Multiinstitucional em Engenharia Química

curso-de-letras-ead-na-unifacs

Histórico

O Programa de Pós-Graduação Engenharia Química da Escola Politécnica da UFBA (PPEQ) foi concebido com o objetivo de suportar os Cursos de Mestrado Acadêmico em Engenharia Química (MAEQ), criado em 1987, e de Doutorado Multi-Institucional em Engenharia Química (DMEQ), criado em 2007 a partir da parceria UFBA/UNIFACS. Na última avaliação trienal, a CAPES avaliou o MAEQ com conceito 3 e o DMEQ com conceito 4, sinalizando a necessidade contínua de crescimento. Desde a sua implantação, o PPEQ funciona em articulação permanente com as indústrias da Bahia, gerando conhecimento e formando recursos humanos qualificados para atender as demandas por desenvolvimento científico e tecnológico.

Contexto Regional

Analisando o contexto onde se insere a Engenharia Química na Bahia, observa-se uma forte componente para a vocação Petroquímica, onde um Complexo Industrial com mais de 50 Empresas já instaladas, responde por uma fatia considerável da economia regional (cerca de 30%). Contrastando com esta evidência, tem-se uma conjuntura internacional de mercado, altamente competitivo, em busca de melhores produtos com menor custo final, onde a tecnologia é ingrediente essencial. Uma vez que a exportação de produtos responde por uma parte importante da receita do Parque Petroquímico baiano, torna-se imperativo que esses produtos possam manter o espaço conquistado neste mercado através de uma constante atualização do conhecimento científico e tecnológico nos meios acadêmicos que o cercam. Por sua vez, a Engenharia Química da UFBA, sensível a estas questões, e consciente do seu papel formador de recursos humanos, vem trabalhando para adequar-se a esta realidade, criando curso de pós-graduação com área de concentração em sistemas químicos, envolvendo diversas Empresas do Pólo de Camaçari e Órgãos de Fomento a Pesquisas Governamentais. Essa grande interação pode ser facilmente observada através do grande número de mestrandos que são vinculados às empresas por engenheiros que atuam nas empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari.

Linhas de Pesquisa

• Energética Química e Ambiente

Compreende o estudo de processos de produção de energia oriunda de matérias primas  fósseis, de biomassa e outras fontes alternativas. Envolve também o estudo de determinação de contaminantes e propriedades físico-químicas e termodinâmicas das substâncias envolvidas, como combustíveis, seus derivados e precursores, para desenvolvimento de estudos de impactos ambientais de processos químicos e da utilização de combustíveis.

• Materiais e Polímeros

Envolve os estudos de materiais poliméricos e metálicos, a eletrodeposição e a corrosão, a reologia e o processamento de polímeros. Inclui ainda os estudos de síntese de química e biotecnológica de polímeros e biopolímeros, sua reatividade, controle do peso molecular, equivalência de grupos reativos e ciclização.

• Processos Reacionais e de Separação

Compreende estudos de processos reacionais químicos e bioquímicos, seus catalisadores e reatores, bem como os seus absorventes, destilação, extração, etc. suas propriedades físico-químicas e características, visando à aplicação na indústria de petróleo, gás natural, petroquímica, e de produção de energia.

Coordenação –  Silvana Mattedi e Silva

Vice-coordenação – Soraia Teixeira Brandão

Secretaria

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química – Escola Politécnica – Universidade Federal da Bahia – Rua Aristides Novis, n° 2, 2° andar, Federação – CEP: 40210-630 – Salvador/BA – [ veja mapa de localização ]Tel: +55 (71) 3283-9809  |  Fax: +55 (71) 3283-9810  |  [ entre em contato conosco por e-mail ]