Estudantes da UNIFACS apresentaram Projeto U–CAR: veículo sustentável e inovador para transporte urbano

O U-CAR consome a mesma quantidade de combustível de uma motocicleta, reduzindo custos e emissão de CO2.

Nessa sexta-feira (29), às 20h, no auditório da UNIFACS – Campus Santa Mônica, os alunos do 1º semestre de Engenharia apresentaram o Projeto U-CAR: um veículo sustentável e inovador para o transporte urbano com segurança.

Pesquisas apontam que temos aproximadamente um carro para cada 4,4 habitantes e em média os veículos são ocupados por apenas um passageiro nos dias de segunda à sexta-feira, representando um gasto enorme de combustível e geração gases poluentes. Apesar da motocicleta ser um transporte eficiente e econômico, ela representa cerca de 89 mil acidentes por ano no Brasil, gerando prejuízos que ultrapassaram R$17 bilhões por ano aos cofres públicos.

Sobre o U-CAR

Como forma de minimizar esses impactos, surge o U-CAR. O protótipo é fruto da disciplina Introdução à Engenharia, ofertada no 1º semestre dos cursos para aproximar os alunos às técnicas de Inovação e Empreendedorismo. O U-CAR é um carro de passeio, com 50 cilindradas de potência, com capacidade de deslocamento de mil km/mês e autonomia de 30km por litro de combustível, o equivalente ao utilizado por uma motocicleta. Sua produção de CO2 também é reduzida: 271Kg por mil Km rodados, enquanto um carro convencional produz 871Kg na mesma distância.

A primeira fase do protótipo já está pronta, porém o veículo passará por diversas evoluções ao longo dos próximos meses. O U-CAR representará uma nova classe de produtos inovadores no segmento automotivo: um carro colaborativo, que consome a mesma quantidade de combustível de uma motocicleta, reduzindo custos e emissão de CO2. Através dos conceitos iniciais e com tutoria dos docentes e técnicos, os alunos desenvolveram um protótipo que representará os conceitos preliminares do U-CAR, que em breve estará nas ruas.

ane.milena