), as rematrículas nos semestres letivos subsequentes ao semestre letivo anterior serão realizadas automaticamente, em todos os componentes curriculares do respectivo semestre letivo, desde que o aluno, no momento da rematrícula, esteja adimplente financeiramente e preencha todos os requisitos acadêmicos previstos no Manual.

Onde posso obter o calendário do Curso de Pós-Graduação?

O calendário do curso fica disponível após a aula de integração no portal do estudante através do link “calendário” ou pode ser solicitado na CAE – Central de Atendimento ao Estudante.

O que é necessário para ingressar na Pós-Graduação Lato Sensu?

Os cursos são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. O processo de seleção será realizado mediante análise da Ficha de Inscrição do candidato, sob a responsabilidade de uma comissão constituída por membros do Centro de Pós-Graduação da UNIFACS. Alguns cursos, em função de suas características, podem ter um processo seletivo diferenciado, sendo exigida formação em graduação somente em algumas áreas específicas e adotando procedimentos seletivos adicionais a exemplo de redação e entrevista. A indicação de processos seletivos especiais consta na descrição detalhada dos cursos.

O que é Pós-Graduação Lato Sensu?

A pós-graduação lato sensu tem caráter de educação continuada e compreende os cursos de Especialização, e os MBA – Master Business Administration, ambos com carga horária de 450 h/a. Essa carga horária pode variar para alguns cursos em função de exigências regulamentares, a exemplo das Especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicopedagogia. Os cursos na modalidade Lato Sensu permitem evoluir os conhecimentos teórico-práticos, incluindo metodologias, ferramentas e instrumentos em áreas específicas, para que o indivíduo possa agregar valor ao seu desempenho profissional e produzir melhores e maiores resultados. Os cursos, em média, têm uma previsão de duração até 18 meses, não incluindo a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (estimado em 2 meses), conforme os respectivos calendários acadêmicos. Sendo assim, todos os estudantes devem realizar o curso no prazo máximo de 21 meses do seu início, exceto quando o projeto acadêmico tiver carga horária superior.


Acadêmico – Graduação atestado e documentos institucionais
Quais são os atestados e/ou documentos institucionais?

São atestados que informam: – se o aluno está regularmente matriculado, – se é aluno da instituição, – se o curso está devidamente reconhecido pelo MEC, – qual a frequência do aluno, – qual a previsão de conclusão de curso, entre outros.

Como solicito uma declaração de que sou aluno matriculado na UNIFACS?

O aluno deverá:

  • Acessar o Portal do Estudante:
(https://portal.unifacs.br/matriculaweb/portalDoEstudante/default.asp)
  • Buscar a opção “Atestado” na aba esquerda.
Para maioria dos atestados, é necessário solicitar através de “Requerimentos” e é cobrada taxa através de boleto bancário disponível na finalização do Requerimento.

Como realizar solicitação de documentos institucionais (atestado, histórico, declaração, etc.) e qual o prazo para entrega?

O aluno deverá solicitar através:

  1. do Portal do Estudante https://br/matriculaweb/portalDoEstudante/default.asp);
  2. CAE – Central de Atendimento ao Estudante localizada no Campus Tancredo Neves ou Campus Feira de Santana;
  3. E para os alunos fora de Salvador nos Polos EAD – Ensino a Distância.
Geralmente o prazo para entrega de documentos é de no máximo 07 dias úteis após o pagamento da taxa no local escolhido pelo aluno através do requerimento preenchido no Portal do Estudante. 

Como faço transferência de curso e qual o prazo para solicitação?

Através do Portal do Estudante “Requerimento” “Transferência Interna” no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

O que é Alocação de Turma e qual o critério para analise dessa matricula?

O estudante que for reprovado na disciplina, por nota e/ou frequência, deve solicitar, por meio de requerimento no portal do estudante, a alocação em outra turma ou curso, em que a disciplina seja compatível. Esta alocação implicará em ônus para o estudante, conforme valores estabelecidos em contrato, cujo cálculo será obtido a partir do produto da carga horária da disciplina pelo valor da hora/aula do curso. O pagamento do valor da alocação deve ser à vista, podendo a UNIFACS permitir o parcelamento, exclusivamente, por meio de cartão de crédito, conforme política vigente. Havendo extinção ou reestruturação do curso de forma a alterar a sua grade curricular o (a) Aluno (a) que tenha sido reprovado (a) em algum componente curricular desse curso, por nota ou frequência, deverá ser alocado (a) com ônus, em componentes curriculares similares em outro (s) curso (s).

Qual o prédio de aulas em que vou estudar?

Quando realizamos as matriculas disponibilizamos a ficha de matrícula onde consta esta informação. Outra opção é no site da UNIFACS na opção campi, prédio de aulas ou ainda em graduação/curso. * Para Pós-Graduação, todos os cursos são ofertados no campus do Stiep – Rua Dr. José Peroba nº251 Ed. Civil Empresarial.

Compensação de Faltas: Onde faz a solicitação? Como faço para solicitar a compensação de faltas? Qual o prazo de entrega do atestado médico?

O Estudante ou seu representante deve dar entrada em seu pedido pelo Portal do Estudante através do “Requerimento” “Compensação de faltas”. O estudante deverá abrir requerimento, no prazo máximo de até 72 horas úteis, após a manifestação da doença e apresentar o Laudo Médico (com o número do CID – Código Internacional de Doenças, carimbo e assinatura do médico e o período de afastamento) na CAE em até 48 horas após abertura do requerimento no portal do estudante ou nas caixas coletoras disponibilizadas nos Prédios de Aulas. A compensação de faltas é aplicada em casos de Serviço Militar e Licença Gestante, maiores informações poderão acessar o Manual do Estudante.

Tenho que fazer a 3ª Avaliação?

A terceira avaliação (com peso 3,0) será aplicada aos estudantes que obtiverem um total igual ou entre 28 a 48 pontos após a realização das duas primeiras avaliações.

Como saberei que não preciso fazer a 3ª avaliação?

Pontuação igual ou superior a 49 pontos (após as duas avaliações regulares): média final igual ou superior a 7,0 – aprovado na disciplina. Pontuação entre 28 e 48 pontos (após as duas avaliações): média entre 4,0 e 4,9 – deverá fazer a terceira avaliação, necessitando alcançar média final igual ou superior a 5,0. Pontuação inferior a 28 pontos (após as duas avaliações) – média inferior a 4,0 – reprovado na disciplina.

Qual a base de cálculo da alocação com ônus?

O valor a ser cobrado pela alocação será obtido a partir do produto da carga horária da disciplina pelo valor da hora aula do curso.

O que é Trabalho Orientado do Projeto Final de Curso?

O estudante que for reprovado por nota ou abandono do TCC deve matricular-se para orientação e realização de TCC INDIVIDUAL, com professor orientador indicado pela Coordenação do curso e/ou Coordenação Geral de Pós-Graduação, arcando com o ônus da nova orientação.

Trancamento de curso: Qual o prazo para solicitar o Trancamento do curso?

Cada semestre tem um período de trancamento especifico, indicado no calendário acadêmico. O aluno poderá verificar o calendário acadêmico através do seu Portal do Estudante.

Qual o percentual de falta exigido para aprovação? O aluno pode obter abono de falta?

O índice tolerado de faltas são 25% da carga horária total da disciplina/módulo. A UNIFACS prevê como critérios passíveis para abono legal de faltas às seguintes situações, desde que apresentados os comprovantes por médico habilitado ou autoridade competente: Doença infectocontagiosa, condição de trauma ou outras doenças (morbidade) determinadas por distúrbios crônicos ou agudos e internamentos, em que o atestado médico indique a impossibilidade física e/ou mental do estudante para o cumprimento das atividades acadêmicas, desde que o atestado esteja devidamente assinado, com o carimbo indicando o nome e o registro profissional no Conselho de Medicina e a indicação do CID – Código Internacional de Doença; Licença maternidade/paternidade na forma da lei; Falecimento de cônjuge, filhos e/ou pais, mediante atestado de óbito, limitados a 1(um) turno sequencial de falta a partir da data do falecimento. Por convocação da Justiça eleitoral; Convocação para integrar conselho de sentença no Tribunal do Júri; Oficial ou Aspirante a Oficial de Reserva convocado para serviço ativo; Participação em competição desportiva quando oficialmente convocado para representar a União, o Estado ou o Município. Nesses casos, o estudante (ou representante autorizado) deve entregar o original ou cópia autenticada do documento comprobatório em até 15 dias após o evento, na Central de Atendimento ao Estudante da Pós-graduação.

É possível solicitar o trancamento do curso Fora do Prazo?

O aluno deverá preencher o requerimento na CAE – Central de Atendimento ao Estudante e anexar documentação que justifique esta necessidade.

Quanto à solicitação do trancamento se deferido, devo pagar até que mês?

O Estudante deve pagar todas as mensalidades vencidas até a data da solicitação.

Quanto tempo pode permanecer em trancamento?

Para a maioria dos cursos, o prazo máximo para trancamento é o equivalente 50% (cinquenta por cento) dos semestres/anos letivos do curso, consecutivos ou alternados, incluindo o ano/semestre em que houve a concessão do pedido. Existem algumas especificidades de acordo com os cursos, que devem ser verificadas no Manual do Estudante disponível no Portal do Estudante.

Qual o procedimento de retorno para UNIFACS? E qual o prazo de solicitação?

Alunos ativos e não matriculados na Unifacs com status de (Abandono ou Trancamento), poderão solicitar “Retorno” através do Portal do Estudante. O prazo para solicitação é divulgado no calendário acadêmico. Caso possua dúvidas do procedimento poderá contatar a central Unifacs Atende (3021-2800). Não incide taxa alguma para esse tipo de solicitação.

Em quais casos o aluno fica impedido de retirar o Diploma?

Fica impedido de receber o diploma, o concluinte do curso selecionado pelo ENADE, que não esteja em situação regular; ou seja, tenha sido convocado a realizar a prova e não tenha comparecido. A Colação de Grau e retirada do diploma está condicionada a atualização cadastral junto a Universidade.

Onde faz a retirada do diploma? Qual o prazo de entrega?

Na Central de Atendimento ao Estudante – CAE – Campus Professor Barros – Torre Norte e no CTN - Av. Tancredo Neves, 2131 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021 A previsão de entrega do documento é de até 60 dias úteis a contar da data da assinatura da Ata de Colação de Grau. Diplomas de alunos EAD são retirados no atendimento dos seus respectivos polos de origem.

Onde posso encontrar as informações sobre o meu coordenador?

O aluno deve se direcionar a coordenação de curso no seu prédio de aulas.


Salvador Card
Como solicitar o Salvador Card?

O aluno pode solicitar a 1ª e 2ª via, além da renovação através do Portal do Estudante. Maiores informações pelo e-mail: salvadorcard@unifacs.br


Cartão de Acesso do Estudante
Meu cartão de acesso precisa ser renovado a cada semestre?

Não. Todo aluno adquire o seu cartão de acesso no ato da matrícula ou na primeira semana de aula. E esse cartão pode ser utilizado até o final do curso. Caso o cartão de acesso apresente erro de leitura, o aluno deverá procurar a CAE - Central de Atendimento ao Estudante.

Como obter a 2ª via do Cartão comunidade?

A solicitação deve ser feita através de requerimento no Portal do Estudante, realizar o pagamento e acompanhar resposta pelo próprio portal sobre o local de entrega.

Quando devo solicitar a segunda via do meu cartão de acesso? Qual o valor?

Em caso de perda, roubo ou extravio. O valor da 2º via é de R$ 8,50.


Transferência
Como faço para ingressar através de transferência externa ou como portador de diploma?

Acessar o site unifacs.br, clicar no banner Transferência Externa, preencher a ficha de inscrição com os dados do candidato, curso escolhido e demais informações; imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (na data do vencimento); comparecer a CAC (Central de Atendimento ao Calouro) e entregar a documentação solicitada abaixo. Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso do Ensino Médio (antigo 2º grau) – Cópia Autenticada; Histórico Escolar do Ensino Superior da Instituição de origem – Documento Original; Atestado de Adimplência (apenas para candidatos de transferência externa – Documento Original); Atestado de Sub-júdice (apenas para funcionários de transferência externa – Documento original); Planos de cursos das disciplinas com aprovação, bem como daquelas nas quais o aluno está matriculado (com carga horaria e conteúdo programático – Documento original); Diploma de Nível Superior (apenas para candidato portador de diploma) Carteira de Identidade – Cópia; CPF – Cópia; Título de Eleitor, com comprovante de votação da última eleição – Cópia; Certidão de Nascimento ou Casamento – Cópia; Prova de quitação com o serviço militar, para maiores de 18 anos (sexo masculino) – Cópia; 01 foto 3×4 (recente); Comprovante de residência – Cópia.Em seguida, o candidato deverá realizar os seguintes procedimentos:Acessar o site unifacs.br, clicar no banner Transferência Externa, preencher a ficha de inscrição com os dados do candidato, curso escolhido e demais informações; imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (na data do vencimento); comparecer a CAC (Central de Atendimento ao Calouro) e entregar a documentação solicitada acima. Passo a Passo Acessar o site: www.unifacs.br/vestibular– Imprimir 02 vias do contrato devidamente assinado – Imprimir 01 via da ficha cadastral – Imprimir boleto e efetuar o pagamento para entregar no ato da matrícula – 01 foto 3×4 Documentos solicitados para concretização da matrícula Após esse processo, o candidato deverá comparecer a CAC (Central de Atendimento ao Candidato). Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira, das 8h às 19h. Endereço: Avenida Luís Viana Filho, 3100, Paralela (ao lado do extra).

Como posso aproveitar disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior? O bolsista do PROUNI também pode solicitar dispensa de disciplina e quais os documentos necessários?

Deverá requerer através do Portal do estudante a dispensa de disciplinas no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UNIFACS,  e entregar na CAE (Central de Atendimento ao Estudante), os seguintes documentos expedidos pela instituição de origem: Histórico escolar (original) do curso superior (Bacharelado ou Tecnológico), contendo carga horária, créditos e resultados finais das avaliações de todas as disciplinas cursadas; Programas autenticados das disciplinas cursadas; Cópia dos critérios de avaliação adotados; Comprovante de credenciamento da instituição de origem junto ao Ministério de Educação (MEC) e de autorização ou reconhecimento do curso. Sim, o mesmo procedimento dos alunos que não possuem o PROUNI.*O aluno ingressante por vestibular só poderá eliminar 02 disciplinas por semestre e anual até 3 disciplinas, a cada semestre ou ano.  Inscreva-se na UNIFACS usando o seu ENEM e ganhe até 50% de bolsa** no curso todo:

**Consulte condições de pagamento

Como faço transferência de curso e qual o prazo para solicitação?

Através do Portal do Estudante “Requerimento” “Transferência Interna” no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

Quero solicitar transferência externa. O que devo fazer?

O aluno deverá solicitar histórico para fins de transferência no Portal do Estudante – Requerimentos. Quando deferido, o estudante retira documentação na CAE – Central de Atendimento ao Estudante e perde o vínculo com a instituição.


Documentos
Quais são os atestados e/ou documentos institucionais?

São atestados que informam: – se o aluno está regularmente matriculado, – se é aluno da instituição, – se o curso está devidamente reconhecido pelo MEC, – qual a frequência do aluno, – qual a previsão de conclusão de curso, entre outros.

Como solicito uma declaração de que sou aluno matriculado na UNIFACS?

O aluno deverá:

  • Acessar o Portal do Estudante:
(https://portal.unifacs.br/matriculaweb/portalDoEstudante/default.asp)
  • Buscar a opção “Atestado” na aba esquerda.
Para maioria dos atestados, é necessário solicitar através de “Requerimentos” e é cobrada taxa através de boleto bancário disponível na finalização do Requerimento.

Como realizar solicitação de documentos institucionais (atestado, histórico, declaração, etc.) e qual o prazo para entrega?

O aluno deverá solicitar através:

  1. do Portal do Estudante https://br/matriculaweb/portalDoEstudante/default.asp);
  2. CAE – Central de Atendimento ao Estudante localizada no Campus Tancredo Neves ou Campus Feira de Santana;
  3. E para os alunos fora de Salvador nos Polos EAD – Ensino a Distância.
Geralmente o prazo para entrega de documentos é de no máximo 07 dias úteis após o pagamento da taxa no local escolhido pelo aluno através do requerimento preenchido no Portal do Estudante. 


Cancelamento
Como cancelar a matrícula?

O aluno deverá comparecer a CAE e preencher o Requerimento de Cancelamento de Matrícula. No caso dos alunos EAD, deverão ir ao polo de origem e preencher também o Requerimento de Cancelamento de Matrícula.*Os boletos são devidos até o mês de solicitação de cancelamento

Existe reembolso para cancelamento de matrícula?

Sim. Para reembolso o aluno deverá solicitar cancelamento até um dia antes do antes do início do período letivo, conforme calendário acadêmico. O reembolso será de, 90% do valor pago na matrícula. Em casos de cancelamento de oferta do curso o aluno receberá 100% do valor pago.

O aluno que solicitar o cancelamento após o início do período letivo não terá direito a reembolso?

Não. Após o início do período letivo os valores pagos não serão reembolsados. Lembrando que, o cancelamento da matrícula ocasiona a perda de todo e qualquer vínculo com a Instituição. Caso o aluno queira retornar ao curso será necessário prestar novamente o vestibular.


Financeiro
O que é, e como funciona o FIES?

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Para entrar no Fies o candidato deve ter feito o Enem a partir da edição de 2010,  deve ter uma renda familiar mensal bruta de até 02 salários mínimos e meio por integrante familiar, tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e média superior a zero na prova de redação do Enem. No ato da inscrição é informado o percentual concedido, com taxa de juros de 6,5% ao ano. Adesão: duas vezes no ano.  

O que é, e como funciona o PROUNI?

O Prouni – Programa do Ministério da Educação – Governo Federal é um programa que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Porém, a UNIFACS só oferta bolsas integrais. O aluno não paga ao governo depois de formado. Para concorrer às bolsas integrais o aluno deve ter feito o Enem e ter uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um 03 salários mínimo.   Inscreva-se na UNIFACS usando o seu ENEM e ganhe até 50% de bolsa** no curso todo:

**Consulte condições de pagamento

O que é o PRAVALER e quais os pré-requisitos para a contratação?

Com o Crédito Universitário PRAVALER, você financia as mensalidades do seu curso na Unifacs e paga SEM JUROS durante o primeiro ano. No restante do financiamento, a parcela fica quase pela metade. Assim você faz o curso que sempre sonhou! Contratação semestral com financiamento de 100% da mensalidade Próxima contratação com juros de 1,98 a.m e demais com juros ainda menores A menor taxa de juros de crédito universitário privado. Você começa a pagar enquanto estuda e termina depois de formado. Confira os pré-requisitos para a contratação do Pravaler e mais informações no link http://www.creditouniversitario.com.br/

  1. Ter um garantidor com renda de, pelo menos, um salário mínimo.
  1. Pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo que te apoie nessa decisão de estudar.
  2. Comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade.
  3. A renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor mais a sua renda, ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria.
  4. Financiar mais de um curso por vez.
  5. Você não pode financiar dois cursos ao mesmo tempo com o Crédito Universitário PRAVALER. Isso vale para qualquer tipo: Graduação ou Pós Graduação.
  6. Você e seu garantidor não podem ter restrições de crédito no SPC, Serasa e devem estar com o CPF regular.

Como saber se o nome foi enviado para o SETPS para 1ª via, 2ªvia ou revalidação?
A UNIFACS disponibiliza algum tipo de bolsa convênio ou desconto?

O aluno deverá acessar o site da UNIFACS na opção serviços/empresas conveniadas. Caso o desconto não esteja atualizado no site o aluno deve entrar em contato com o setor financeiro através do atendimento presencial (Campus Prof. Barros – Norte) ou pelo e-mail: financeiro@unifacs.br.

Quais os financiamentos que posso buscar para ingressar na faculdade?
A universidade disponibiliza algum tipo de bolsa convênio ou desconto?

* Convênio com empresas que varia de 10% a 18% (relação das empresas conveniadas no site da Unifacs) * Pagamento do semestre: Ao optar em pagar o semestre antecipado de uma única vez, no ato da confirmação da matrícula, além do desconto antecipação o aluno terá direito ao desconto de 5% regime semestral e 10% no regime anual. * Desconto antecipação: Concedido para os pagamentos realizados até o dia 30 do mês que antecede o vencimento do título. O desconto não é acumulativo e não pode ser solicitado para outra mensalidade, caso o aluno perca a data ou não o utilize. * Desconto Irmão: Desconto para o 2º filho (10%) e para o 3º filho (5%): consiste em desconto comercial concedido para os responsáveis pelo pagamento das mensalidades daqueles alunos da instituição que tenha pelo menos um irmão pagando mensalidade integral. Sendo necessário preenchimento de requerimento diretamente no Atendimento Financeiro, com os seguintes documentos, ficha de matrícula, e documentos comprobatórios da filiação. O desconto é concedido 30 dias após o deferimento do pedido, não sendo retroativo.* Bolsa Mérito: Premiação concedida aos 03 melhores alunos de cada curso por semestre, concedendo desconto conforme abaixo, nas 06 mensalidades do semestre, sendo o lançamento retroativo. 1º lugar – 50% de desconto na mensalidade. 2º lugar – 25% de desconto na mensalidade. 3º lugar – 10% de desconto na mensalidade.

Quais reembolsos posso fazer online?

Reembolso do Fies, Prouni e de mensalidade, exceto alunos inativos, estes deverão ser feito presencialmente no atendimento financeiro: Campus Tancredo Neves, Av. Tancredo Neves, 2131, Caminho das Árvores CEP: 41820-021 e Campus Rio vermelho Pa07 anexo B sala 005.

Quando posso solicitar o reembolso, e qual o prazo para o mesmo?

Você pode solicitar o reembolso a qualquer momento. Contudo, reembolso de valor pago a mais na matrícula, deve ser feito após o encerramento do período de matrícula. O prazo para reembolso é de até 90 dias e para respostas dos requerimentos de até 07 dias úteis.

O boleto pode sair no nome do meu pai ou minha mãe?

Não, o boleto é emitido em nome do aluno.

Desconto antecipação, como acontece?

Cada curso e turno possui um percentual de desconto para o pagamento antecipado. Ocorre até o dia 30 do mês que antecede o vencimento. Se o dia 30 for em um dia de sábado, domingo ou feriado, o aluno deverá antecipar o pagamento.

Existem descontos para alunos e colaboradores da UNIFACS?

Sim, o candidato deve se informar através do e-mail: extensão@unifacs.brTelefones: (71) 3461-3293 / 3206-6764 Horário de atendimento: Das 8 às 20 hrs.

O que posso resolver na CAE – Central de Atendimento Financeiro?

Negociações financeiras: cartão de débito e crédito, 2ª via de boleto, recibos e atestados financeiros, campanhas e descontos não lançados, antecipação de semestre, ajuste de mensalidades, convênios, geração de mensalidades e informações gerais.

Onde posso obter meu boleto?

Você pode emitir a 2ª via do boleto diretamente no Portal do Estudante – Portal Financeiro – ver mais – títulos a pagar – 2ª via do boleto; abrindo um requerimento no Portal do Estudante; presencialmente no atendimento ou pelo e-mail: financeiro@unifacs.br.

Posso alterar o vencimento do meu boleto?

Não. O vencimento é padrão conforme Contrato de Prestação de Serviço, todo dia 05 de cada mês. Porém, se você for calouro, dependendo da data de chamada para efetuar a matrícula, o boleto pode ser gerado com um vencimento diferente do padrão.

Meu boleto não está no Portal e não chegou a minha casa. Perdi meu desconto?

Nestes casos o aluno deve sempre manter contato antes do prazo do desconto com os canais de comunicação (e-mail, requerimento, atendimento) para geração e disponibilização do boleto com o devido desconto.

Quais são as formas de negociação?

As negociações podem ser feitas presencialmente: cartão de crédito em até 10 vezes (Visa, Master ou Amex), Hipercard em até 06 vezes e em espécie (apenas no período da matrícula). A negociação pode ser feita também pelo portal de negociação é acessado no Portal do Estudante: reimpressão do boleto vencido e negociações em cartões de crédito (Visa, Master e Amex).

Onde posso efetuar o pagamento do boleto de matrícula?

Sendo aluno veterano consegue realizar na CAE (Central de Atendimento Financeiro). O boleto bancário está disponível no site da UNIFACS na opção vestibular/resultado e pode ser pago em qualquer agencia bancária.

Os boletos de mensalidades serão pagos onde?

Podem efetuar pagamento pelo portal do aluno, no CAE (Central de Atendimento Estudante). Bancos, casas lotéricas, internet. Informação disponível no próprio boleto.


Extensão
Quais são os cursos oferecidos no setor de extensão da UNIFACS?

A UNIFACS possui vários cursos de extensão para atender as suas necessidades. Para que você possa conhecer nossos cursos entre no site www.extensao.unifacs.br

Quais as formas de obter informações sobre os cursos de extensão?

Atendimento presencial no Campus Professor Barros, Paralela, Torre Sul, 2º andar. Horário de atendimento: 8h às 20h. Telefones: (71) 3461-3293 / 3206-6764 / E-mail: extensão@unifacs.br

Os cursos de extensão servem como carga horária da atividade complementar?

Sim, a UNIFACS aceita todos os cursos de extensão oferecidos por ela, como atividade complementar, no caso de outra faculdade, o aluno deve consultar a sua instituição

O setor de extensão encaminha o aluno para estágios?

NÃO, nenhum curso de extensão tem encaminhamento para estágios.

A UNIFACS oferece cursos profissionalizantes?

Sim, dentre os cursos oferecidos pelo setor de extensão, a maioria é profissionalizante. Consulte quais são os cursos profissionalizantes no site www.extensao.unifacs.br

A UNIFACS trabalha com certificações?

Sim, trabalhamos com diversas certificações. Somos Centro Autorizado PROMETRIC PEARSON VUE.

A UNIFACS oferece cursos preparatórios para as certificações?

Sim, são vários cursos, tais como: MICROSOFT, ORACLE, MANDRIVA CONECTIVA (Linux), CISCO, ITIL e PMI/PMP.

A UNIFACS oferece curso de idiomas?

Sim, a UNIFACS tem um Centro de Idiomas, onde são oferecidos diversos cursos como: Inglês, Espanhol e Francês. O Curso de Inglês tem parceria educacional com Cambridge University Press, mundialmente conhecida pela excelência no ensino de línguas. Os cursos são oferecidos para o público interno e externo.

Onde fica localizado o Setor de Extensão da UNIFACS?

No Campus Professor Barros, Torre Sul, na Paralela ao lado do Supermercado EXTRA, sala de Coordenação de Extensão e Inovação no 2º andar.

O Setor de Extensão da UNIFACS oferece algum curso gratuito?

Sim, através do Setor de Extensão Comunitária. Contato: (71) 3273-8535.

A UNIFACS trabalha com cursos personalizados para empresas?

Sim, atendemos a qualquer tipo de empresa, ramo de atividade e nível hierárquico. São projetos personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Informações através do e-mail: extensão@unifacs.br / Telefones: (71) 3461-3293 / 3206-6764

Como faço para ingressar através de transferência externa ou como portador de diploma?

Acessar o site unifacs.br, clicar no banner Transferência Externa, preencher a ficha de inscrição com os dados do candidato, curso escolhido e demais informações; imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (na data do vencimento); comparecer a CAC (Central de Atendimento ao Calouro) e entregar a documentação solicitada abaixo. Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso do Ensino Médio (antigo 2º grau) – Cópia Autenticada; Histórico Escolar do Ensino Superior da Instituição de origem – Documento Original; Atestado de Adimplência (apenas para candidatos de transferência externa – Documento Original); Atestado de Sub-júdice (apenas para funcionários de transferência externa – Documento original); Planos de cursos das disciplinas com aprovação, bem como daquelas nas quais o aluno está matriculado (com carga horaria e conteúdo programático – Documento original); Diploma de Nível Superior (apenas para candidato portador de diploma) Carteira de Identidade – Cópia; CPF – Cópia; Título de Eleitor, com comprovante de votação da última eleição – Cópia; Certidão de Nascimento ou Casamento – Cópia; Prova de quitação com o serviço militar, para maiores de 18 anos (sexo masculino) – Cópia; 01 foto 3×4 (recente); Comprovante de residência – Cópia.Em seguida, o candidato deverá realizar os seguintes procedimentos:Acessar o site unifacs.br, clicar no banner Transferência Externa, preencher a ficha de inscrição com os dados do candidato, curso escolhido e demais informações; imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00 (na data do vencimento); comparecer a CAC (Central de Atendimento ao Calouro) e entregar a documentação solicitada acima. Passo a Passo Acessar o site: www.unifacs.br/vestibular– Imprimir 02 vias do contrato devidamente assinado – Imprimir 01 via da ficha cadastral – Imprimir boleto e efetuar o pagamento para entregar no ato da matrícula – 01 foto 3×4 Documentos solicitados para concretização da matrícula Após esse processo, o candidato deverá comparecer a CAC (Central de Atendimento ao Candidato). Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira, das 8h às 19h. Endereço: Avenida Luís Viana Filho, 3100, Paralela (ao lado do extra).

Alunos de outras instituições podem fazer cursos de extensão na UNIFACS?

SIM, qualquer pessoa pode fazer os cursos de extensão da UNIFACS.

O Setor de Extensão desenvolve minicursos e palestras?

Sim, alguns cursos, palestras e minicursos são oferecidos gratuitamente. As inscrições são realizadas no site da extensão: www.extensao.unifacs.br


Biblioteca
Qualquer pessoa pode ter acesso à Biblioteca?

Sim. A comunidade UNIFACS: alunos, professores e colaboradores possuem acesso a todos os recursos da Biblioteca. Os diplomados e visitantes podem frequentar as Bibliotecas para consultar o acervo local e estudar, mas não podem pegar livros emprestados.

Como é feito o cadastro na Biblioteca?

O cadastro é automático através do sistema acadêmico para todos os estudantes. Para Colaborador, Professor, Tutor e Preceptor é necessário efetuar o cadastro pessoalmente, mediante a apresentação do comprovante de vínculo com a instituição, como: crachá ou contracheque.

Posso devolver os livros no Domingo ou em algum feriado?

Não. A UNIFACS pensando na comodidade do aluno, programou o sistema da biblioteca para não estabelecer datas de devoluções de livros aos domingos e feriados. Não há cobrança de multa domingos e feriados.

Os materiais com data de devolução prevista para sábado, poderão ser devolvidos na segunda-feira?

Sim, sem cobrança de multa.

Os materiais com devolução prevista para um dia antes de um feriado poderão ser entregues um dia depois do feriado?

Sim, gerando um dia de atraso, mas o feriado não é contado. Exemplo: Se o livro estiver com devolução prevista para uma segunda-feira e terça-feira for feriado, poderá ser entregue na quarta-feira com cobrança de 01 dia de atraso referente a segunda-feira. O feriado não é contado.

Pode-se devolver os materiais em qualquer biblioteca da UNIFACS?

Não. Os materiais só podem ser devolvidos na biblioteca de origem, ou seja, onde foi emprestado.

Se o feriado cair em uma sexta-feira, quando o livro será devolvido?

Se o feriado cair na sexta-feira, o livro deve ser devolvido na segunda-feira posterior. Neste caso, não há cobrança de multas durante o final de semana.

A disponibilidade de empréstimo do material pode ser dada por telefone?

Não, mas os materiais podem ser consultados no catálogo on-line no site da UNIFACS, através do Portal do Estudante ou Portal do Professor.

Como posso saber a data de vencimento do empréstimo?

Quando o usuário realiza o empréstimo, recebe o recibo de empréstimo com a data de devolução e um e-mail com a mesma informação. Além disso, o usuário pode consultar o site da Biblioteca (bib.unifacs.br) clicar em “Meu Pergamum” e acessar com o número de matrícula e senha usada no momento do empréstimo.  

O material de Multimídia (filmes, DVDs, apresentações, vídeo aulas, e outros) poderão ser emprestados?

Sim. O prazo de devolução é de 3 dias.

Posso solicitar empréstimo de 3 livros e mais algum filme?

Alunos das categorias de Pós-Graduação, Formando, Participantes de Grupos de Pesquisa e Professores possuem direito ao empréstimo de 5 itens. Os alunos de graduação só têm direito a 3 itens.

Pode-se fazer empréstimo em qualquer biblioteca da instituição?

Sim, mas o sistema é apenas um. Ou seja, se já foi concedido a cota de empréstimo para o usuário em uma biblioteca ou se estiver com pendências (material em atraso ou multa), não poderá mais ser pego nenhum material em nenhuma biblioteca até a regularização da pendência.

Qual o procedimento para professores e colaboradores no empréstimo de livros?

Colaboradores podem efetuar empréstimo de um item com prazo de entrega de 7 dias e os professores tem direito a 5 itens por 15 dias.

Quantos itens poderão ser emprestados por vez?

  1. Alunos de Pós-Graduação, Formando, Participantes de Grupos de Pesquisa e Professores – 05 itens, por 15 dias.
  1. Alunos de Graduação Presencial – 3 itens por 7 dias.
  2. Alunos de EAD – 3 itens por 15 dias.
  3. Tutor e Preceptor –  1 item por 15 dias.
  4. Funcionário – 1 item por 7 dias.

Qual o valor da multa da Biblioteca UNIFACS?

R$ 1,00 por dia e por material.

Posso pagar a multa na Biblioteca? Qual o prazo para compensação do pagamento da multa?

Não. O aluno deve gerar o boleto bancário no Portal do Estudante.  São 72 horas para processamento do pagamento.

Qual é o procedimento em caso de perda de livro da biblioteca?

Quando ocorrer perda de material, o usuário deve comunicar a Biblioteca dentro do prazo da devolução. Será dado um prazo para reposição do item e a multa será abonada. Caso o usuário avise a Biblioteca da perda do material fora do prazo da devolução será negociado um prazo para reposição do item e a multa gerada até essa data deverá ser paga. Em ambos os casos, o prazo de reposição do material é de 15 dias.

Qual o máximo de renovações possíveis?

O máximo de renovações permitidas são duas. Para continuar com o material depois das renovações pela internet, o material precisa ser devolvido e emprestado novamente desde que não haja reserva prevista para o material desejado

Qual o procedimento para a renovação de livros?

Deve-se consultar o catalogo online através do endereço (bib.unifacs.br), inclusive através dispositivos móveis,  clicar em “Meu Pergamum” e acessar com o número de matrícula e senha usada no momento do empréstimo.

O material com prazo de devolução esgotado/vencido pode ser renovado?

Não. Se esgotado o prazo da devolução, deve-se dirigir à biblioteca onde foi realizado o empréstimo para devolver o material.

Em caso de erro na tentativa de renovação, quais os motivos?

O erro na renovação poderá ser por multa, material em atraso ou porque há alguma reserva feita por outro aluno. O motivo do erro é apresentado ao realizar a tentativa de renovação.

É necessário levar o material reservado para a renovação presencial?

Não existe renovação presencial, toda renovação é via Internet. O usuário que já fez as 2 renovações on-line e deseja continuar com o material deve devolver e fazer um novo empréstimo, o que lhe dará o direito a mais 02 renovações on-line

É possível reservar salas de estudo da biblioteca?

Não. As salas são ocupadas por ordem de chegada.

Como adquiro a senha para fazer empréstimos na biblioteca?

É necessário comparecer a biblioteca. A senha é criada no momento do empréstimo com o auxílio de um colaborador.

Como é feita a alteração de senha?

A alteração da senha só pode ser efetuada na biblioteca pelo próprio usuário

Como faço para acessar os livros eletrônicos da Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca?

O acesso está disponível através do catalogo Pergamum (bib.unifacs.br). Os livros eletrônicos estão identificados com um cadeado. Ao abrir o pop-up, deverá ser digitado o número de matrícula e senha utilizada para fazer empréstimos de livros impressos.

Como ter certeza acesso que o meu material foi renovado?

O aluno deve entrar no site da Biblioteca, inclusive através dispositivos móveis,  (bib.unifacs.br), clicar em “Meu Pergamum”, inserir o número de matrícula e senha usada no momento do empréstimo, e verificar a renovação consultando a data de devolução. Lembre-se! No momento da renovação é apresentado uma mensagem de confirmação.

Qual critério para Avaliação?

A cada componente curricular (disciplina) serão aplicadas avaliações processuais (equivalente à realização de estudos de casos, exercícios, trabalhos individuais ou em grupo ou atividades afins em sala de aula ou ainda avaliação escrita) cuja natureza ficará a critério do professor que ministrará a disciplina. A média para aprovação é 7,0 (sete). A avaliação será desenvolvida de forma contínua e processual. O aproveitamento individual e a capacidade de interação serão considerados para avaliar o seu aproveitamento em todas as etapas da disciplina. Para obter aprovação na disciplina, o estudante deve ter uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

Como faço para acessar os livros eletrônicos e-books da Rede Laureate?

Através do Portal do Estudante e do Professor. No portal o usuário deve clicar em e-books da Rede Laureate e colocar no usuário o e-mail institucional (matrícula@unifacs.edu.br) e a senha (os oito primeiros dígitos do CPF), depois do primeiro acesso poderá alterar a senha.

Como acesso a biblioteca virtual via Tablet?

Acesse a Biblioteca Virtual via Portal do Estudante ou do Professor, dentro da Biblioteca Virtual, acesse o ícone “Minha Conta”. Uma janela irá abrir com as “Informações do Usuário”. Defina uma nova senha e confirme essa senha. Antes de salvar, anote o seu “Login”. Clique em “Salvar”. Com o Login e senha anotados, acesse o aplicativo da “Biblioteca Virtual” para o IPAD ou Tablet. Na tela de Login entre com a instituição, com o Login anotado e a senha definida. E clique em “Acessar”.


Ouvidoria
O que é o Ouvidor?

O Ouvidor, também conhecido como Ombudsman, é um profissional nomeado para coordenar um setor que recebe críticas, sugestões, elogios ou qualquer informação relacionada à UNIFACS, encaminhando as demandas imediatamente aos setores competentes, para devida analise e retorno ao solicitante (alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral). A Ouvidoria Geral trabalha de forma personalizada, com ética e imparcialidade.

Como entrar em contato com a Ouvidoria?

Os interessados podem se expressar através do telefone (71) 3273-8545, presencial (de preferência agendando), ou por nosso formulário on-line disponível no Portal do Estudante ou no site da Instituição: www.unifacs.br / Serviços / Ouvidoria.

Quais os benefícios da Ouvidoria?

A Ouvidoria é mais um canal de relacionamento entre a instituição e seus públicos de interesse (docentes, discentes, colaboradores, entre outros) que garante a ética, imparcialidade e acompanhamento no tratamento das demandas. A Ouvidoria tem o dever de zelar pelo compromisso ético, valorizando, sobretudo, os direitos e deveres do manifestante e da Instituição.

Qual o endereço da Ouvidoria?

A OUVIDORIA GERAL UNIFACS está localizada no CTN - Av. Tancredo Neves, 2131 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-021 (ao lado do Salvador Prime).

Quais os horários de atendimento da Ouvidoria?

Horário de atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h30 às 17h00. Atendimento noturno mediante agendamento prévio.

Como agendar atendimento presencial na Ouvidoria?

Atendimentos presenciais devem ser agendados por telefone: (71) 3273-8545.


Infra Estrutura/Segurança
Eu gostaria de alugar um auditório ou uma sala para uso externo, como devo proceder?

A instituição possibilita que sua infraestrutura seja utilizada para eventos externos, desde que, não entre em conflito com os interesses da Universidade. Disponibilizamos prédios com salas amplas climatizadas, auditórios, equipamentos de áudio e vídeo que podem ser contratados de acordo com a necessidade do cliente, bastando enviar um e-mail para: do.adm@unifacs.brA locação deve ser solicitada, no mínimo, com 30 dias úteis de antecedência ao evento.

Qual o horário em que as salas de aula são abertas?

As salas de aula deverão ser abertas da seguinte forma:

  • Matutino: 30 min antes do início da aula;
  • Noturno e Vespertino: 1h antes do início da aula.

De quem é a responsabilidade por organizar os equipamentos em sala de aula?

É de responsabilidade do Gerente de Operações verificar diariamente os seguintes itens para o bom andamento da aula:

  1. Kit multimídia (computador, projetor, caixas de som e cabos): Devem ser testados diariamente no início da manhã e no intervalo entre turnos. Ao ser constatado qualquer problema, caso não seja possível a correção imediata, deve ser informado ao Coordenador Administrativo, que dará um prazo para a devida correção.

Eu gostaria de fazer uma divulgação nos quadros de aviso dos campus, como proceder?

Quadro externo: Os quadros de aviso externos (localizados nos corredores dos campi) são de uso institucional. Assim, o material neles afixados deve atender a uma das características abaixo: – Material de divulgação com o carimbo de autorização da Coordenação Administrativa; Material de divulgação com carimbo/assinatura de Gestor de curso; Material da Universidade caracterizado como tal (papel timbrado / identificação do setor responsável). Cartazes de divulgação de atividades externas devem ser enviados à DMR para análise e aprovação. Todo material que não corresponda aos itens listados acima será retirado e inutilizado pela equipe da Coordenação Administrativa.Quadro interno: Os quadros de aviso internos (localizados no interior das salas de aula) são destinados ao uso específico de uma determinada sala ou grupo. – Deve conter a identificação de seus autores, data de afixação e retirada; não deve apresentar conteúdo de teor racista, discriminatório ou ilegal. Todo material que não corresponda aos itens listados acima será retirado e inutilizado pela equipe da Coordenação Administrativa.Faixas e Banners: A afixação de faixas, bem como a disponibilização de banners em qualquer ponto dos campi é de responsabilidade da equipe da Coordenação Administrativa, que efetuará a colocação a partir do encaminhamento da DMR – Departamento de Marketing da Universidade. 

Eu irei apresentar um trabalho e necessitarei de ajuda para instalação dos equipamentos, como devo proceder?

Na UNIFACS contamos com o Agente de Operações ,que tem como objetivo organizar e vistoriar o espaço físico, instalar e auxiliar o manuseio dos equipamentos utilizados no prédio com o propósito de apoiar os professores, funcionários e alunos a desempenharem de forma satisfatória suas atividades.

Gostaria de falar com a Administração de cada prédio, como proceder?

Você pode entrar em contato com os diversos apoios administrativos, que são as pessoas que apoiam a Coordenação do prédio, contribuindo para o desenvolvimento e execução das atividades administrativas, viabilizando um espaço adequado para a realização das atividades acadêmicas.

Como a universidade distribui as turmas nas salas de aula?

Existe um processo chamado ENSALAMENTO, que é realizado pela Diretoria de Operações. Esse processo consiste na distribuição de turmas entre os Campi e avaliação de necessidade de adaptação e/ou construção de novas salas de aula ou demais espaços, para atendimento ao crescimento do número de alunos por cursos.  Este estudo tem como premissa básica, identificar através do planejamento acadêmico a distribuição de horários, turmas e disciplinas que estarão ativas por semestres, além do número de formandos por curso. Este planejamento é realizado através de mapas de salas feito em planilhas. A programação e distribuição de utilização de salas da Instituição é de total controle da Diretoria de Operações, sendo este o único setor responsável por alteração de horários de aulas de todos os cursos da UNIFACS.

Como são feitas as compras na Universidade?

A Diretoria de Operações possui o Setor de Compras. O objetivo desse setor é padronizar o processo de suprimentos visando à unificação da operação de aquisição, recebimento e gestão de estoque, garantindo o atendimento aos requisitos definidos pela organização. Esse setor também é responsável por formalizar as relações e negócios da área com Pessoas Jurídicas e Físicas.

Como a UNIFACS faz as reformas dos prédios?

A Diretoria de Operações tem um Setor de Infraestrutura composto por arquitetos e técnicos em edificações que avaliam os espaços físicos, propõem projetos para melhorias, ampliações, reformas, ambientações e especificações de mobiliário, garantindo a padronização e funcionalidade dos espaços. Além disso, acompanha e vistoria as obras, fornecendo relatório técnico, dando maior segurança para toda a comunidade.

Preciso ter acesso ao prédio fora do horário de expediente, o que devo fazer?

No caso de acesso em horários especiais, será necessária a solicitação de autorização aos Administradores dos Prédios, responsáveis pelo campus. Na referida autorização deverá constar o maior detalhamento possível como: qual o motivo, qual o evento, horário, período e até dados do veículo.

A universidade possui estacionamento?

Sim, em todas as unidades da Instituição. Oferecendo serviço de manobrista nos estacionamentos sem nenhum custo, sendo de responsabilidade da empresa contratada pela prestação do serviço arcar com qualquer dado ocorrido no veículo no período de utilização do estacionamento, exceto no estacionamento do Prédio da Pós-graduação, onde é cobrada uma taxa por conta de o prédio possuir um serviço de estacionamento privado, no entanto, essa taxa é menor do que a praticada no mercado, em função de parceria com a Universidade.

Quais os procedimentos de emergência que a UNIFACS adota?

Os procedimentos de emergência são destinados a evitar ou minimizar efeitos de acidente ou catástrofes e a UNIFACS adota diversos procedimentos, a saber:1 – INCÊNDIO: Cada unidade da Instituição possui uma equipe de “brigadista” devidamente treinada e apta a combater o princípio de Incêndio. Em caso de você presenciar um princípio de fogo, deve acionar imediatamente a Administração do Prédio para que os brigadistas entrem em ação. Caso seja fora do horário de expediente, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.2 – FALTA DE ENERGIA: Identificar se o problema é somente no Prédio (interno) ou se atinge outros pontos da rua (externo) e acionar a Coordenação Administrativa do Prédio para as providências imediatas. Se for fora do horário de expediente, acionar a COELBA no telefone 0800-71-0800.3 – FALTA DE ÁGUA: Identificar se o problema é somente no Prédio (interno) ou se atinge outros pontos da rua (externo) e acionar a Coordenação Administrativa do Prédio para as providências imediatas. Se for fora do horário de expediente, acionar a EMBASA no telefone 0800-55-5195. 4 – VAZAMENTO DE ÁGUA: Acionar a Coordenação Administrativa de imediato, informando o local do vazamento para as providências imediatas.5 – PRESENÇA DE PESSOAS ESTRANHAS NO PRÉDIO: Acionar a Coordenação Administrativa de imediato, informando onde está a pessoa para as providências imediatas.6 – QUEBRA DE AR CONDICIONADO: Acionar a Coordenação Administrativa de imediato, informando o local do onde se encontro o equipamento quebrado para as providências imediatas.7 – MAL ESTAR DE PESSOAS DENTRO DO PRÉDIO: Identificar a pessoa que está passando mal, anotando o seu nome e, se possível, o seu telefone. Procurar a Administração do Prédio ou o Bombeiro acomodar a vítima em local apropriado e, se for necessário, iniciar os primeiros socorros, até a chegada da VITALMED.

Esqueci material na sala de aula, como proceder?

Na Coordenação Administrativa de cada prédio existe um local para o armazenamento de todos os itens que são encontrados nas suas dependências. Cada item é registrado com a indicação do local, data e horário. Para a devolução do bem, é necessária a confirmação destes dados e a apresentação de algum documento de identificação com foto. Não é permitida a entrega de material a terceiros e o fornecimento de informações por telefone. A cada semestre, os materiais que não foram devolvidos, devem ser listados, protocolados e encaminhados para doação através da Coordenação de Segurança.

Como é feita a segurança da Universidade?

Através do monitoramento dos espaços, principalmente nos acessos aos prédios, observando e registrando regularmente todas as atividades de estudantes, colaboradores e terceiros no ambiente da Instituição. Também é realizado o monitoramento por CFTV (circuito fechado de TV e Video), com um avançado sistema de vigilância que permite ver, gravar e reproduzir as imagens feitas pelas câmeras. Possui ainda um rigoroso Controle de Acesso Físico feito através de catracas, fechaduras eletrônicas, controle biométrico e crachás e/ou cartão de identificação.