Campus Party Bahia recebe nove projetos de estudantes da UNIFACS

Um robô independente, especializado na limpeza de parques, que coleta e separa o lixo reciclável e um aplicativo desenvolvido especialmente para auxiliar na aprendizagem de crianças com autismo. Essas e outras inovações criadas e desenvolvidas por alunos da Universidade Salvador – UNIFACS estão entre os trabalhos selecionados para a Campus Party Bahia, edição regional de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que acontece pela primeira vez em Salvador, de 9 a 13 de agosto, na Arena Fonte Nova.

Ao todo, estudantes e professores da UNIFACS tiveram nove projetos selecionados – sendo sete trabalhos acadêmicos e duas startups que pertencem à Incubadora de Negócios da universidade. Esses projetos serão apresentados ao longo dos cinco dias de Campus Party nos espaços Campus Future, Startup and Markers e também no stand da instituição no evento. Além dos projetos selecionados, a UNIFACS marca presença promovendo palestras ministradas pelos seus professores nos dias 10 e 11 de agosto.

Entre os sete projetos acadêmicos selecionados estão o Amazon-e Robô, robô vencedor do 4º Prêmio Laureate de Excelência em Robótica; o sistema de aprendizagem lúdica através do kit de Robótica Educacional; o aplicativo Autastico; a Cápsula Dormitório; o Centro Cultural Portátil; o Pure e o Zênite. Eles estarão em exposição no Campus Future, projeto que dá espaço, divulgação e exposição para projetos de estudantes universitários que tenham destaque pela utilização da tecnologia, sejam inovadores, criativos e também tenham um impacto social relevante.

O espaço está localizado na Open Campus, área gratuita e aberta ao público, por onde devem passar cerca de 40 mil pessoas. A participação dos estudantes é voluntária e não tem custos. A seleção dos projetos inscritos foi feita por uma comissão julgadora composta pelos curadores de conteúdo da Campus Party Bahia que levou em conta aspectos como o uso de tecnologia, inovação, criatividade e impacto social.

STARTUPS SELECIONADAS

Além dos projetos, a instituição teve duas startups selecionadas para o Programa Startup & Makers, que já ajudou mais de 1000 empresas embrionárias no país. Parte da Incubadora de Negócios da UNIFACS, os projetos AlphaCentauri, de tecnologia da Informação e Games, e Eu Quero Novidade, foram selecionados entre as empresas em Early Stage – projetos pouco avançados, com primeiros protótipos criados e testados, porém sem terem recebido qualquer investimento. Como participantes desse programa, as startups participarão de atividades de mentoria e networking, além de terem acesso a conteúdo educacional com palestras e painéis.

PALESTRAS

A UNIFACS marca presença também no campo das palestras. Dois dos seus professores estarão entre os mais de 300 palestrantes convidados da Campus Party. No dia 10 de agosto, às 14h30, o professor Joberto S. B. Martins sobe ao #PalcoCriatividade para falar sobre o tema “Inovação no Contexto da Internet do Futuro com a “Programabilidade” de Rede e Sistemas Inteligente”. PhD em ciência da computação pela UPMC – Université Pierre et Marie Curie, Paris, França (1986), Martins tem pós-doutorado pela University of California at Berkeley (ICSI) (1995) e Université Paris Saclay (2016) e é professor titular da UNIFACS desde 2000, além de coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Sistemas e Computação (PPGCOMP/DMCC).

Já no dia 11, às 12h, o professor Murilo Ribeiro ministra o workshop ‘Aprenda eletrônica e programação através da prototipagem e simulação virtual’. Engenheiro Mecatrônico e mestre em Mecatrônica, Ribeiro é coordenador dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Computação da UNIFACS, pesquisador do Grupo de Mecatrônica e Robótica (GMR). É também engenheiro desenvolvedor de Software e de sistemas embarcados, atuando com pesquisa e desenvolvimento tecnológico em soluções para área de saúde, em especial doenças degenerativas.

CAMPUS PARTY

Com o tema ‘Inovação Produtiva’, a Campus Party Bahia reunirá durante cinco dias jovens geeks e interessados em tecnologia e inovação, em um festival com temáticas de inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e entretenimento. Serão mais 300 palestrantes, em mais de 250 horas de conteúdo. Além de palestras, o evento contará com workshops, hackathons, jogos freeplay e as clássicas bancadas com internet de alta velocidade.

Yuri Girardi